Modelos de Termo de Abertura de Projeto

Resumo:

Este artigo apresenta uma série de aspectos que devem ser considerados na elaboração ou na análise de termos de abertura de projetos. A partir da identificação destes itens é proposto um conteúdo mínimo para que este documento cumpra adequadamente sua função: permitir ao responsável na organização a avaliação e autorização da existência de um projeto, a partir de uma adequada definição de seu escopo e alocação dos recursos necessários para sua execução.

1. Introdução

O primeiro processo constante no PMBOK do PMI (2013) para iniciar um projeto é o desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto. Este documento tem por função definir de forma clara os limites do projeto, criar um registro de sua existência e, o mais importante, gerar o comprometimento e a formalização de sua aceitação pela alta administração da organização. O Termo de Abertura é o documento que designa o gerente do projeto e lhe dá autoridade para planejar e executar o projeto.

Apesar de sua importância, muitas vezes o Termo de Abertura é tratado simplesmente como um documento formal, sem o necessário cuidado em sua elaboração, o que pode gerar uma série de dificuldades e, inclusive, chegar a comprometer o sucesso do projeto.

Este artigo apresenta as principais características e uma proposta de conteúdo de referência para um Termo de Abertura de Projeto.

 gestao

2. Informações básicas e técnicas para elaboração de um Termo de Abertura de Projeto

Para elaborar um Termo de Abertura de Projeto, o primeiro passo é identificar as informações disponíveis sobre o projeto, que podem variar de forma significativa, especialmente entre as disponíveis no caso de um projeto interno e um projeto executado por terceiros. Segundo o PMI (2013), a Declaração de Trabalho é um das principais entradas do projeto e especifica a necessidade de negócio, a descrição do escopo do produto e o planejamento estratégico. Outros documentos que podem ser utilizados são business cases (fornecendo informações relevantes do ponto de vista do negócio), acordos, informações sobre as condições ambientais da organização e ativos de processos organizacionais. Se for um projeto externo, a principal entrada é o contrato.

Entre as técnicas para elaboração do Termo de Abertura temos o julgamento de especialistas e técnicas de facilitação, como brainstorming, resolução de conflitos e reuniões.

3. Conteúdo de um Termo de Abertura de Projeto

A partir das entradas e das técnicas identificadas pelo PMI (2013), qual o conteúdo esperado para um Termo de Abertura de Projeto? Segundo Silva (2011) um Termo de Abertura de Projeto deveria conter informações que esclarecessem os seguintes pontos:

  • Justificativa para o projeto: sequência de fatos, conclusões e opiniões que resultaram no projeto ser escolhido como um dos focos da atenção (e dos investimentos) da organização.
  • Objetivos do projeto: os produtos que o projeto irá gerar para a Organização.
  • Principais características dos produtos do projeto: requisitos fundamentais, de alto nível, tais como capacidades a serem alcançadas, padrões a serem seguidos.
  • Riscos: identificar e analisar os riscos mais relevantes, os problemas já conhecidos que serão detalhados no Gerenciamento de riscos.
  • Cronograma de Marcos: grandes fases ou entregas do projeto, numa estimativa top-down que leve em conta os riscos já identificados.
  • Orçamento resumido: expectativas de custos ou restrição orçamentária, caso já esteja definida no planejamento estratégico da organização.
  • Designação do gerente de projeto e identificação do patrocinador.
  • Premissas: itens assumidos como verdadeiros, que se não forem verdadeiros irão afetar o projeto.
  • Restrições: fatores que limitam o projeto, como prazos, custos e qualidade.

Westland (2013) cita mais alguns itens que deveriam constar em Termo de Abertura:

  • Clientes: pessoa ou organização responsável por receber os entregáveis quando o projeto é realizado.
  • Stakeholders: lista das partes interessadas, com identificação de sua responsabilidade e função no projeto.
  • Estrutura: levantamento das funções essenciais na organização para realização do projeto, com levantamento das linhas de reporte, para elaboração futura do organograma do projeto.
  • Planejamento de Recursos: Desenvolver um plano que resume os fundos incluídos na realização do projeto, listando o trabalho, equipamentos e materiais envolvidos. Base para elaboração do orçamento e identificação dos recursos financeiros necessários.
  • Dependências: Citar algumas dependências chave e sua criticidade ao projeto. A dependência é definida como uma ação que é, provavelmente, um impacto sobre o projeto durante o seu ciclo de vida.

A partir de exemplos de Termos de Abertura de Projetos (DINSMORE; SILVEIRA NETO, 2007; BRITTO, 2013; ETICE, 2012; SOTILE, 2006; CONFEA, 2011; SILVA, 2013; LANZ, 2013) podemos identificar mais algumas informações úteis:

  • Alinhamento estratégico: descrição do(s) objetivo(s) estratégico(s) da organização ao qual o projeto está relacionado.
  • Escopo sumário: descrição do escopo do projeto, deixando claro o que está previsto, além de identificar o escopo negativo, isto é, o que não faz parte do parte do projeto.
  • Estratégia de execução: primeiras medidas para iniciar o planejamento e a execução do projeto, a partir de sua aprovação.
  • Critérios de sucesso: principais métricas que indicam o atingimento dos objetivos, tais como indicadores de qualidade, marcos de realização.
  • Avaliação financeira: Fluxo de caixa, cálculo do valor presente líquido, taxa interna de retorno e payback do projeto.
  • Impactos do projeto: principais benefícios e possíveis impactos negativos do projeto.
  • Plano de contingência: alternativas inicialmente identificadas para enfrentar riscos, restrições e premissas que eventualmente não forem verdadeiras.
  • Plano inicial de comunicação: planejamento da comunicação inicial para envolvimento dos principais stakeholders no projeto.

