Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

A Engenharia de Planejamento e o sucesso no gerenciamento de projetos

Publicado em 05/01/2016

RESUMO
A Engenharia de Planejamento tem se mostrado cada vez mais importante nos projetos de engenharia e outros. Esse estudo tem o intuito de divulgar as inúmeras vantagens do planejamento em projetos, sejam estes de pequeno, médio ou grande porte, visando maximizar o tempo de execução e o controle sobre o projeto.

planejamento

1 INTRODUÇÃO

O planejamento é um processo que visa facilitar bastante as atividades posteriores. Há planejamentos financeiro, familiar, rural e de engenharia. Com um bom planejamento os desperdícios de insumos são mínimos, o tempo de trabalho é otimizado e há controle e acompanhamento dos processos, com mais critérios.

Infelizmente, grande maioria das empresas de engenharia do Brasil não possuem um setor fixo de planejamento. A importância dada a essa fundamental área da engenharia é pouca, visto que não há a noção da significância do planejamento no balanço físico financeiro dos projetos.

A gestão de projetos está diretamente ligada ao planejamento. Com ferramentas adequadas e profissionais competentes, o gerenciamento e compatibilidade de projetos se torna mais fácil, devido ao melhor entendimento geral, que esse “estudo” traz consigo, a todos os envolvidos no projeto.

2 REVISÃO DE LITERATURA
Os planejamentos de serviços, produção, investimentos e contratações, são controles imprescindíveis em qualquer empresa para garantir seu futuro financeiro e devem se tornar ainda mais importantes se considerarmos a adaptação das construtoras às exigências de desempenho, segundo NBR 15.575:2013, que está sendo um fator evolutivo muito importante para construção civil. Para início da organização de um planejamento, é necessário começar pela definição da EAP (Estrutura Analítica de Projeto).

A EAP é uma ferramenta que permite a estruturação de um projeto de forma simples e contendo todo o trabalho necessário para conclusão do projeto. A intenção de se elaborar uma EAP é a de se ter acesso a vários pacotes de trabalho, os quais serão os itens a ser acompanhados no estudo de vários critérios, segundo os processos do PMBOK, incluindo o orçamento do projeto.

A EAP se torna útil devido a sua fácil identificação das fases do projeto e seus responsáveis, das atividades, dos riscos e do detalhamento geral do projeto. Esse detalhamento é dado a partir do dicionário da EAP, que contém dados como especificação do serviço, critérios de entrega, materiais usados, dentre outros.

O planejamento de obras também é composto de vários conceitos fundamentais, que permitem o controle de execução, duração, qualidade, desperdício e rendimento de atividades. Esses controles são possíveis também a partir de ferramentas que compõem o orçamento de obra. Os orçamentos são necessários em qualquer relação de compra e venda. A partir destes, é possível avaliar, por exemplo, os preços de venda de apartamentos, visando a margem de lucro estimada pela empresa, em harmonia com a situação do mercado em relação àquele produto, pautado pelo binômio oferta e demanda.

O planejamento de projetos na fase de Engenharia, que abrange desde a definição do escopo até a fase de execução do projeto, tem como objetivo elaborar a estrutura que irá facilitar o controle, organizar e integrar os projetos. A fase de Engenharia é o período mais adequado para realizar modificações e adequar o projeto às necessidades do cliente. O planejamento dessa fase, visa atender as entregas referentes à Lista de Documentos, nos prazos estipulados em contrato.

A fase de Engenharia, na opinião de muitos engenheiros, inclusive a deste autor, se exibe a todo o tempo no projeto, desde a fase inicial ao encerramento, visto que há comunicação, alterações e interações a todo o tempo entre as diversas disciplinas do projeto, essas ações não se limitam às suas fases.

3 DICAS GERAIS PARA UM PLANEJAMENTO EFETIVO DE PROJETO

  • Os projetos devem ser compatibilizados, visto que grande parte de atrasos decorrem de dúvidas de projeto ou retrabalhos pela não execução simultânea dos projetos;
  • O período entre as metas a serem cumpridas não deve ser muito longo, visto que o cumprimento de prazo de várias pequenas metas é um facilitador em relação a um grande serviço com longo período;
  • Identificar antecipadamente os stakeholders, para analisar a viabilidade do projeto e como lidar em cada situação;
  • A engenharia de planejamento é formada por vários setores. Essa equipe, normalmente pertence a outros setores da empresa. Logo, é fundamental mantê-los motivados e que estejam envolvidos com o projeto para que este se torne interessante de ser desenvolvido.
  • A escolha dos integrantes da equipe é fundamental para a qualidade do projeto. Deve-se analisar a experiência de cada um nas diversas áreas que abrangem o projeto em estudo.

4 CONCLUSÕES

Para que o planejamento ocorra de forma correta, de modo a proporcionar um grande controle do projeto por parte da gerência de projetos, este deve estar formado de uma equipe capacitada de diferentes áreas do mesmo projeto, visando a compatibilidade dos projetos e a solução de problemas iminentes nestes. Recomenda-se seguir os processos sugeridos no PMBOK, possibilitando acompanhamento dos projetos aplicando o ciclo PDCA no desenvolvimento das etapas de Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

5 REFERÊNCIAS

• MATTOS, Aldo Dórea. Como preparar orçamentos de obras: dicas para orçamentistas, estudos de caso, exemplos / Aldo Dórea Mattos. São Paulo. Editoria PINI. 2006
• COELHO, Danilo Gomes. Análise e consequências do retrabalho no custo e cronograma de obra. Belo Horizonte. UFMG. 2015.
• XAVIER, Ivan. Orçamento, planejamento e custos de obras. São Paulo. FUPAM. 2008;
• VARGAS, Ricardo. Elaboração do Fluxo de Processos do PMBOK Guide 5ª Edição. Disponível em: http://www.ricardo-vargas.com/pt/pmbok5-processes-flow/ em 11 de Novembro de 2015.

Artigos_pmkb

Sobre o Autor:

Danilo Gomes Coelho, Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, pós graduando em Engenharia de Planejamento pelo Instituto de Educação Tecnológica – IETEC. Iniciou carreira profissional como bolsista de extensão na Gerência do CIPMOI-UFMG, e logo após como estagiário na Construtora Cançado Ribeiro LTDA. Experiência profissional nas áreas de planejamento, orçamento e gerenciamento de projetos, vistoria de imóveis, controle administrativo/financeiro de pessoal, avaliação de materiais, controle de suprimentos e supervisão de obras. E-mail: danilogomescoelho@gmail.com

Contexto: Artigo apresentado como trabalho da pós-graduação de Engenharia de Planejamento – Turma 11 pelo Prof. Ms. Ítalo Coutinho  do IETEC.

 Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×