Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

MASP – Método de Análise e Solução de Problemas

Publicado em 06/10/2014

Resumo:

O MASP, Método de Análise e Solução de Problemas, é um método prescritivo, racional, estruturado e sistemático para o desenvolvimento de um processo de melhoria num ambiente organizacional, visando solução de problemas e obtenção de resultados otimizados. É um roteiro utilizado para resoluções de problemas em empresas e trata-se de uma metodologia para manter e controlar a qualidade de produtos, processos ou serviços.

Conceito:

O MASP é um caminho ordenado, composto de passos e sub-passos pré-definidos para a escolha de um problema, análise de suas causas, determinação e planejamento de um conjunto de ações que consistem uma solução, verificação do resultado da solução e realimentação do processo para a melhoria do aprendizado e da própria forma de aplicação em ciclos posteriores. O MASP prescreve como um problema deve ser resolvido e não como ele é resolvido, contrapondo dois modos de tomada de decisão que Bazerman (2004) denomina de “modelo prescritivo” e “modelo descritivo”. O MASP segue o primeiro modelo e por esse motivo é também definido como um modelo racional. Partindo também do pressuposto de que toda solução há um custo associado, a solução que se pretende descobrir é aquela que maximize os resultados, minimizando os custos envolvidos. Há, portanto, um ponto ideal para a solução, em que se pode obter o maior benefício para o menor esforço, o que pode ser definido como decisão ótima.

A construção do MASP como método destinado a solucionar problemas dentro das organizações passou pela idealização de um conceito, o ciclo PDCA, para incorporar um conjunto de idéias inter-relacionadas que envolvem a tomada de decisões, a formulação e comprovação de hipóteses, a objetivação da análise dos fenômenos, dentre outros, o que lhe confere um caráter sistêmico.

Embora o MASP derive do ciclo PDCA, é importante que não se confunda os dois métodos, pois o MASP é um método eficaz e procura resolver problemas de forma rápida e objetiva e com menor custo a empresa, ou seja, é um método que tem como característica a racionalidade utilizando lógica e dados.

Etapas e Aplicação:

gestao

Figura 1: MASP – Método de análise e solução de problemas

O MASP é formado por oito etapas:

  • Etapa 1: identificação do problema;
  • Etapa 2: observação;
  • Etapa 3: análise;
  • Etapa 4: planejamento da ação;
  • Etapa 5: ação;
  • Etapa 6: verificação;
  • Etapa 7: padronização;
  • Etapa 8: conclusão.

A estrutura de oito etapas apresentada abaixo é a mais conhecida e mais utilizada em grupos de melhoria e em Círculos de Controle da Qualidade – CCQs:

1) Identificação do problema: definir claramente o problema e reconhecer sua importância. Dentre diversos problemas, selecionar o mais importante, elaborar o histórico do problema, fazer o balanço de perdas e ganhos, estabelecer metas a alcançar e nomear responsáveis pela execução do MASP.

2) Observação: investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista. Deve-se descobrir as características do problema através de coleta de dados e através de observação no local, além de se elaborar cronograma e orçamento (para conclusão do MASP).

3) Análise: descobrir as causas fundamentais e definir as causas mais influentes. Estabelecer hipóteses (definir e justificar as causas mais prováveis), verificar / testar as hipóteses, elaborar contramedidas às causas fundamentais e testar a consistência do bloqueio dessas causas, além de averiguar possíveis efeitos colaterais.

4) Planejamento da ação: definir estratégia de ação e conceber um plano para bloquear as causas fundamentais.

5) Ação: bloquear as causas fundamentais, além de treinar pessoal e realizar medidas para checar resultados obtidos.

6) Verificação: verificar se o bloqueio foi efetivo, além de comparar resultados obtidos com os previstos, listar efeitos colaterais não previstos e verificar nível de bloqueio observado (grau de eficácia do plano de ação).

7) Padronização: prevenir contra o reaparecimento do problema, além de definir mudanças que devem ser incorporadas ao Procedimento Padrão Operacional, além de se revisar padrão (modificar / comunicar) e realizar treinamento pessoal para cumprimento padrão.

8) Conclusão: recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro, além de elaborar relatório sobre o MASP.

 Exemplo de utilização do MASP no gerenciamento de processos:

gestao

Figura 2: MASP – utilização no gerenciamento de processos

NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de MASP – Método de Análise e Solução de Problemas.

Referências:

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Autora: Tatiane Soares: Engenharia de Produção. Atuação na área de planejamento e controle; Elaboração de cronogramas através do MS Project; Programação de atividades e levantamento de recursos; Elaboração de Planos de Ação relacionados a desvios do Planejamento; Experiência em medição (Homem/Hora) e Forecast (Previsão trimestral de faturamento e custo); Atuação na criação de relatórios gerenciais e análise de indicadores de KPIs (turnover , absenteísmo, produtividade e segurança). Conhecimento dos softwares: Primavera P6, MS Visio, Engeman, SAP, Excel Avançado, Access e MS Project. E-mail: engpro.tatiane@yahoo.com.br

Autor: Victor Meira Maia Dias: Engenharia Civil pela Universidade Fumec. Experiência como Responsável Técnico em obras de edificação residencial e comercial e obras de infraestrutura urbana; Experiência em execução de projetos de segurança em rodovias. Conhecimento dos softwares: Primavera, MS Project, Autocad Avançado e Excel Avançado. E-mail: victormeiramd@yahoo.com.br

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 9a Turma de Engenharia de Planejamento com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×