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Opinião da Lilian: como é a eficácia da metodologia de projetos e o impacto positivo dos resultados?

Publicado em 27/09/2016

RESUMO

Atualmente nas organizações, é muito comum à aplicação e desenvolvimento de projetos nos mais diversos ramos de atividade. Isto fez com que a metodologia de Gestão de Projetos cada vez mais ganhasse espaço no ambiente corporativo. Uma prática que vem sendo adotada nos dias de hoje é a implantação dos Escritórios de Gerenciamento de Projetos – PMO ou mais conhecidos como PMO – Project Management Office.

metodologia de projetos

INTRODUÇÃO

A aplicação de uma metodologia na gestão de projetos estabelece acompanhamento contínuo dos projetos e, também possibilita a rápida identificação e correção de desvios, assim como a transformação das ações bem sucedidas em procedimentos padrão.

Assim, saber a forma como os projetos são executados para poder controlar e monitorar seus resultados é fator de relevância para o sucesso da gestão com excelência nas organizações, motivando cada vez mais a implementação de Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO). Destarte, descrever como se aplicam os processos de gerenciamento de projetos utilizando metodologia específica, baseada na linha PMI – Project Management, por meio de apresentação de tópicos de atenção na criação de estruturas capazes de se apropriar do conhecimento e transformá-lo em inovação, isto é, com valor agregado ao produto, certamente asseguram que as Organizações estão investindo de forma efetiva os seus recursos na geração de novos produtos.

Um projeto bem sucedido é aquele que cumpre seus requisitos e atende ou supera as expectativas dos stakeholders. Desta forma, aplicando a metodologia de gestão de projetos, enfocando os principais processos envolvidos no gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle; encerramento; asseguramos a conclusão dos projetos no prazo definido, dentro do orçamento e com o nível de qualidade adequado. Parte da competência de executar melhor, mais rápido e com menor custo vem da capacidade para implementar processos e práticas comuns em toda  organização. Ademais, atingidos os objetivos iniciais e a eficácia da metodologia de gestão de projetos, os esforços devem estar focados para desenvolver e melhorar os processos, atualizar softwares e meios de comunicação, reciclar a equipe e obter os melhores resultados das lições aprendidas, além de estabelecer métricas (Quadro I) essenciais que auxiliam na elaboração de processos e fazem com que as Organizações se desenvolvam de forma constante.

metodologia de projetos

(Quadro I elaborado pela autora)

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Em adição, trabalhar segundo uma metodologia de gerenciamento de projetos é essencial para obter sucesso na expansão da cultura de gerenciamento de projetos e gerar resultados sustentáveis em uma organização. Além disso, é necessário que se quebrem paradigmas, trabalhem e invistam na mudança de cultura, criem um ambiente de colaboração favorável com ganhos claros para todos, e não apenas para os executivos.

Cabe ressaltar que, é imprescindível que se defina um padrão de trabalho a ser utilizado de forma democrática e sem muitas imposições, alinhado a estratégia da organização e aos objetivos organizacionais, sem teorizações complexas.

REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS

COUTINHO, H. L. N. Gestão estratégica de projetos – Um aspecto crítico na execução da estratégia. Curitiba: Revista Mundo, 2006.

CRAWFORD, J. K. Making a Place for Success, Project Management Best Pratices Report, Junho de 2000.

DAVENPORT, Thomas. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

KERZNER, H., Gestão de Projetos As Melhores Práticas. Porto Alegre. Bookman. 2002.

JUNQUEIRA, Rosemeire R., WADA, Elizabeth K. Stakeholders: estratégia organizacional e relacionamento. Estudo de casos múltiplos do setor hoteleiro. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 94-125, set./dez. 2011.

MARTINS, V. A.; MARTINS, M. R.. Competências organizacionais para Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO): ensaio para um modelo de análise. 2005 (Seminários em Administração). Disponível em http://www.ead.fea.usp.br/emead/8semead/resultado/trabalhosPDF/361. pdf>.Acesso em 11/07/2007

TREFF L, BATTISTELLA LR. Inovação em Gestão de Projetos na Administração Pública. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.

ZACARELLI, S. B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003.

lilian_treff

Sobre a Colunista: Lilian TreffMestre em Gestão Empresarial – Programa de Mestrado Profissionalizante pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Didática do Ensino Superior, pela Universidade Mackenzie, em Gestão de Projetos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP e em “Gestão do Conhecimento, Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional” (FIA/USP). Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena, com foco em Administração Escolar, pela Universidade São Judas Tadeu. Autora do livro Inovação em Gestão de Projetos na Administração Pública. Certificada em Coach – Personal & Professional Coaching (PPC) e Executive Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguística. Sólida experiência na criação de metodologia de gerenciamento de projetos, implementação de Project Management Office (PMO), e Change Management. Co-Autora (patente) do Registro de Programa de Computador – “Sistema de Gestão dos Resultados na Atenção em Saúde Bucal às Pessoas com Deficiência para Sistema Único de Saúde” – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e UNESP. Atualmente Consultora de Projetos Change Management – Strategy Business.

E-mail de contato: ltreff@uol.com.br

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