Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Competências Requeridas ao Gestor de Orçamentos

Publicado em 19/08/2016

Este artigo propõe-se a apresentar a norma 46R-11 da AACE, Required Skills and Knowledge of Project Cost Estimating, demonstrando as habilidades e conhecimentos necessários para um bom desenvolvimento ao gestor de orçamentos. O departamento de engenharia de orçamentos tem se tornado muito importante, principalmente nas empresas com grande volume de obras, um profissional de custos deve saber em termos de engenharia o significado real dos custos e sua gestão, entender e gerenciar as dimensões dos custos exige habilidades e conhecimentos em softwares específicos, negócios e planejamento do programa; estimativa de custos; análise econômica e financeira; gestão e planejamento de projetos; desempenho de custo; cronograma de medição e controle de mudanças. O desenvolvimento do artigo é justificado pela necessidade de explicitar aos profissionais da área de gestão de orçamentos as aptidões exigidas, alinhadas as demandas do mercado de trabalho, buscando identificar alguns dos requisitos primordiais.

COMPETÊNCIAS REQUERIDAS AO GESTOR DE ORÇAMENTOS – PADRONIZAÇÃO

A AACE é uma associação sem fins lucrativos que tem como público alvo, pessoas ligadas à gestão de custos e orçamentos. Desde o ano de 1956, fornece a todos os envolvidos em custos e interessados, os recursos necessários para melhorar seus desempenhos e atingir o sucesso esperado dentro desta área de conhecimento.

Possui hoje mais de 9.000 membros em diversos países, fornecendo também diversas certificações desde 1976. Dentro deste propósito de instruir e capacitar ela recomenda várias práticas, neste artigo será citado a norma 46R-11, Required Skills and Knowledge of Project Cost Estimating (Competências Requeridas ao Gestor de Orçamentos/Custos). Salienta-se que as práticas recomendadas não devem ser aplicadas como um padrão, mas como um direcionamento para utilizar os melhores conhecimentos na execução de um projeto.

A gestão de custo total é a aplicação eficaz de experiência profissional e técnica para planejar e controlar recursos, custos, rentabilidade e risco; associada ao gerenciamento de contratos e projetos permite aos profissionais da área interpretar uma proposta de uma obra ou serviço de forme efetiva, analisando corretamente a viabilidade econômica-financeira de um empreendimento ou projeto.

AAACE recomenda que as habilidades sejam detalhadas e que se tenham conhecimentos em metodologias. Deve-se levar em consideração para elaboração do orçamento os custos incidentes mais relevantes, sendo estes: custos diretos trabalhistas e de materiais, custos indiretos, custos gerais administrativos, lucro, custo financeiro, pode-se considerar também os custos de manutenção e operação. O processo inclui: planejar, quantificar e aplicar custos ao escopo, precificar o projeto, revisar, validar e, por fim, documentar, essas atividades geralmente são desenvolvidas pelo gestor de orçamentos ou orçamentista.

HABILIDADES, CARACTERÍSTICAS E CONHECIMENTOS REQUERIDOS AO GESTOR DE ORÇAMENTOS

Para que o orçamento seja bem preparado, faz-se necessário a antecipação com o máximo de exatidão dos custos, esta é a chave para reduzir riscos e viabilizar negócios bem-sucedidos. O profissional responsável pela elaboração do orçamento e planejamento deverá realizar estimativas de custos e prazos para subsidiar a tomada de decisão da empresa, baseando-se sempre nos projetos e especificações técnicas; na etapa de execução do projeto tem-se o cuidado de acompanhar o desenvolvimento físico-financeiro para que a manutenção dos gastos permaneça sob controle. Portanto, os principais processos para elaboração do orçamento são:

  • Planejamento dos recursos: identificação de quais recursos (mão de obra, equipamentos e materiais) e quais os quantitativos de cada um, são necessários para executar as atividades e/ou serviços do projeto, bem como o tempo requerido para desenvolvimento dos mesmos;
  • Estimativa de custo: desenvolvimento de estimativas de custos dos recursos necessários para completar as atividades do projeto;
  • Orçamento de custo: determinação das estimativas de custo ao item de trabalho;
  • Controle de custo: controle e identificação das mudanças no orçamento do projeto.

