Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Estratégias para Elaboração do Plano de Ataque na Construção Civil

Publicado em 10/08/2015

Resumo

O estudo tem como objetivo sintetizar uma das funções do Engenheiro de Planejamento, que são as Estratégias de Plano de Ataque, e exemplificar esta função no âmbito da construção civil. A proposta desse artigo é evidenciar a importância dessas estratégias na execução do projeto, focando atender as necessidades do cliente, no que diz respeito a prazo, porém levando em consideração também a racionalização na distribuição dos recursos de mão-de-obra a serem disponibilizados, estabelecendo um planejamento que evite implicações no que diz respeito a custos excessivos, no decorrer da obra. As estratégias poderão sofrer alterações caso apareça necessidade durante a execução do projeto.

Destaca-se que o Plano de Ataque deverá obedecer à sequencia executiva definida no cronograma de atividades para que se possa obter os resultados esperados, concluindo com êxito todo o Planejamento realizado para esta etapa.

 Introdução

 A etapa de Planejamento é de grande importância para o período de execução de uma obra. O assunto proposto é fundamental para a redução de custos, racionalização de materiais e prazos de entrega, visando um maior lucro entre as empresas.

Mesmo com as constantes evoluções no setor da construção civil, percebe-se que as empresas ainda encontram grandes dificuldades em aplicar as definições do que foi planejado na etapa de execução do projeto, perdendo valores que foram investidos inicialmente para atingir resultados pré-estabelecidos.

O pensamento estratégico não prende uma empresa a um plano formal, rígido. Procura gerenciar a incerteza observando sistematicamente novos problemas e ambientes, usando conhecimento de eventos prévios e então se decidindo pela melhor ação. É a prática da observação e análise combinada com a realimentação, bastante usada em engenharia.

Antes de iniciar a definição das estratégias do Plano de Ataque é necessário que o Engenheiro de Planejamento tenha conhecimento dos serviços que serão realizados, os índices de produtividade da equipe dimensionada conforme necessidade do prazo e a disponibilidade dos recursos a serem utilizados antes da data prevista para o inicio do serviço. Todo plano de ataque precisa ser checado durante o processo.

“O primeiro passo necessário para que se tenha um bom planejamento de obra é a organização. A construção de um modo geral é um complexo que se deve ser bem caracterizado quanto seus insumos (materiais, mão de obra e equipamentos). É baseada neste fato que se constata a necessidade de um plano, discriminando-o e procurando-se organizar as várias fases da execução da obra e ao mesmo tempo, englobando tudo que afete diretamente a construção.” (pág. 27, Goldman Pedrinho).

Material e Métodos (ou Desenvolvimento)

O conteúdo teórico foi construído através de pesquisas pela internet, onde foi usado: dissertações, livros, artigos, revistas. Também foram levadas em consideração como conteúdo, as opiniões de profissionais que atuam na área.

A aplicação dos conceitos será realizada por um estudo de caso, onde se analisará o planejamento de execução de uma construtora prestadora de serviços às mineradoras em Minas Gerais.

Esta obra é de pavimentação e foi planejada respeitando toda à sequência executiva que havia sido apresentada no Cronograma de Atividades, visando atender as necessidades do cliente. Nesse Cronograma de Atividades foram apontados os possíveis problemas de natureza climática, administrativa, técnica e segurança, época do início dos trabalhos, período de execução, consequência da localização, tipo da obra e outros fatores condicionantes para construção.

2

 

No gerenciamento da obra, a empresa prestadora de serviço disponibilizou uma equipe composta por gerentes, engenheiros, técnicos e administradores com experiência na condução de projetos similares, garantindo assim o atendimento ao escopo, prazo, custo e qualidade.  Partiu-se pelo planejamento diretor elaborado na fase de orçamentação, o qual poderia ser revisado à medida que os projetos executivos fossem entregues e as áreas liberadas.

O empreendimento foi executado obedecendo a uma sequência lógica definida no cronograma de serviços, os quais foram atacados de acordo com as quantidades de execução.

3

No cronograma de permanência de equipamentos, foram disponibilizados os equipamentos que seriam necessários para evoluir diferentes frentes de trabalho, mecanizando ao máximo os processos executivos e garantindo assim o cumprimento do cronograma.

Havia sido planejado também a mobilização de equipamentos para movimentação de terra,pavimentação, fabricação de formas, transporte e lançamento de concreto, dentre outros.

4

Como resultado para um bom plano de ataque desenvolvido pelo Engenheiro de Planejamento temos a execução da obra caminhando em sintonia com o custo e prazo estimados nas propostas técnica e comercial.

 Conclusões

O plano de ataque é o ato de elaborar um roteiro de atividades a ser seguido para realização de um empreendimento. É o processo de estabelecer, com antecedência, as ações, os recursos e os meios necessários para a execução de um projeto. Todo o desenvolvimento do projeto tem como objetivo a execução do empreendimento dentro do prazo, escopo e custo orçados, visando a entrega dentro do contrato firmado.

Portanto a utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos, bem como o plano de ataque, tem se mostrado essencial na condução de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

 Referências

 Goldman, Pedrinho. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira. 4ª Ed. SP: PINI, 2008.

Couto, A. C. O Planejamento na Construção Civil: Conceitos Fundamentais. 2010. 9p. Artigo Curso de Gestão de Projetos, Universidade PUC-Minas

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Marcus Souza, Engenharia de Telecomunicações. E-mail de contato: marvinjos@hotmail.com

Poliana Taise, Engenharia de Produção. E-mail de contato: polianataise@hotmail.com

 

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 10a Turma de Engenharia de Planejamentos – GPENT –  com a coordenação do Prof. Ítalo Coutinho do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×