Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

EAP – Estrutura Analítica de Projeto e suas Aplicações na Engenharia de Planejamento

Publicado em 03/10/2014

Resumo:

O objetivo deste trabalho é introduzir os conceitos básicos de Estrutura Analítica de Projeto (EAP) e mostrar algumas ferramentas necessárias à sua elaboração. Dessa forma, acreditamos que todos os que desejarem possam utilizar essas noções básicas.

Conceito:

Para o planejamento de uma obra, uma maneira eficiente de se fazer, é subdividi-la em partes menores ou fazer a sua decomposição. Dessa maneira, o projeto em si é desmembrado em pequenas unidades mais simples e fáceis de gerenciar.

EAP é a estrutura hierarquizada gerada pela decomposição do projeto. Também conhecida pela expressão Work Breakdown Structure (WBS), que significa “estrutura de decomposição do trabalho”.

O modelo de EAP mais tradicional é dado pela Figura 1, que mostra o exemplo da construção de uma casa.

eap
Figura 1 – EAP para a construção de uma casa (MATTOS, 2010).

Existem ainda mais dois modelos conhecidos para a construção de uma EAP. A primeira é chamada de EAP analítica ou sintética e a segunda é chamada de mapa mental. Elas estão apresentadas nas figuras 2 e 3, respectivamente, para o mesmo exemplo de construção de uma casa.

eap

Figura 2 – EAP analítica para a construção de uma casa (MATTOS, 2010).

eap
Figura 3 – EAP como mapa mental para a construção de uma casa (MATTOS, 2010).

Como se aplica:

Não existe uma regra definida para construir uma EAP. Duas pessoas diferentes podem construir duas EAPs diferentes para um mesmo projeto. A diferença ocorre devido ao critério de decomposição utilizado. Contudo, independente de qual critério de decomposição utilizado, todos os “trabalhos” constituintes do projeto precisam estar listados no final, representando a totalidade do escopo, também conhecida como “regra dos 100%”.

Essa regra diz que a EAP deve conter 100% do trabalho definido no escopo do projeto e ainda, deve capturar todas as entregas sejam elas internas, externas ou intermediárias. Em todos os níveis da hierarquia essa regra deve ser utilizada de modo que a soma dos trabalhos em um nível inferior deve se igualar a 100% do trabalho representado pelo nível superior. De maneira análoga, a EAP não deve contar nenhum trabalho que não esteja no escopo do projeto, ou seja, não pode haver mais de 100% do trabalho.
Entre as boas práticas para a construção de uma EAP, incluem-se:

• Não se deve desmembrar um “pacote” em apenas um outro “pacote”;
• Deve-se avaliar até que ponto o desmembramento de serviços em atividades menores melhora o acompanhamento do projeto;
• Uma regra prática é que uma tarefa deve ter, como prazo de entrega, entre um e dez dias. Caso ele o prazo seja inferior à um dia, ela deve ser fundida a outras. Se ocorrer de seu prazo ser superior à dez dias, ela deve ser desmembrada em “pacotes” menores.
• Para serviços terceirizados também deve-se fazer o desmembramento do “pacote” e é recomendável, sempre que possível, amarrar no contrato de prestação de serviço o encargo de fornecer a EAP à contratante.

Exemplo:

O exemplo a seguir trata da construção de uma barragem. Para a construção, uma das principais etapas é o desvio de um rio. A Figura 4 contém as características topográficas e hidrológicas da mesma que, por sua vez, ditaram a adoção do arranjo espacial.

Para que a barragem possa ser construída entre as duas ombreiras, é necessário que o ria seja desviado, através de um túnel, do seu curso natural. Após o encerramento da construção do túnel, deve-se construir as ensecadeiras tanto de jusante quanto de montante. Então, faz se o esgotamento (bombeamento da água represada) e inicia-se a escavação do terreno para implantar a fundação da barragem. Há acessos a cada uma das ensecadeiras e ao túnel.

eap
Figura 4 – Arranjo Geral da Barragem (MATTOS, 2010).

Com as premissas citadas acima, podemos fazer a EAP da obra através das três arquiteturas possíveis, como indicado na Figura 5.

eap

Figura 5 – EAP da barragem: a) em árvore; b) analítica; c) mapa mental (MATTOS, 2010).

NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de Modelos de Estrutura Analítica de Projeto EAP/WBS

Referências:

MATTOS, A. D. Planejamento e Controle de Obras. Ed. Pini. São Paulo, 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_analitica_do_projeto
http://flaviosouza.org/blog/2012/08/o-que-uma-estrutura-anlitica-de-projetos-eap/comment-page-1/
http://www.elirodrigues.com/gestao-de-projetos/como-fazer-uma-eap-wbs/

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Autor: Rafael Luciano Vieira da Silva: Profissional com 15 anos de experiência na área de manutenção de equipamentos de construção pesada, terraplanagem, rodoviário e mineração. Sendo que 10 anos em mineração, atuando em Gestão de Pessoas, Planejamento, Programação e Controle de Manutenção, Execução de Manutenção Corretiva e Preventiva, Fiscalização e Elaboração de Escopo de Contratos de Serviço, entre outros. E-mail: rafael.meceng@yahoo.com.br

Autor: Rafael Martins Vilela: Engenheiro Eletricista graduado pelo CEFET-MG em abril de 2014. Possui experiência em manutenção de equipamentos eletroeletrônicos de sistemas de automação predial, instrumentação, sistemas de intrusão e detecção e alarme de incêndio. Possui ainda experiência em acompanhamento e controle de sistemas de distribuição bem como no processo de revisão tarifária de concessionárias de energia. Atualmente pós graduando em Engenharia de Planejamento pelo IETEC/MG. E-mail: rafaelmartinsvilela@gmail.com

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 9a Turma de Engenharia de Planejamento com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×