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Administrando em tempos de Crise: Controlando bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade– 3

Publicado em 15/09/2015

Em última análise, a boa administração de uma empresa consiste em controlar bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade: RECEITA e DESPESA. Em tempos de crise, a atenção para com cada uma delas precisa ser redobrada. Neste e nos próximos artigos, o Prof. Lúcio Fonseca apresenta, em forma de “mandamentos”, a compilação que fez de várias e criativas estratégias para REDUZIR DESPESAS.

Mandamento VII – Instalarás sistemas de captação e reuso das águas de chuva para limpeza, descarga e outras situações que não exijam água tratada

Comentário

A água tratada é cada vez mais cara – e rara. Não faz sentido gastá-la para lavar o chão, dar descargas ou usá-la em processos em que a água pode ser usada in natura.

É impressionante o potencial de aproveitamento da água de chuva, especialmente em instalações com grandes coberturas. Para ilustrar: na casa que construí há alguns anos, tenho dois reservatórios que comportam, no total,12.000 litros de água, que bombeio para uma caixa exclusiva que a leva para as descargas e para as torneiras de jardim. Esta reserva de água dura o ano inteiro. Outro exemplo é o de uma pequena fazenda modelo que visitei recentemente: captam a bagatela de 3 milhões de litros de água no período chuvoso e com eles dão de beber ao gado e atendem todas as necessidades de irrigação, por todo o restante do ano. Conclusão: economia brutal na conta de água.

Dos mais simples aos mais complexos, há hoje inúmeros sistemas de captação facilmente instaláveis. É só questão de acreditar que vale a pena, escolher a melhor maneira, implantar… e ver a conta de água diminuir.

Mandamento VIII – Minimizarás o fluxo de papeis em tua empresa, diminuindo drasticamente a impressão em papel, centralizando a impressão, eliminando a impressão em cores, programando impressoras para imprimir frente e verso, oferecendo todos os documentos on line, orientando e dando exemplo de não impressão de emails e documentos desnecessários.

Ah, a atração e beleza de uma folha em branco que, pixel a pixel, é gradativamente preenchida… mas a que custo! Há neste “mandamento” várias “gotas de sabedoria” espalhadas:

  • A primeira é de abrangência geral: diminuir drasticamente a impressão. Afinal, estamos na era digital. Por que não usufruir amplamente de seus benefícios? Há empresas que já baniram definitivamente a impressão. E jornais e revistas altamente tradicionais que só existem agora em versão digital. E o mundo não acabou;
  • A segunda se refere à impressão centralizada; de cara, já reduz o custo de hardware (compra e manutenção de inúmeras impressoras); depois, “desanima” as pessoas de imprimirem (“ter que ir lá longe buscar as folhas impressas… ninguém merece. Só imprimo se precisar mesmo…” – Epa! A mudança de paradigma já começa aí);
  • A terceira: cores, para que as quero? O impresso fica bonitinho, mas isto ajuda, de fato, a melhorar os resultados da empresa? A não ser que determinado documento o exija mesmo, a impressão a cores deve ser banida do dia a dia da empresa; mais uma grande redução na coluna de despesas;
  • A quarta: a conta é simples: imprimir em frente e verso significa, de imediato, usar apenas 50% das folhas que normalmente se usaria; 50%!! Não é uma bela economia?
  • A quinta: tudo on line; na Intranet; na rede interna; sem montanhas de papel em pastas de papelão ou sobre as mesas ou entulhando gavetas; tudo facilmente encontrável, por uma pesquisa por palavra; o paraíso…;
  • A sexta: o exemplo vem de cima; chefe que imprime (ou, pior, manda a secretária imprimir) e-mails, “para ficar mais fácil de ler”, tem mais é que ir trabalhar na pedreira de Fred Flintstone.

lucio_fonseca

Sobre o Colunista:  Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes

E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br  – site: http://ffdigital.com.br

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