Como pode ser percebido, alguns itens propostos tem conteúdo semelhante. Cabe a organização e ao gerente de projetos definir os itens mais relevantes e sua aplicabilidade ao projeto em questão.

4. Desenvolvimento e aprovação do Termo de Abertura

Os termos de abertura de projetos, enquanto documentos que visam à aprovação formal de um projeto devem ser desenvolvidos tendo em vista este objetivo. Desta forma sua linguagem deve ser adequada ao nível gerencial de aprovação, a redação deve ser simples e objetiva, apresentando fatos e dados. As justificativas e os objetivos do projeto precisam estar relacionados aos objetivos estratégicos da organização que serão atendidos.

Além da aprovação formal do projeto, o termo serve como ponto de partida para a designação formal do gerente do projeto, equipe inicial e demais recursos necessários para o projeto começar a ser planejado e executado. Conseguir o envolvimento e o comprometimento da alta administração com o projeto é um dos principais resultados esperados de um termo de abertura bem elaborado.

Considerações finais

A proposta deste artigo foi a apresentação das características e do conteúdo mínimo de um Termo de Abertura de Projeto, que cumpra suas funções de autorizar formalmente o projeto, designar o gerente e conceder a este a autoridade para utilizar os recursos da organização na execução das atividades do projeto.

O modelo proposto deve refletir as práticas do setor de atuação da empresa, por isso está sujeito a revisões e a adaptações ao contexto de cada organização.

Faça download de Modelos de Termo de Abertura de Projeto (TAP):

Referências:

BRITTO, Ricardo. Gerenciamento de Projeto: Criando o Termo de Abertura III. 2013. Disponível em <http://pmkb.com.br/artigo/gerenciamento-de-projeto-criando-o-termo-de-abertura-iii> Acesso em 25/10/2013.

DISNMORE, Paul C.; SILVEIRA NETO, Fernando H. Gerenciamento de Projetos: como Gerenciar seu Projeto com Qualidade, dentro do Prazo e Custos Previstos. Editora Qualitymark. 3ª edição. 2007.

PMI – Project Management Institute. A guide to the Project management body of knowledge (PMBOK Guide). 5a edição. 2013.

SILVA, Fabiana. Como elaborar um termo de abertura de Projeto. E-How. 2013. Disponível em <http://pmkb.com.br/artigo/como-elaborar-um-termo-de-abertura-do-projeto> Acesso em 25/10/2013.

SILVA, Carlos Sérgio Mota. Dicas para a Elaboração de Termos de Abertura de Projetos. 2011. Disponível em <http://pmkb.com.br/artigo/dicas-para-a-elaboracao-de-termos-de-abertura-de-projetos> Acesso em 25/10/2013.

WESTLAND, Jason R. et al. How to make your project chart. 2013. Disponível em <http://www.wikihow.com/Make-Your-Project-Charter> Acesso em 25/10/2013.

Luciano_lanz

Sobre o Colunista: Luciano Quinto Lanz, certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI, Doutorando em Administração e Mestre em Administração pela PUC/RJ, MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ, Pós-graduado em Auditoria Fiscal e Tributária pela UGF e em Docência do Ensino Superior pela UCAM-RJ, graduado em Administração pela UFRGS. Trabalha há mais de quinze anos na área financeira, em empresas como IBM Brasil, TV Globo, Embratel, Sistema Globo de Rádio e Concremat. Atualmente trabalha no BNDES.

E-mail de contato: lqlanz@yahoo.com.br

renata_lanz

Sobre a Colunista: Renata Lanz, Engenheira de Telecomunicações pela UFF, Mestre em Telecomunicações pela PUC-Rio, MBA em Marketing pela FGV e certificada como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. Atualmente trabalha na Oi Telecom na área de Produtos para o Segmento Empresarial.

E-mail de contato: remartins02@yahoo.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

1 comentário


  1. 2 meses atrás  

    O projeto nasce a partir de uma ideia existente na cabeça de alguém buscando uma melhoria ou solução de determinado problema.
    O termo de abertura serve para tornar essa ideia publica para todas as pessoas envolvidas no projeto, definindo assim a justificativa, a necessidade, objetivos do projeto, assim também como seus limites. Como se trata de um documento inicial nem todas as informações estão disponíveis em detalhes. O termo de abertura deve ser um documento claro garantindo o alinhamento das expectativas dos Stakeholders e o comprometimento com objetivos realistas.

    lucas Siqueira

Deixe uma resposta