Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Pequenos grandes segredos da gestão: Estratégias e Planos – Parte 05

Publicado em 24/03/2015

Qual é a “entrega de valor” que uma empresa pode fazer a seus clientes?

O Prof. Lúcio Fonseca mostra as várias possibilidades propostas por Kotler, a maior referencia em Marketing,  e aponta para as consequências e cuidados necessários para algumas destas escolhas.

_____________________________________________________________________________________________

excelencia_gestao

Fonte: Fundação Nacional da Qualidade – FNQ

DEFINA E COMUNIQUE SEU POSICIONAMENTO DE VALOR:

(BENEFÍCIOS OFERECIDOS)

            – Mais por menos preço

            – Mais pelo mesmo preço

            – Mais por mais

            – O mesmo por menos

            – O mesmo pelo mesmo

            – Menos por muito menos

 (Phillipe Kotler – MARKETING DE A A Z – Ed. Campus )

 

Comentário:

“Não ter concorrentes” é um “sonho impossível”. E mais: se não tivermos concorrência, não teremos também estímulo para melhorar e nos superar. Uma chatura que colocaria em risco a própria perenidade da organização.

Já que estamos num ambiente competitivo, temos que escolher a melhor estratégia de posicionamento no “campo de batalha”.

Kotler nos dá algumas boas alternativas, mas é preciso ter claro que cada uma delas tem seu preço e seus riscos.

Os posicionamentos “Mais por menos preço” ou “O mesmo por menos”, por exemplo, podem levar a uma guerra de preços inconsequente e ruinosa, se a empresa não tiver suficiente experiência em negociação de grandes volumes com os fornecedores, como tem o Walmart e outros grandes.

Por isto, a definição do posicionamento deve ser feita com cuidado, com amplo apoio nos dados e fatos do mercado e com um diagnóstico rigoroso e profundamente realista de nossas forças e fraquezas, para não darmos um passo maior que as pernas.

lucio_fonseca

Sobre o Colunista:  Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes

E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br  – site: http://ffdigital.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×