Mais relevante que a formação básica do profissional, faz-se necessário uma série de conhecimentos e aptidões específicas para desempenhar satisfatoriamente suas funções, a diversidade de projetos a serem orçados e as inovações nos sistemas construtivos, por exemplo, exigem que o gestor de orçamentos ou orçamentista tenha facilidade em ler e interpretar projetos. Para ser eficiente ao realizar tais tarefas, quem atua no setor de orçamentos deve ter senso crítico e capacidade analítica para avaliar as informações disponíveis, além de ser detalhista e organizado. A vocação para trabalhar em equipe, também é um diferencial, afinal, a elaboração de orçamentos exige que o profissional interaja com diversas áreas, sejam internas, como projetos, suprimentos e engenharia, sejam externas, como fornecedores, todos precisam ser consultados durante o processo. Bem como, dominar ou compreender metodologias, sistemas e softwares específicos que lhe serão úteis como suporte às atividades.

O conhecimento prático sobre a realidade das obras também se faz importante, visto que muitas estimativas orçamentárias são feitas por semelhanças tipológicas entre o projeto atual e os já realizados, nesse rumo destaca-se principalmente o profissional que se atualiza constantemente e que conta com experiência anterior no canteiro de obras. Saber trabalhar sob pressão também é uma característica desejável, visto que os prazos para elaboração das análises e estimativas costumam ser curtos, bem como os projetos e propostas acabam sofrendo muitas revisões durante o seu desenvolvimento.

Se preparar e capacitar, são ações indispensáveis para que os profissionais mantenham seu emprego, evoluam funcional e hierarquicamente, bem como administrem sua carreira, faz-se importante uma formação com habilidades adaptativas de constantes pesquisas e inovações, devido às exigências do mercado, o qual se encontra em constante evolução.

Algumas dicas são fundamentais para uma evolução e desenvolvimento das melhores práticas. Conhecer bem a política da empresa e seus clientes, para que os orçamentos sigam os padrões dos mesmos; estar alinhado com o setor de compras da empresa, pois não basta somente realizar um bom orçamento, uma vez que o setor de compras é o responsável pela aquisição de materiais e serviços, preços divergentes podem impactar significativamente no valor final do orçamento; se informar e conhecer o(s) local(is) de execução da obra, faz-se necessário para saber o grau de dificuldade enfrentado na execução do projeto, os custos de transporte de funcionários e materiais, bem como os preços regionais; visitar outras obras em andamento da empresa para entender os processos internos, logística, bem como a demanda de insumos utilizados, conhecer os reais índices de produtividade da empresa para que os cálculos de homem hora não desequilibrem o orçamento; sempre testar o valor do orçamento sob a ótica da execução do empreendimento, bem como se este valor está dentro do previsto pelo cliente.

Gestor de Orçamentos

Figura 1: Mapa mental de algumas competências requeridas de um gestor de orçamentos.

CONCLUSÃO

O gestor de orçamentos ou orçamentista exerce uma função de inteligência nas empresas, dispondo de habilidades, desde as mais triviais, como levantamento de quantitativos, de preços, além de planilhas orçamentárias, análises e estudos de viabilidade econômica, conhecer sistemas, metodologias e softwares (Excel, AutoCAD, Compor90, MS Project, entre outros) para elaboração de orçamentos e propostas, saber trabalhar em equipe e atuar sob pressão é um dos diferenciais, visto que todo projeto engloba vários setores da empresa, ter visão crítica para melhor desempenho técnico e financeiro do orçamento, além de ser organizado.

