Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Como aplicar o planejamento de obra

Publicado em 04/11/2014

Resumo:

Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, apresentando os caminhos a seguir, visando a eficiência, a eficácia e a efetividade, com a melhor concentração de esforços e recursos possível.

planejamento

Figura 1: Planejar.
Fonte: www.amarkanteconsultoria.com.br/blog/por-que-planejar-minha-empresa

Planejamento de Obra – Como aplicar?

A execução do planejamento parte do completo entendimento do escopo da obra, sendo bem definidos os limites de bateria, critérios de medição, riscos do projetos, premissas para execução, matriz de responsabilidades e o mais que for relevante. O entendimento do escopo da obra é o saber do que se trata o empreendimento, como deve ser executado, com quais restrições se deve trabalhar, com quais recursos se deverá contar e quais caminhos se deve seguir.

Tendo o escopo da obra bem definido, o primeiro passo no seu planejamento é a definição da Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Na EAP é realizada a subdivisão dos serviços a serem executados no projeto nas subatividades que os compõem, de forma a tornar o processo de gerenciamento mais fácil. Após a definição das atividades, traça-se a sequência lógica da execução, levando em consideração a dependência que uma atividade tenha de outra. Com isso, estimam-se os recursos a serem alocados para a execução das atividades, envolvendo máquinas, homens e materiais, e, em seguida, definem-se suas durações. Por fim, elabora-se o cronograma da obra, que junta todas as informações levantas até então em uma única base e permite o acompanhamento do projeto. Muitos softwares são utilizados hoje em dia para a confecção do cronograma de obra. Entre eles se encontram o MS PROJECT e o Primavera. Estas poderosas ferramentas auxiliam na análise dos projetos por possuírem formas de avaliação do caminho crítico, desenvolvimento de cenários, acompanhamento do progresso da obra e outros recursos importantes.

planejamento

Figura 2: Exemplo de cronograma em MS Project – Projeto “PARQUE AQUÁTICO”.
Fonte: Acervo Pessoal

É importante ter em mente que um projeto não se sustenta apenas com o planejamento físico das atividades a serem executadas. Tão importante quanto ele é o planejamento financeiro (fluxo de caixa) do projeto, que deve ser acompanhado conforme o projeto evolui, pois, uma vez que à medida que este último avança os custos aplicados para o seu desenvolvimento são aplicados em conformidade. É importante ter controle sobre os pagamentos que devem ser realizados com antecedência aos fornecedores, dos custos imprevistos, que surgem devido a situações inesperadas, e de custos não estimados, que não foram considerados no orçamento devido à falta de informações, falta de cuidado ou falta de conhecimento sobre determinados detalhes da obra.

planejamento

Figura 3: Fluxo de Caixa de um Projeto.
Fonte: www.portaldeconhecimentos.org.br

Dessa forma, fica claro que a aplicação do planejamento de obra é de suma importância para o controle de projetos e que, ao contrário do que muitas empresas têm realizado em seu dia-a-dia, é uma atividade que deve seguir alinhada com a execução da obra para que, no último momento, os gestores não de deparem com o aparecimento de riscos e custos imprevistos, que podem causar a falha do projeto.

NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de Análise de Cronograma Físico/ Financeiro.

Referências Bibliográficas

  • MONTEIRO, Aline Inácio. Planejamento e Controle de Obras. [Apostila] / IMEC – instituto Mineiro de engenharia Civil – Belo Horizonte, 2013 : p. 31.
  • ZOPPA, Alexandre. “Planejamento, do escopo ao cronograma do projeto”. Em 19/08/2013. Site: https://pmkb.com.br/
  • ZOPPA, Alexandre. “Planejar ou não planejar, eis a questão”. Em 25/11/2013. Site: https://pmkb.com.br/
  • COUTINHO, Ítalo. “Organização e planejamento traz resultados surpreendentes”. Em 01/06/2014. Site: https://pmkb.com.br/
  • COUTINHO, Ítalo. “Por que Projetos de Construção e Montagem falham?”. Em 07/05/2014. Site: https://pmkb.com.br/
  • QUERUBINA, Shirlei. “Planejamento X Execução ou Planejamento & Execução”. Em 30/01/2014. Site: https://pmkb.com.br/

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Autor: Artur de Souza ChavesGraduado em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC no ano de 2009, Artur tem experiência em Planejamento, Gerenciamento, Fiscalização e Acompanhamento de projetos comerciais, residenciais e industriais. Com 32 anos de idade e 11 anos de atuação em projetos de engenharia civil, Artur Chaves atuou em diversos empreendimentos pelas Empresas: COGEFE, ENESA e atualmente pela GÉRANCEE-mail: eng.arturchaves@gmail.com

Autor: Eduardo Vilaça Campos GomesGraduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica de Potência pela Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 2013, Eduardo trabalha a quase 3 anos no segmento de Obras e Montagens Eletromecânicas em Complexos Industriais. Tem experiência na elaboração de orçamento de obras de construção e montagem, incluindo o desenvolvimento de histogramas de obras, matrizes de responsabilidade, propostas técnicas e comerciais. E-mail: vilaca4ever@gmail.com

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 5a Turma de Gestão de Projetos em Construção e Montagem com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Félix D'Assunção disse:

    O planejamento proporciona a estruturação e organização das fases subsequentes do projeto, bem como o controle da aplicabilidade e eficácia das diretrizes adotadas para garantia do êxito no cumprimento das metas do empreendimento.

  2. Fernando Abreu disse:

    É realmente importante para o gestor estar atento as possíveis imprevisibilidades geradas no negócio o qual o projeto está inserido.

  3. Marcus Souza disse:

    O planejamento adequado da obra bem como o acompanhamento dos índices de produção capacitam o gerente da obra na tomada de decisões Para manter a saúde financeira do contrato.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×