Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Engenharia de Projetos: Como certificar?

Publicado em 26/11/2013

Muitos alunos e clientes sempre me perguntam como se fazer para certificar algo tão complexo como a engenharia de projetos, uma vez que, são as várias as disciplinas e metodologias possíveis quando se fala em engenharia de projetos, sem falar que quem executa tudo isso são pessoas e estas por sua vez trazem vários conceitos e abordagem aprendidas tanto no mundo acadêmico como na própria experiência de execução dos projetos. Na atualidade temos profissionais que só usam controles eletrônicos, mas também ainda temos ótimos engenheiros que ainda preferem o usar o papel e a prancheta.

images

Mas o que vem a ser projeto dentro da visão da NBR ISO 9001:2008:

Projeto e desenvolvimento: conjunto de processos que transformam requisitos em características especificadas ou na especificação de um produto, processo ou sistema.

Não importa o método a ser utilizado, o que importa é o controle desse método e para se controlar os projetos com foco em certificação do sistema de gestão da qualidade em torno dos mesmos, a proposta da NBR ISO 9001:2008 é a seguinte:

Etapa 1: Planejamento

“A organização deve planejar e controlar o projeto e desenvolvimento de produto.

Durante o planejamento do projeto e desenvolvimento, a organização deve determinar

a) os estágios do projeto e desenvolvimento,

b) a análise crítica, verificação e validação que sejam apropriadas para cada estágio do projeto e desenvolvimento, e

c) as responsabilidades e a autoridade para projeto e desenvolvimento.

A organização deve gerenciar as interfaces entre os diferentes grupos envolvidos no projeto e desenvolvimento, para assegurar a comunicação eficaz e a designação clara de responsabilidades.

As saídas do planejamento devem ser atualizadas apropriadamente, na medida em que o projeto e o desenvolvimento progredirem.

NOTA Análise crítica de projeto e desenvolvimento, verificação e validação têm propósitos distintos. Estas atividades podem ser conduzidas e registradas separadamente ou em qualquer combinação, na forma adequada para o produto e a organização.”

Resumindo todo projeto deve ser planejado antes de sua execução, planejamento é fator de sucesso para qualquer empreendimento.

Etapa 2: Identificação das entradas dos projetos

“Essas entradas devem incluir

a) requisitos de funcionamento e de desempenho,

b) requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis,

c) onde aplicável, informações originadas de projetos anteriores semelhantes, e

d) outros requisitos essenciais para projeto e desenvolvimento.

As entradas devem ser analisadas criticamente quanto à suficiência. Requisitos devem ser completos, sem ambiguidades e não conflitantes entre si.”

Ou seja, entradas de um projeto é tudo aquilo que deverá ser feito e agregado ao mesmo. As entradas de um projeto deverão ser verificáveis para checar se as mesmas foram concluídas conforme disposições planejadas.

Etapa 3: Análise critica de projetos

“Análises críticas sistemáticas de projeto e desenvolvimento devem ser realizadas, em fases apropriadas, de acordo com disposições planejadas) para:

a) avaliar a capacidade dos resultados do projeto e desenvolvimento em atender aos requisitos, e

b) identificar qualquer problema e propor as ações necessárias.

Entre os participantes dessas análises críticas devem estar incluídos representantes de funções envolvidas como(s) estágio(s) do projeto e desenvolvimento que esta (ão) sendo analisado(s) criticamente. Devem ser mantidos registros dos resultados das análises críticas e de quaisquer ações necessárias .

É importante ressaltar que  análise critica é uma verificação ou uma checagem afim de prevenir qualquer tipo falha na execução do projeto.

Etapa 4: Verificação e validação

“A verificação deve ser executada conforme disposições planejadas para assegurar que as saídas do projeto e desenvolvimento estejam atendendo aos requisitos de entrada do projeto e desenvolvimento. Devem ser mantidos registros dos resultados da verificação e de quaisquer ações necessárias”.

A validação do projeto e desenvolvimento deve ser executada conforme disposições planejadas , para assegurar que o produto resultante seja capaz de atender aos requisitos para aplicação especificada ou uso pretendido, onde conhecido. Onde for praticável, a validação deve ser concluída antes da entrega ou implementação do produto. Devem ser mantidos registros dos resultados de validação e de quaisquer ações necessárias”.

Nesta etapa vale lembrar a importância da validação do projeto, que onde for possível deve ser feita antes da entrega do projeto ao cliente. Deve ser dado atenção também para a geração de evidencias, que são chamadas pela norma de registros. Esses registros são comprovantes que todas as etapas foram cumpridas.

Etapa 5: Controle de alterações de projeto e desenvolvimento

“As alterações de projeto e desenvolvimento devem ser identificadas e registros devem ser mantidos. As alterações devem ser analisadas criticamente, verificadas e validadas, como apropriado, e aprovadas antes da sua implementação. A análise crítica das alterações de projeto e desenvolvimento deve incluir a avaliação do efeito das alterações em partes componentes e no produto já entregue. Devem ser mantidos registros dos resultados da análise crítica de alterações e de quaisquer ações necessárias”

Fechando o ciclo de controle caso seja necessário fazer alterações nos projetos a norma pede que todo o ciclo de controle seja realizado novamente inclusive para partes do projeto e ou produtos já entregue.

images

Como você pode ver, não importa o método técnico utilizado, o importante é colocar gestão na execução dos projetos.

Pratique essa ideia.

 

Sobre o Colunista: 

Mário Lúcio F. Paiva é consultor especialista em gestão empresarial, com mais de 15 anos de experiência, Auditor Líder nas normas ISO 9001 e ISO 14001, graduado em Normalização e Qualidade Industrial pelo CEFET-MG e pós-graduando em Gestão da Excelência nas Organizações pelas faculdades Pedro Leopoldo. Professor nas Faculdades UNI-BH, UNA e Pitágoras. Consultor credenciado junto a FIEMG e Prefeitura Municipal de Contagem-MG. Diretor da TNQ CONSULTORIA (www.tnq.com.br e venha curtir a Fanpage da TNQ).

E-mail de contato: contato@tnq.com.br .

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×