Publicado em 16/05/2014
Se você já teve a oportunidade de trabalhar em mais de uma empresa, provavelmente também teve a oportunidade de vivenciar o desafio de criar uma grande equipe.
Equipes empresariais acabam por se tornar um grupo desmotivado, já que a rotina, os cortes de custos e a pressão do ambiente de trabalho impacta o humor das pessoas.
Por isso, o gestor de equipes empresariais tem que ser capaz de encarar o desafio de motivar e de fazer sua equipe ter qualidade crescente em 4 passos:
1 – Selecione pessoas competentes:
Pessoas competentes são pessoas com vocação para a tarefa.
Há muita gente formada e pouca gente realmente competente.
Se a empresa quer prosperar, não pode trabalhar com aventureiros da “geração diploma”.
Isso é fato.
Empresas precisam de talentos.
Pode parecer utopia, mas é questão de tempo para a “corda arrebentar” ou para o lado da empresa ou para o lado do funcionário.
É questão de tempo mesmo. O cara errado no lugar errado não é sustentável.
É importante lembrar que não há diploma que resista à ausência de talento.
2 – Tenha uma estratégia e envolva as pessoas nela:
Para que uma equipe esteja motivada ela precisa de desafios bem definidos, metas realistas e recompensas.
Esta é a fórmula da motivação contínua no ambiente de trabalho.
Se faltar algum desses itens seu time ficará facilmente desmotivado.
Se resultado é o que interessa, aqueles que superam as metas têm que ser recompensados.
Senão a coisa passa a não fazer sentido.
3 – Treine as pessoas:
Em termos de treinamento, as equipes empresariais precisam de dois tipos de estímulos:
- Localizados: é o treinamento de como fazer e aprimorar a execução das tarefas do dia-a-dia.
Isso inclui técnicas de produtividade, detalhes específicos do fluxo de trabalho de cada um e habilidades interpessoais.
- Sistêmicos: estímulos sistêmicos é visão estratégica, capacidade de seguir um planejamento à risca sabendo como cada ação se relaciona com os objetivos estratégicos e capacidade de inovar seguindo um método com cooperação entre pessoas.
4 – Acabe com o dilema entre execução e inovação:
Esse é um dos maiores dilemas de toda e qualquer empresa.
Sem execução uma empresa não existe.
Essencialmente as empresas são criadas para executar.
Só que o ambiente de negócios passou a obrigá-las a inovar.
E inovação não combina muito com execução, pois é preciso separar um tempo para pensar, sem ter que executar naquele momento.
O momento de execução não combina com o momento de inovação, pois executar é cumprir tarefas.
Inovação demanda tempo, raciocínio estratégico, abertura para mudança e criatividade.
Então para acabar com esse dilema só tem um jeito: separar um tempo para as atividades de inovação.
Até porque já foi a época em que inovar era algo esporádico.
Negócios no século XXI precisam ter a inovação como parte de sua estratégia.
No meu último artigo falei sobre isso e sobre as portas de entrada para a inovação em qualquer negócio.
Na prática e de forma bem objetiva é assim que se cria uma grande equipe.
Desmotivado é e desmotivado será, um time que não é preparado e estimulado equilibrando o resultado que uma empresa espera com a realização que as pessoas almejam.
É neste equilíbrio que está o grande desafio de criar uma grande equipe.
Sobre o Colunista: Daniel Bizon, é pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é coautor dos livros Ser Mais em Gestão de Pessoas e Motivação em Vendas. Seu trabalho tem um grande diferencial: informação e mágica juntos, resultando em palestras de alto impacto para gerar conhecimento, motivação e transformação nos negócios. Em 02 anos consecutivos recebeu o título “Speaker of The Year Brazil” (Palestrante do Ano Brasil) pelo Latin American Quality Institute, a mais importante Organização de reconhecimento da Qualidade da América Latina. Em Buenos Aires – Argentina recebeu o Prêmio Latino-Americano de Qualidade 2011 (Latin American Quality Awards 2011), como um dos melhores palestrantes da América Latina.
E-mail de contato: contato@danielbizon.com.br – Acesse o site do palestrante Daniel Bizon: www.danielbizon.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Texto bastante interessante sobre os passos que um profissional deve seguir para a criação de uma equipe de trabalho. Este profissional não precisa necessariamente dominar todas as áreas, porém ele deve ter sabedoria para escolher as pessoas certas para cada trabalho específico.
Vale lembrar, que o profissional que chefia uma equipe precisa ter atribuições e características de um líder, que seja capaz de coordenar as pessoas, influenciando seus subordinados para que suas atividades sejam satisfatórias.
O líder ainda precisa ter uma visão geral, ou seja, deve ter conhecimento do projeto como um todo. É provável que se o profissional trabalhar desta maneira obterá sucesso no andamento e na conclusão do projeto.