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Comunicar é preciso… mas se fazer entender é fundamental!

Publicado em 16/02/2015

Já teve a impressão de estar estar falando em línguas diferentes com alguém? Muitas vezes uma comunicação gera mais mal entendidos que entendidos, gerando até conflitos por nada. E você? gostaria de ter uma comunicação mais efetiva?

No último texto postado na semana anterior “Comunicar é preciso…” uma leitora comentou: “É… mas se fazer entender é fundamental”. E concordo plenamente com ela. Não adianta identificar tudo o que deve ser comunicado, comunicar para as pessoas certas, no momento certo, se não comunicar de forma efetiva.

comunicacao

Através deste artigo, gostaria de conseguir primeiro que o leitor entenda a importância do COMO se comunicar e em segundo que entenda que passos devem ser trabalhados para melhorar sua comunicação, especialmente em um projeto. Mas vou avisando… só ler não é suficiente. Você deve praticar bastante as indicações passadas de forma a desenvolver esta habilidade.

  • Como comunicar efetivamente?

Comunicar bem é uma habilidade que deve ser desenvolvida. E para que ela seja efetiva, uma série de fatores devem ser considerados. Com frequência, uma mensagem não chega ao receptor devido ou não chega como o emissor gostaria. Avaliando a imagem abaixo é possível entender um pouco melhor como funciona a comunicação:

comunicacao

  • Codificação: Traduzir pensamentos ou idéias em uma linguagem que seja compreendida pelos outros.
  • Mensagem e feedback: A saída da codificação.
  • Meio: O método usado para transmitir a mensagem.
  • Ruído: Qualquer fator que interfira na transmissão e na compreensão da mensagem (como distância, tecnologia desconhecida, falta de informações prévias)
  • Decodificação: Reconverter a mensagem em pensamentos ou idéias significativas. A decodificação depende de filtros e modelos mentais.

 Quer dizer, a mensagem pode sair do receptor sem toda a clareza e completude necessária, sofre com ruídos no meio do caminho e com uma decodificação imperfeita. Quanto que a mensagem pode ser corrompida neste trajeto entre o emissor e o receptor?

 Para melhorar esta relação, que cuidados podemos tomar?

 Uma comunicação eficaz envolve:

  • Não-verbal: Cerca de 55% de todas as comunicações são não-verbais (ou seja, baseadas em gestos e posturas corporais).
  • Paralinguística: A altura e o tom da voz, o ritmo da fala e pausas ajudam a transmitir uma mensagem.
  • Retorno (feedback): Dizer coisas como, “Você entendeu o que eu expliquei?”

 Uma escuta eficaz envolve:

  • Não-verbal: Captar gestos físicos e expressões faciais.
  • Paralinguística: avaliar  o tom de voz, o ritmo da fala, o volume de voz, as pausas utilizadas na pronúncia verbal, e demais características que transcendem a própria fala.
  • Retorno (feedback): Dizer coisas como, “Não tenho certeza de que entendi, você pode repetir o que disse?”
  • Escuta ativa: O receptor confirma que está ouvindo, confirma que concorda ou pede esclarecimentos.
  • Codificação: Traduzir pensamentos ou idéias em uma linguagem que seja compreendida pelos outros.
  • Mensagem e feedback: A saída da codificação.
  • Meio: O método usado para transmitir a mensagem.
  • Ruído: Qualquer fator que interfira na transmissão e na compreensão da mensagem (como distância, tecnologia desconhecida, falta de informações prévias)
  • Decodificação: Reconverter a mensagem em pensamentos ou idéias significativas. A decodificação depende de filtros e modelos mentais.

 Quer dizer, a mensagem pode sair do receptor sem toda a clareza e completude necessária, sofre com ruídos no meio do caminho e com uma decodificação imperfeita. Quanto que a mensagem pode ser corrompida neste trajeto entre o emissor e o receptor?

 Para melhorar esta relação, que cuidados podemos tomar?

 Uma comunicação eficaz envolve:

  • Não-verbal: Cerca de 55% de todas as comunicações são não-verbais (ou seja, baseadas em gestos e posturas corporais).
  • Paralinguística: A altura e o tom da voz, o ritmo da fala e pausas ajudam a transmitir uma mensagem.
  • Retorno (feedback): Dizer coisas como, “Você entendeu o que eu expliquei?”

 Uma escuta eficaz envolve:

  • Não-verbal: Captar gestos físicos e expressões faciais.
  • Paralinguística: avaliar  o tom de voz, o ritmo da fala, o volume de voz, as pausas utilizadas na pronúncia verbal, e demais características que transcendem a própria fala.
  • Retorno (feedback): Dizer coisas como, “Não tenho certeza de que entendi, você pode repetir o que disse?”
  • Escuta ativa: O receptor confirma que está ouvindo, confirma que concorda ou pede esclarecimentos.

