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Administrando em tempos de crise: Controlando bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade- 4

Publicado em 29/09/2015

Em última análise, a boa administração de uma empresa consiste em controlar bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade: RECEITA e DESPESA. Em tempos de crise, a atenção para com cada uma delas precisa ser redobrada. Neste e nos próximos artigos, o Prof. Lúcio Fonseca apresenta, em forma de “mandamentos”, a compilação que fez de várias e criativas estratégias para REDUZIR DESPESAS.

Mandamento IXRevisarás continuamente teus processos produtivos e administrativos, em busca de maior eficiência, menor custo e maior satisfação do cliente, melhorando-os e eliminando sem piedade o que for desnecessário; a inovação de processos deve-se inserir no DNA da empresa e ser praticada sistematicamente.

Comentário

Um dos maiores vilões do custo é a inadequada (ou inexistente) padronização de processos. Nada mais comum do que, ao se fazer uma análise mais detalhada, encontrar etapas repetidas ou pessoas/departamentos fazendo o mesmo trabalho. Este retrabalho não só aumenta o custo, mas também a insatisfação dos clientes (que até podem deixar de sê-lo, por conta disto). Imagine um cliente que vá-se internar num hospital e que tenha que repetir várias vezes seus dados ou sua história, à medida que seu processo de internação avança. Ou outro que, ao ser atendido pelo SAC de uma empresa, tem que repetir várias vezes seus dados de identificação e seu problema para os vários atendentes a quem é passado.

Estas já seriam razões suficientes para uma revisão geral – e sistemática – dos processos empresariais. No entanto, há outra: mesmo que os processos estejam corretos, é preciso inovar continuamente, seja para reduzir custos, seja para melhorar a receita ou, ainda, para tornar mais agradável e efetiva a experiência do cliente.

Mandamento XVenderás ativos improdutivos, para reduzir custos e investir na modernização da empresa

“Ativos improdutivos” são facilmente encontráveis numa casa: livros já lidos, aparelhos que não funcionam ou que foram trocados por outros mais modernos, latas de tinta não usadas e ainda no prazo de validade… E quanta coisa mais?

O mesmo se dá nas empresas. Um olhar mais apurado no patrimônio da organização vai fazer surgirem móveis recolhidos ao depósito “para uso posterior”, máquinas e veículos parados, instalações com pouco uso, imóveis fechados, materiais estocados há tempos e nunca usados e um vasto etc.

Tudo isto é dinheiro parado. Se o dono da casa colocar os livros para vender num sebo virtual ou vender os aparelhos parados para um ferro velho ou ainda colocar os que estiverem em condição de uso num dos inúmeros sites de vendas encontráveis na Internet, terá convertido dinheiro parado (e custo de estocagem) por uma grana para as férias ou até para investir em um fundo de ações, por exemplo.

Será diferente nas empresas? Não. Uma das vantagens dos tempos de crise é o fato de criar um senso de urgência para fazer caixa. E dar um fim na “tranqueira corporativa” é um ótimo começo. “Desinvestir” (que nada mais é que vender ativos): é o que a Petrobrás e a Vale, entre outras, estão fazendo. O dinheiro que entra ou vai para o pagamento das contas ou para investir em ativos produtivos. Simples assim.

lucio_fonseca

Sobre o Colunista:  Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes

E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br  – site: http://ffdigital.com.br

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