Publicado em 10/03/2015
Planejamento é tão importante que talvez se devesse gastar todo o tempo necessário para elaborá-lo de forma bem completa, antes, por exemplo, de se lançar um novo produto. Será mesmo verdade?
O Prof. Lúcio Fonseca apresenta e comenta a ideia de Sun Tzu, o mais antigo e respeitado estrategista, a respeito do assunto.
_____________________________________________________________________________________________
Fonte: Fundação Nacional da Qualidade – FNQ
“O VALOR DO TEMPO – ISTO É, ESTAR LIGEIRAMENTE ADIANTE DO ADVERSÁRIO – VALE MAIS QUE A SUPERIORIDADE NUMÉRICA OU OS CÁLCULOS MAIS PERFEITOS COM RELAÇÃO AO ABASTECIMENTO.”
(Sun Tzu, in: “A Arte da Guerra” – L&PM)
Comentário:
PLANEJAMENTO é fundamental, mas TIMMING também é fundamental. Não adianta esperar ter um produto totalmente acabado, testado, à prova de falhas, para lançá-lo no mercado. Quando o fizer, muito provavelmente estará ultrapassado, pois os tempos – e os concorrentes – são velozes.
O Windows (mesmo sendo, durante muito tempo, chamado de Rwindows e outros apelidos “carinhosos” ), é, há décadas, o líder de mercado entre os sistemas operacionais. Suas versões, lançadas sempre com pompa e circunstância, vão, na verdade, sendo aperfeiçoadas a partir dos feedbacks (não poucas vezes traduzidos em xingatórios) dos clientes. O mesmo se dá com os novos modelos de automóveis (os recalls estão aí, sempre presentes, para confirmar).
Os riscos desta estratégia são muito grandes e precisam ser muito bem calculados. Para praticá-la é preciso ter um “estoque de credibilidade”, uma metodologia consistente e confiável para ouvir os clientes e, especialmente, muita rapidez na solução de problemas. O timming não pode atropelar a obsessão pela qualidade nem ultrapassar os limites do razoável, sob pena de arruinar a imagem da empresa. A linha é tênue.
A arte é conseguir o equilíbrio entre o timming correto e o necessário tempo de planejamento.
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta