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Administrando em tempos de crise: Controlando bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade – 7

Publicado em 17/11/2015

Em última análise, a boa administração de uma empresa consiste em controlar bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade: receita e despesa. Em tempos de crise, a atenção para com cada uma delas precisa ser redobrada. Depois de vários “mandamentos” para reduzir despesas, o prof. Lúcio Fonseca apresenta agora, também em forma de “mandamentos”, a compilação que fez de várias e criativas estratégias para aumentar receitas.

Mandamento III – Dedicarás os melhores esforços para fidelizar teus clientes, evitando que a concorrência os seduza; utilizarás teus colaboradores e teus clientes atuais para trazer mais clientes; estabelecerás também meta desafiadora de aumento da base de clientes.

Comentário

Sempre, mas especialmente em tempos de crise, é fundamental cuidar bem dos clientes, surpreendê-los frequentemente, encantá-los e não dar motivos para que sequer “pensem” em abandonar sua empresa. Esta é a hora em que todas as empresas vão à caça de novos clientes e o caminho, em geral, é tomá-los de quem não cuida bem deles.

De outro lado, é preciso “ir à caça”. E nada melhor do que ter o apoio de um grande e competente “batalhão de caçadores” para fazê-lo. Sensibilizar os colaboradores para o fato de que todos têm que se comprometer, buscando o alcance de metas negociadas e definidas a priori, para a consecução deste objetivo estratégico para a sobrevivência geral é o primeiro e importante passo. Elaborar estratégias para envolver seus atuais clientes nesta mesma tarefa é o segundo, tão ou mais importante que o primeiro. Afinal, seus clientes atuais, se satisfeitos, fidelizados e estimulados, podem seu o seu melhor departamento de marketing.

Mandamento IV – Estimularás, apoiarás e premiarás tua força de vendas, para que seja tão produtiva quanto pode ser; desafios e metas claras muito ajudarão a criar um “ambiente vendedor”

Quando as coisas vão bem, a tendência é de relaxar quanto aos mecanismos de controle e cobrança de maior entrega e melhores resultados de todos os setores, inclusive o de vendas. Na hora da crise, mais que em outras, é tempo de se resgatar a ideia de que cada um é sempre capaz de produzir um pouco (ou muito) mais. “dar uma volta no parafuso” ou “levantar a barra” são expressões e atitudes muito próprias para estas ocasiões.

Adicionalmente, é hora de envolver todos no objetivo de vender mais. Afinal, como diz tom peters sobre as empresas de sucesso: “todos estão nas vendas. Ponto.”

lucio_fonseca

Sobre o Colunista:  Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola.

E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br  – site: http://ffdigital.com.br

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