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Fatores externos que afetam o sucesso de um projeto

Publicado em 04/01/2016

Resumo

Fatores Externos do Projeto, são talvez pontos mais importantes, estejam presentes em qualquer fase do desenvolvimento, sempre lembrar que os esforços, insumos, pessoas, equipamentos, etc,  de um projeto  existe um prazo para acabar, sendo assim o presente artigo irá tratar o que um ou muitos Fatores Externos afetam o sucesso de um Projeto. 

projetos

Introdução

Com o mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas buscam novas alternativas de crescimento para suas atividades. Com isso surge o desenvolvimento de novos projetos nas organizações. No intuito de se expandir, buscar novas tecnologias, maior lucratividade ou até mesmo sua permanência no mercado.

No entanto, o desenvolvimento de novos projetos deve ser bem analisado pelas organizações. As mesmas devem realizar estudos referentes a uma série de fatores  que este projeto possa sofrer, como por exemplo, os fatores externos, que são condições que podem escapar do controle de uma equipe de projeto.

Cronenbroeck (2004) define que em projetos internacionais estão envolvidos diversos fatores externos que influem em tais projetos que precisam ser tratados com atenção ao longo do ciclo de vida dos projetos. São apontados como fatores relevantes em projetos internacionais: leis e políticas, segurança, geografia, economia, infraestrutura e cultura.

Desenvolvimento

Muitos fatores externos podem prejudicar o sucesso de um projeto, estes fatores podem ser previstos ou não, entretanto não há controle direto sobre eles.

Uma série de análises é necessária para concretizar um projeto, análises que englobam uma gama de atividades e especificidades que devem seguir legislações vigentes, cumprimento de  normas, procedimentos e políticas locais. Em grande maioria os projetos contribuem para o sucesso de novos serviços, empreendimentos ou produtos, e durante a fase de planejamento e execução são inúmeras atividades dependentes entre si que definem seu progresso. Não é parte de nosso trabalho citar tais atividades internas com os diversos setores correlacionados ao qual o projeto está envolvido, iremos citar alguns fatores que devem ser avaliados antes e após sua implantação que, as vezes, são considerados como imprevistos. São eles:

Segurança: Fator de grande consideração nas organizações em geral. É um fator que se estende a diferentes ramos e destes levam em importância a peculiaridade de cada atividade. Investir em segurança resulta em maior produtividade, redução de custos e dos acidentes e doenças ocupacionais fora e dentro das organizações, consequentemente em valorização da empresa ou projeto. Os riscos de segurança eminentes podem ocasionar em remanejamentos de equipes, gastos excessivos e paralisação do seu projeto.

Clima: Mudanças de temperaturas extremas, tempestades,  alto índice de pluviosidade em uma determinada região, podem ocasionar cancelamento de operações e consequentemente atraso no projeto.

Cultura: Existem vários tipos de costumes, valores, religiões, idiomas, hábitos, enfim  diferentes aspectos culturais que devem ser bem gerenciados para evitar conflitos.  Uma maneira que as empresas adotam são projetos sociais ou eventos que possibilitam contato e entrosamento entre as pessoas e que de alguma forma beneficiam  trabalhadores do projeto e comunidade envolvida. É necessário saber lidar com as diferenças, com as culturas para que se tenham bons resultados e não ocorram manifestações por insatisfação da comunidade que possa impactar diretamente no projeto.

Economia: A economia também influencia no planejamento e execução dos projetos. A taxa de câmbio é um fator que deve ser avaliado; pode ocorrer no decorrer do projeto variações na moeda e crises que prejudiquem as atividades envolvidas. A inflação também pode influenciar no fluxo de caixa dos projetos, pois o mesmo faz com que pessoas e instituições envolvidas tenham perda de renda disponível. Qualquer mudança que ocorra ou devido a má condição econômica onde será realizado o projeto, pode acarretar grandes problemas como falta de investimento ou perda de capital para execução do projeto.  Para isso deve ser estudado o índice de desenvolvimento humano, qualidade de vida, estabilidade política, corrupção, índices de pobreza, entre outros.

Infraestrutura: A infraestrutura para execução das atividades avalia quais as necessidades do projeto em relação aos serviços caracterizados para seu desenvolvimento como de comunicação, saúde, transporte, educação, energia, água,  etc.  Deve ser considerado as condições de infraestrutura no estudo de viabilidade financeira na fase de estudo o projeto.

Geografia: Disposição geográfica é um fator externo avaliado para atender estrategicamente em benefício do projeto como, por exemplo, em uma determinada região há mais recursos e agilidade para acesso que em outras. Desastres naturais, trabalhos em áreas remotas devem prever planejamento para locomoção, plano de emergência para as catástrofes.

Leis e Políticas: O projeto deve seguir as legislações da região e país onde será realizado. Levantar os custos para contratação de pessoal conforme as leis trabalhistas, avaliar a parte tributária a qual o projeto estará envolvido, fiscalização, os interesses de benefícios devem estar em comum acordo entre as partes interessadas, são todos itens de avaliação e cumprimento deste fator externo.

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Figura 1: Fatores ambientais em projetos internacionais.

Adaptado de Cronenbroeck (2004)

Dicas

  • Ter escopo, custo e prazos dos projetos claramente definidos e alinhados.
  • Elaborar um bom planejamento, mitigando os riscos inerentes ao projeto.
  • Acompanhar as etapas do projeto para levantar os eventuais desvios e imprevistos.
  • Informar os Stakeholders, caso o impacto de um fator externo possa comprometer o andamento e conclusão do projeto.

 Conclusão

Cada projeto é único, os problemas decorrentes, em geral, raramente têm uma causa fundamental. Pelo contrário, são geralmente causados pela interação de vários problemas menores, e cada projeto de uma forma diferente. Para o sucesso de um projeto que atenda escopo, prazo, qualidade e custo, vários aspectos diferentes devem ser atendidos; e estes devem estar discriminados e previstos na fase de planejamento, a fase ideal para correlacionar e otimizar o objetivo proposto do projeto. Quando avaliados, os fatores externos citados neste artigo contribuem positivamente a fim de maximizar a eficiência das áreas do projeto como um todo.

Referências:

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Sobre os Autores:

Isabella Masson; Administradora de empresas graduada na Universidade FUMEC. Pós-graduado em Aperfeiçoamento em Administração de Compras pelo IETEC. Atuação em gestão de contratos de serviços. E-mail de contato: isabella.masson78@gmail.com.

Fernanda Mattos; Graduada em Administração pela Universidade UNA, MBA em Controladoria e Auditoria. Atuação em planejamento e projetos. E-mail de contato: fernandamsbh@yahoo.com.br.

Alison Silva; Graduado em Gestão de Produção pela PUC MG, Técnico Mecânico pelo CEFET MG. Atuação em planejamento e projetos na COMAU – Systems, Power Train. E-mail de contato: alisonsilva.bh@gmail.com.

Renata Maciel; Graduada em Engenharia de Produção pela UNIPAC, Técnica em Eletrônica, Auditor Líder ISO 9001/2008 e Green Belt em Lean Six Sigma. Atuação em Controle e Garantia da Qualidade.
E-mail de contato: renata.maciel55@gmail.com

Contexto: Artigo apresentado como trabalho da matéria de Gestão de Projetos ministrada pelo Prof. Ms. Ítalo Coutinho da turma GPPP (Pós em Gestão de Projetos) T155 do IETEC.

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