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Opinião da Lilian: o papel estratégico da metodologia na gestão de projetos

Publicado em 03/04/2017

RESUMO

A Gestão de Projetos (GP) exerce um papel estratégico na conciliação de interesses, tornando-se um fator crítico de sucesso na condução eficiente e eficaz de projetos. Quando se cria e institui uma metodologia de Gestão de Projetos, baseada na Linha PMI (Project Management Institute), que é apresentada como ferramenta pelo PMO (Project Management Office), desenvolve-se atributos essenciais que se tornam vantagens estratégicas, sustentável e duradoura alinhados a princípios e práticas que levam a resultados efetivos.

INTRODUÇÃO

A metodologia objetiva a identificação adequada do escopo do projeto, cumprindo com os requisitos baseados na Tripla-Restrição (atendimento do escopo, prazo e custo predefinidos) que compõe o gerenciamento de projetos.

Em adição, permite uma equivalência entre os modelos PMBOK (Project Management Body of Knowledge) e o ciclo PDCA (Plan–Do–Check–Act – Figura 1). A aplicação de uma metodologia na gestão de projetos estabelece acompanhamento contínuo dos projetos e, também possibilita a rápida identificação e correção de desvios, assim como a transformação das ações bem sucedidas em procedimentos padrão.

 

Figura 1 – Fonte: Deming, Willian Edwards, 2005

Consta-se que, aplicando a metodologia de GP e focando os principais processos envolvidos no gerenciamento de projetos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento), a conclusão dos projetos no prazo definido, dentro do orçamento e com o nível de qualidade adequado será assegurada.

Ademais, atingidos os objetivos iniciais e a eficácia da metodologia de GP, os esforços serão voltados para desenvolver e melhorar os processos, atualizar softwares e meios de comunicação, reciclar a equipe e obter os melhores resultados das lições aprendidas.

Pretendemos demonstrar que trabalhar segundo uma metodologia de GP é essencial para obter sucesso na expansão da cultura de gerenciamento de projetos e gerar resultados sustentáveis em uma organização.

Os desafios na definição de uma linha Estratégica para potencializar a implementação de uma metodologia de gestão de projetos, e que impacte diretamente no resultado do negócio, são:

  • Incluir metas e objetivos iniciais de negócios no formulário do indicador de desempenho chave;
  • Descrever de forma clara e concisa o papel do PMO e como ele contribuiu para um resultado empresarial bem-sucedido;
  • Tratar a implementação da metodologia de GP como uma iniciativa estratégica chave e não simplesmente um desafio.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Cabe ressaltar que, para se aplicar uma metodologia de Gestão de Projetos, o PMO tem que estar alinhado as principais diretrizes estratégicas da organização. E os esforços em curso para padronizar, medir, controlar e melhorar as capacidades do projeto, programa e portfólio, organizados e integrados, para que essas diretrizes indiquem e estabeleçam que tipo de ação possa melhorar os processos e os pontos a serem corrigidos.

Destarte, acreditamos que a implementação estratégica de uma Metodologia na Gestão de Projetos, garante a perenidade e sustentabilidade da autonomia do PMO, contribuindo com a taxa de sucesso dos projetos e resultando em ações que otimizem as operações e potencializem as boas práticas em Gestão de Projetos.

 

REFERÊNCIAS

  • COUTINHO, H. L. N. Gestão estratégica de projetos – Um aspecto crítico na execução da estratégia. Curitiba: Revista Mundo, 2006.
  • CRAWFORD, J. K. Making a Place for Success, Project Management Best Pratices Report, Junho de 2000.
  • DRUCKER, P. Fator Humano e Desempenho. São Paulo: Pioneira, 1997.
  • JURAN, Joseph M. Juran na Liderança Pela Qualidade: um guia para executivos. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1993.
  • KERZNER, H., Gestão de Projetos As Melhores Práticas. Porto Alegre. Bookman. 2002.
  • MARTINS, V. A.; MARTINS, M. R.. Competências organizacionais para Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO): ensaio para um modelo de análise. 2005 (Seminários em Administração). Disponível em http://www.ead.fea.usp.br/emead/8semead/resultado/trabalhosPDF/361. pdf>.Acesso em 11/07/2007.
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos: Terceira edição – Guia PMBoK. 2004. Editora Project  Management.
  • NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 225 p.
  • PRADO, Darci, Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos nas Organizações, INDG.
  • PMI – Project Management Institute. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). 5th ed. Pennsylvania: Project Management Institute Inc. 2013.
  • REBOUÇAS de oliveira, Djalma de Pinho, Administração de Processos: Conceitos, Metodologia, Práticas, Atlas
  • TREFF L, BATTISTELLA LR. Inovação em Gestão de Projetos na Administração Pública. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.

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Sobre a Colunista: 

Lilian TreffMestre em Gestão Empresarial – Programa de Mestrado Profissionalizante pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Didática do Ensino Superior, pela Universidade Mackenzie, em Gestão de Projetos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP e em “Gestão do Conhecimento, Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional” (FIA/USP). Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena, com foco em Administração Escolar, pela Universidade São Judas Tadeu. Autora do livro Inovação em Gestão de Projetos na Administração Pública. Certificada em Coach – Personal & Professional Coaching (PPC) e Executive Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguística. Sólida experiência na criação de metodologia de gerenciamento de projetos, implementação de Project Management Office (PMO), e Change Management. Co-Autora (patente) do Registro de Programa de Computador – “Sistema de Gestão dos Resultados na Atenção em Saúde Bucal às Pessoas com Deficiência para Sistema Único de Saúde” – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e UNESP. Atualmente Consultora de Projetos Change Management – Strategy Business. E-mail de contato: ltreff@uol.com.br

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