Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Sistemas de Análise de Gases Industriais – Benjamin Milo

Publicado em 17/06/2016

A entrevista da semana do PMKB é com o Benjamin G. A. Milo que fala sobre Sistemas de Análise de Gases Industriais – Equipamentos, Aplicações e Desafios de Monitoramento.

Gases Industriais

1) Quais são os fatores que devem ser considerados para a aplicação de sistemas de análise de gases industriais?

Os principais fatores a serem considerados para a instalação de um sistema de análise de gases são:

a) se o sistema de análise de gases é para uso no controle de processo, isto é, quando a medição dos valores dos gases representam o estado de funcionamento de um processo como um alto forno, uma aciaria, uma fábrica de cimento, etc.

b) se o sistema de análise de gases é para a proteção de algum equipamento que faz parte de um processo, por exemplo, um silo de carvão, tanque de gás, etc.

c) se o sistema de análise de gases é utilizado para medições de gases que são expelidos para a atmosfera.

Cada um  destes processos requer uma construção diferente do sistema de análise de gases, com funcionamento peculiar para cada aplicação.

Deve também ser considerado que tipo de informação o usuário requer ou necessita e a qualidade e a confiabilidade desta informação.

Também a considerar os componentes utilizados pelo fabricante, se são fabricados no Brasil ou se são importados e se possui instalação e pessoal adequado para manutenção.  Este fator é de importante para se ter assistência técnica local e independência de importação de componentes.

2) Quais são as influências sobre as medições de gases e critérios para a escolha de sistemas de análise de gases corretos?

As influências a serem consideradas serão a presença de contaminantes tipo particulados (poeiras) ou umidade, a temperatura e pressão dos gases no ponto de captação da amostra, altitude, pressão atmosférica, distância entre o ponto de captação da amostra e o analisador de gás. Uma vez determinadas as influências, fica a cargo do fabricante do sistema de análise de gases propôs a melhor, mais adequada e econômica construção do sistema de análise.

Cabe ao usuário analisar que a experiência do fabricante deve ser levada em conta para a aquisição do sistema de análise. A compra de um sistema de análise mais barato pode significar problemas futuros se for considerado apenas o custo inicial da aquisição.

3) Quais os parâmetros necessários para a construção de sistemas de análise de gases?

Tendo o usuário respondido a um Questionário técnico sobre sua necessidade de sistema de análise de gases, onde também indica sua necessidade de Supervisão de Montagem, Treinamento para sua equipe, acompanhamento de partida do sistema e operação assistida após a partida, o fabricante fará a conceituação desta aplicação, primeiramente considerando que gases serão analisados, se existem equipamentos com tecnologia para esta análise (pode ser solicitado análise cujo custo torna-se inviável pelo custo do equipamento) e se há condição de fabricá-lo. A partir destas informações começam as conceituações de fabricação: se necessita de sonda de captação da amostra, se é necessário pré-filtro na sonda, se é necessário linha de condução de amostra aquecida, qual o tempo requerido para que a amostra seja coletada e o valor da mesma seja disponibilizado (no caso de emissões atmosférica este tempo não é importante, porém no caso de proteção de formação de gases, etc. é determinante na conceituação do sistema de análise de gases).

4) Como você defenderia para seu superior a compra de um Sistema de Análise de Gases?

Baseia-se sempre no aspecto econômico e de segurança operacional. Se for para uma aplicação de emissões atmosféricas, os Órgãos Ambientais  de cada Estado ou mesmo Federal determinam as faixas de emissão de cada gás em função do tipo do gás que está sendo enviado para a atmosfera. E periodicamente estes Órgãos fazem uma fiscalização na planta e podem multar se a emissão exceder os valores requeridos, inclusive podem até fechar fábricas.

No caso de controle de processo, um sistema de análise de gases pode determinar a melhoria do processo e neste caso economizar produtos ou insumos requeridos para a fabricação do produto final.  Muitas vezes, por exemplo, o consumo de um Alto Forno (kg carvão vegetal X tonelada de gusa) pode ser melhorado, com economia do consumo de carvão (cada vez mais difícil de ser obtido) e diminuindo o custo de produção do gusa. Este raciocínio aplicas-se em muitos processos.

Já no caso de segurança de algum equipamento o uso de um sistema de análise de gases pode detectar a presença de um gás explosivo, por exemplo, e ajudar na eliminação desta presença. Em outros casos o sistema de análise de gases determina a concentração de um gás, por exemplo, um gás combustível, e quando o teor do gás chegar a um valor que economicamente justifica sua recuperação, faz o procedimento desta captação para o reaproveitamento em, por exemplo, caldeira para produção de vapor e energia elétrica.

Clique aqui, para apresentação da palestra do Benjamin G. A. Milo com o tema Sistemas de Análise de Gases Industriais – Equipamentos, Aplicações e Desafios de Monitoramento, realizada no dia 14/05/16, no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Planejamento, no Ietec.

Gases Industriais - BGM - Benjamin Milo

Palestrante Benjamin G. A. Milo e o Ítalo Coutinho, coordenador do curso de pós-graduação

Assiste a palestra – Sistemas de Análise de Gases Industriais:

Sobre o entrevistadoBenjamin G. A. MiloFormado como Técnico Mecânico na Modalidade de Motores Térmicos e Máquinas Hidráulicas na Escola Técnica Federal de Belo Horizonte, em 1963. Trabalhou em Departamentos de Manutenção em Empresas do ramo Siderúrgico e Metalúrgico durante 10 anos, passando a desenvolver atividades no setor de Engenharia de Instrumentação Industrial por 17 anos. Após aposentadoria, fundou a BGM Instrumentação Controle e Automação Ltda., onde exerce a função de Gerente Geral desde sua fundação, em 1991 até a presente data. E-mail de contato: benjamin@bgm.com.br

Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×