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Opinião da Lilian: a gestão de projetos como disciplina transversal no currículo escolar?

Publicado em 08/11/2016

RESUMO

A Educação Profissional está organizada dentro de um Sistema que interage com outros vários e diferentes Sistemas. O modelo Sistêmico de agir e pensar valoriza estas interações e congruências, sendo que cada nível e modalidade da educação nacional têm o seu grau de valor e importância.

Cabe ressaltar que, competência é a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades para o desempenho eficiente e eficaz de atividades. O conceito de competência supracitada contribui para compreender o modelo de planejar para desenvolver habilidades que é direcionado para dar sustentabilidade às demandas profissionais complexas e exigentes com foco em solução de problemas, o que vai ao encontro das práticas em Gestão de Projetos, favorecendo a relação entre a Educação e o conceito de Projetos e sua aplicabilidade.

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INTRODUÇÃO

As empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerência de gestão de projetos numa escala e velocidade impressionante. Da mesma forma, as últimas 6 décadas serviram como o palco de surgimento e identificação de muitas necessidades, despontando diversas técnicas e ferramentas para atender essa incitação na área de gestão de projetos. A realidade é que esse segmento está se popularizando.

Diante desse cenário, o mercado nos apresenta volátil, dinâmico e cada vez mais valorizando a intensidade e grau do conhecimento de cada indivíduo em gestão de projetos. Consequentemente, intercorre a importância em disseminar os conceitos de Projeto, Gerenciamento de Projetos e suas melhores práticas aos alunos ingressos em cursos Profissionalizantes, Tecnológicos e Graduação. Portanto, pautar sobre a disciplina e a arte da gestão de projeto é o caminho para um profissional de gerência de projeto e por meio da aplicação da técnica e suas ferramentas virão o sucesso almejado alinhado a uma demanda do mercado global.

Ademais, houve uma mudança de modelo mental onde as empresas primeiramente e a posteriori as Instituições de Ensino, frente às características do mundo de trabalho atual, precisam readaptar sua grade curricular às exigências pragmáticas do mercado, sendo que, o foco nos resultados tornou-se a vantagem competitiva a ser conquistada dia-a-dia.

Penso que este é o grande desafio da educação profissional, formar, preparar, educar jovens aptos, criativos e inovadores que construam conhecimentos aplicados em situação real de trabalho, utilizando os conceitos básicos em Gestão de Projetos.

As organizações e/ou Instituições de Ensino que possuem capilaridade e abrangência dos serviços e produtos oferecidos, precisam estar fortalecidas internamente, principalmente no que diz respeito à definição do seu Planejamento Estratégico embasado e alinhado a sua cultura organizacional.

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CONSIDERAÇÕES GERAIS

Diante do exposto, é fator preponderante ter processos bem definidos, criar metodologia para gerenciamento dos Projetos e um modelo de Gestão por competência que privilegia uma cultura meritocrática e, uma forma de enfrentar os desafios entre o fazer e mitigar os riscos frente aos resultados planejados.

Ressalvo que, demonstrar a funcionalidade da metodologia estruturada no gerenciamento de projetos, objetivando disseminar o conceito e relevância da disciplina Gestão de Projetos apresenta-se como uma estratégia para inovar e envolver as Lideranças, promovendo uma prática coesa orientada a resultados mais padronizados, fortalecidos por processos bem definidos.

No contexto Educacional – inovar atualmente significa renovar modelos estáticos e quebrar paradigmas sustentados há anos por uma percepção autoritária e centralizadora. Portanto, inovação educacional é a ação do bem educar, formar e transformar práticas pedagógicas que qualifiquem o processo de ensino e aprendizagem. Tendo como princípio valores que ajudem a nortear o desenvolvimento pessoal e profissional do corpo discente no que diz respeito à disciplina de Gestão de Projetos, que é uma demanda das organizações que necessitam atualizar os seus produtos e serviços na onda dessa velocidade para manterem-se no mercado por meio de inovações constantes.

Lembrando Prahalad, neste novo mundo, o cliente é uma figura mais pró-ativa, logo as regras do jogo mudaram: não basta apenas servir, é necessário criar um valor real para o consumidor. Pois o conceito de valor já é outro. Para isso, além de admitir limitações, é necessário sair do que eles chamam de “zona de conforto” para ingressar nas novas “zonas de oportunidades”.

REFERÊNCIAS

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  • CRAWFORD, J. K. Making a Place for Success, Project Management Best Pratices Report, Junho de 2000.
  • DAVENPORT, Thomas. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
  • KERZNER, H., Gestão de Projetos As Melhores Práticas. Porto Alegre. Bookman. 2002.
  • MARTINS, V. A.; MARTINS, M. R.. Competências organizacionais para Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO): ensaio para um modelo de análise. 2005 (Seminários em Administração). Disponível em http://www.ead.fea.usp.br/emead/8semead/resultado/trabalhosPDF/361. pdf>.Acesso em 11/07/2007.
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos: Terceira edição – Guia PMBoK. 2004. Editora Project  Management.
  • NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 225 p.
  • PRADO, Darci, Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos nas Organizações, INDG.
  • PMI – Project Management Institute. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). 5th ed. Pennsylvania: Project Management Institute Inc. 2013.
  • REBOUÇAS de oliveira, Djalma de Pinho, Administração de Processos: Conceitos, Metodologia, Práticas, Atlas
  • SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1990. 352 p.
  • ________. A quinta disciplina: caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995. 543 p.
  • TREFF L, BATTISTELLA LR. Inovação em Gestão de Projetos na Administração Pública. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.

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Sobre a Colunista: 

Lilian TreffMestre em Gestão Empresarial – Programa de Mestrado Profissionalizante pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Didática do Ensino Superior, pela Universidade Mackenzie, em Gestão de Projetos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP e em “Gestão do Conhecimento, Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional” (FIA/USP). Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena, com foco em Administração Escolar, pela Universidade São Judas Tadeu. Autora do livro Inovação em Gestão de Projetos na Administração Pública. Certificada em Coach – Personal & Professional Coaching (PPC) e Executive Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguística. Sólida experiência na criação de metodologia de gerenciamento de projetos, implementação de Project Management Office (PMO), e Change Management. Co-Autora (patente) do Registro de Programa de Computador – “Sistema de Gestão dos Resultados na Atenção em Saúde Bucal às Pessoas com Deficiência para Sistema Único de Saúde” – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e UNESP. Atualmente Consultora de Projetos Change Management – Strategy Business. E-mail de contato: ltreff@uol.com.br

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