Métodos de comunicação:

  • Comunicação interativa: Entre duas ou mais partes que estão realizando uma troca multidirecional de informações. É a forma mais eficiente de garantir um entendimento comum por todos os participantes sobre determinados tópicos. Inclui reuniões, telefonemas, videoconferências, etc.
  • Comunicação ativa (push): Encaminhada para destinatários específicos que precisam saber das informações. Garante que as informações sejam distribuídas mas não verifica se chegaram ou foram compreendidas pelo público-alvo. A comunicação ativa inclui cartas, memorandos, relatórios, emails, faxes, correio de voz, comunicados de impressa, etc.
  • Comunicação passiva (pull): Usada para volumes muito grandes de informações ou para um público muito grande, requer que os destinatários acessem o conteúdo da comunicação a seu próprio critério. Esses métodos incluem sites de intranet, e-learning, repositórios de conhecimento, etc.

Outras formas de classificação:

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O método de comunicação a se utilizar deve ser planejada dependendo da importância das informações a serem distribuídas, o contexto e se relaciona ao gerenciamento das partes interessadas. Utiliza-se métodos combinados também. Por exemplo, para formalizar uma comunicação é importante de enviar por escrito, e muitas vezes, vale a pena ligar para quem recebeu, confirmando o entendimento, e ao mesmo tempo, mostrar sua preocupação com a parte interessada, desenvolvendo um relacionamento. Evita-se mal entendidos e reforça-se relacionamentos. Esta sensibilidade deve ser desenvolvida pelo gerente de projetos.

As comunicações presenciais são quando você efetivamente aproxima as partes interessadas ao projeto, desenvolve relacionamentos e consegue os entendimentos necessários. Mas como fazer estas comunicações, de forma efetiva?

Antes de mais nada, é importante preparar-se de forma a transmitir segurança na comunicação. É importante que a comunicação atraia a atenção dos ouvintes. O livro “Como apresentar suas idéias em 30 segundos ou menos” de Milo Frank é bem interessante e mostra como fazer isto. Ele apresenta o conceito da comunicação ter um gancho que chame a atenção dos ouvintes e de objetividade. Uma comunicação muito longa vai perdendo a sua platéia e logo muitos vão estar olhando para seus smartphones…

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Sobre o autor: Thomaz Ottoni é um profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas, sendo que há 18 anos gerenciando projetos e portfólios, com experiência na implantação e gestão de PMO e na instrução em gerenciamento de projetos. Formado em Ciência da Computação na UFES e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, obteve sua certificação em gerenciamento de projetos PMP em 2008. Foi palestrante no Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-ES, “Gerenciando um Portfólio de Projetos em empresas públicas” e instrutor de treinamento preparatório para certificação PMP. Sócio-fundador da Mogai, atuou como diretor e gestor da mesma por cerca de 10 anos. Na Nipsa há mais de 3 anos, tem gerenciado grandes projetos como o Gis Corporativo na CESAN, projeto premiado pela ESRI nos Estados Unidos. É autor do blog http://excelenciaemprojetos.com. Atualmente atua além da gestão de projetos, como consultor e instrutor de temas relacionados ao gerenciamento de projetos.

E-mail de contato: thomaz.ottoni@gmail.com / Blog: http://excelenciaemprojetos.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Allan disse:

    Acredito que o um dos maiores problemas de comunicação está no famoso efeito “telefone sem fio”, ou seja, a informação passar por diversos níveis até chegar ao nível que deveria ser o ouvinte principal.
    Muitas vezes e em diversos projetos, o indívíduo que gera o produto final solicitado pelo Cliente recebe a informação (solicitação ou escopo) de um Supervisor, que por sua vez recebeu a informação do Gerente que recebeu do Cliente. Em alguns casos ainda podem existir mais níveis hieráquicos, dependendo da estrutura organizacional da empresa.

  2. Nilcelio Paixão disse:

    Concordo que o entendimento é essencial para a realização de uma comunicação eficiente entre as partes interessadas. Dessa maneira, devemos nos comunicar sem perder de vista a preocupação com a clareza, coesão e coerência da nossa fala. É preciso atenção para saber se estamos conseguindo passar aos nossos ouvintes aquilo que de fato estamos pensando, para que não haja falias na comunicação.
    Muitos aspectos auxiliam em nossa expressão como a linguagem corporal e a entonação da fala. Portanto, devemos estar atentos se estamos conseguindo passar tudo aquilo que é proposto. Além disso, precisamos saber ouvir o feedback do receptor, pois só assim conseguiremos saber com clareza se ele realmente conseguiu entender a nossa mensagem.
    Deve-se ressaltar que o interlocutor também pode fazer o uso da linguagem corporal, pausas, entonação de voz dentre outros aspectos no retorno da mensagem. Sendo assim, realmente devemos nos ater ao interlocutor e em todo meio que envolve a comunicação, uma vez que, ela pode sofrer interferências do meio externo como ruídos e barulhos.

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