Diante de todos os pré-requisitos necessários para atuar nesse ramo, atualmente o mercado tem dificuldade em encontrar profissionais disponíveis para preenchimento das vagas, algumas empresas têm preferido treinar internamente os profissionais com potencial para desenvolver-se, em vez de buscar profissionais já qualificados no mercado. A maioria dos cursos de graduação não desenvolve esse profissional e nem enfoca sua importância para o mercado, a quem quiser ingressar nessa área sugere-se buscar cursos extracurriculares que forneçam conhecimentos básicos para o exercício da atividade, bem como interagir, compartilhar dúvidas e informações com outros profissionais.

Apesar das dificuldades e desafios, o profissional que conquista sucesso na área tende a desfrutar reconhecimento crescente nas empresas, atualmente considera-se que os orçamentos são fundamentais para garantir economia e eficiência nos projetos.

REFERÊNCIAS 

  • AACE® Internacional Prática Recomendada No. 46R-11 – Rev. January 16, 2013.
  • AACE® Internacional Prática Recomendada No. 11R-88 – Rev. June 18, 2013.
  • AACEI. About Us. Disponível em: http://www.aacei.org/aboutUs/. Acesso em 30 de março de 2016.
  • PINI. Equipe de obra. Disponível em: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/31/artigo186322-1.aspx. Acesso em 30 de março de 2016.

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Brunna Raphaelly de Paula e Silva; Graduada em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Vale do Rio Doce – Univale. Atuação em empresa na área de consultoria de projetos em obras de saneamento básico e infraestrutura urbana e viária, nas atividades de elaboração de custos, orçamentos, memoriais descritivos e apoio na análise e conferência de projetos. Atualmente pós-graduanda em Engenharia de Custos e Orçamentos pelo IETEC MG. E-mail: brunna.rps@hotmail.com.

Marcos Euflosino MacedoGraduado em Engenharia de Produção pela Universidade Salgado de Oliveira, pós-graduado em Engenharia e Gerenciamento da Manutenção; pós-graduado em Gerenciamento de Projetos, formação Técnica em Mecânica Industrial.  Atuação em manutenção mecânica industrial, caldeiraria, montagem industrial, otimização de processos e equipamentos, locação de mão de obra, adequações à NR12. Atualmente pós-graduando em Engenharia de Custos e Orçamentos pelo IETEC MG. E-mail: marcospres@yahoo.com.br.

Contexto: Artigo apresentado como trabalho na pós graduação Engenharia de custos e orçamentos em ministrada pelo Prof. Ms. Ítalo Coutinho da turma 9 do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. klaus disse:

    “Para que o orçamento seja bem preparado, faz-se necessário a antecipação com o máximo de exatidão dos custos”. De acordo com esta frase retirada do artigo “Competências Requeridas ao Gestor de Orçamentos”, dos autores Brunna Raphaelly de Paula e Silva e Marcos Euflosino Macedo, acredito que para se chegar neste patamar de precisão o profissional de orçamento deverá ser muito experiente, e tal experiência não se adquire da noite para o dia. Dentro da área de Projetos de Engenharia caberia muito bem que tal profissional fosse um engenheiro e de preferência ligado ao projeto, pois o mesmo teria habilidades para navegar em vários setores citados no artigo, tanto internos quantos externos, acredito também ser possível conciliar esse tema ao tema Geração Y: “O que ela tem a ver com os riscos do seu projeto?” Dos autores Shirlei Querubina e Álvaro Cassiano, esse artigo descreve as habilidades e falta delas em uma geração denominada Geração Y, o fato do profissional de orçamento ter que na etapa de execução do projeto tomar o cuidado de acompanhar o desenvolvimento físico-financeiro para que a manutenção dos gastos permaneça sob controle, subtende-se que ele permanecerá no projeto por um bom período, e essa geração geralmente abandona projetos por frustração, lembrando que é generalizada a afirmação contida no artigo citado, não vou me aprofundar no tema, mas se eu fosse gestor de um projeto faria uma boa entrevista em um engenheiro que queira seguir na direção de orçar, pois tal profissional apesar de não parecer, no ponto de vista da empresa, é um profissional essencial no meu ponto de vista.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×