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Principais Causas de Fracasso em Projetos

Publicado em 29/12/2015

Resumo

Este artigo visou por meio de pesquisa bibliográfica e conhecimento de seus autores vivenciados na área de gestão de projetos enumerar fatores de sucesso e insucesso de implementação. Estes fatores foram elencados no intuito de fazer com que as empresas e os profissionais desse setor (Gestores de projetos) os analisem e criem estratégias e controles específicos para correta implementação de um projeto.

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Introdução:

Para que se tenha um resultado satisfatório em desenvolvimento e implementação de projetos é de suma importância que haja um bom trabalho em equipe buscando sempre o aprendizado, analisando e avaliando dados de trabalhos anteriores comparando pontos positivos e negativos permitindo assim decisões acertadas para as proposições de melhorias.

Para Kerzner (2009) é preciso traçar a evolução e o crescimento do gerenciamento de projetos desde os primeiros dias da gestão de sistemas até o que algumas pessoas chamam de “gerenciamento de projetos moderno”. Já Soderlund e Lenfle (2013) colocam que estudar as práticas de projetos do passado e seu desenvolvimento, poderia apoiar no enfrentamento dos desafios encontrados atualmente, permitindo, assim, uma visão mais ampla das práticas da gestão de projetos.

É de suma importância que todo os envolvidos em determinados projetos saibam das possíveis falhas que podem ocorrer e quais os mecanismos a serem utilizados de forma a minimizar estes fatos que podem acarretar em projetos fracassados.

Isto se deve ao fato de que, a cada dia, a gestão de projetos vem se tornando cada mais importante não só no Brasil, como no mundo todo.

Por tanto o objetivo do presente artigo é abordar metodologias e estratégias para que empresas e profissionais da área obtenham êxito em seus projetos.

Desenvolvimento

De acordo com estudos realizados pela Escola de Gerenciamento de Cranfield no Reino Unido, 68% dos projetos são destinados ao insucesso. Com isso, duas grandes perguntas surgem:

– Por que os projetos falham?

– Por que as empresas deixam que projetos continuem falhando?

– Entre as causas mais importantes levantadas por pesquisas com vários engenheiros estão:

– Planejamento inadequado

– Definição do projeto

– Definição do escopo

-Além destas, outras causas bastantes comuns são:

– Alteração das especificações do projeto

–  Inexperiência dos gestores do projeto

– Cronograma e expectativas irreais

– Falta de suporte e envolvimento da alta gestão

– Falta de envolvimento do cliente

A seguir, é possível elucidar melhor as causas através de um maior detalhamento de cada uma delas:

 

Planejamento inadequado

Durante o planejamento de um projeto, são definidas metas, escopos, tarefas a serem realizadas, cronograma, alocação inicial de recursos e custos associados. Qualquer desvio significativo nestes quesitos, que pudessem ser previstos com antecedência, caracterizam uma falha no planejamento.

Definição de projeto

O projeto deve atender expectativas e necessidades do cliente. Quando ocorre uma falha nestes pontos, todo o projeto fica comprometido, pois sua adequação trará impactos negativos em vários itens de controle e delimitadores do projeto. Se esta adequação não for realizada, as consequências podem ser piores com a satisfação e confiança do cliente abaladas.

Definição do escopo

Qualquer alteração significativa no escopo impacta também em outros pontos importantes do gerenciamento de um projeto, como cronograma, custo, alocação de recursos, etc.

Alterações das especificações do projeto

Este tipo de causa um efeito cascata em todo o projeto, pois afeta negativamente praticamente todas as frentes de gerenciamento, inclusive as interfaces com fornecedores, prestadores de serviço e equipe de trabalho.

Inexperiência dos gestores do projeto

A falta de experiência dos profissionais responsáveis pelo projeto pode gerar um gerenciamento incompetente, uma inabilidade no gerenciamento de custos e uma alocação inadequada de recursos, comprometendo gravemente o gerenciamento e até mesmo a conclusão do projeto.

Cronograma e expectativas irreais

Quando expectativas extremamente exigentes são demandadas ou oferecidas, o trabalho aumenta também de forma incremental, fazendo com que a disponibilidade de recursos e a complexidade do gerenciamento também aumentem. Um cronograma agressivo, muitas vezes significa impactos negativos em qualidade, custos e planejamento. Quando estas duas frentes se unem com cronogramas otimistas e expectativas elevadas, o cenário se torna um dos mais desafiantes para um gestor de projetos.

Falta de suporte e envolvimento da alta gestão

A presença de um gestor com alto poder de decisão na equipe do projeto é extremamente necessária, seja um CEO, CIO, COO, CFO, etc., para projetos grandes e corporativos, seja um Diretor ou Gerente Executivo para projetos menores e mais locais ou regionais. Entre as principais causas para esta presença estão as diferenças entre os seres humanos presentes nas equipes, o que causa desentendimentos com relação ao curso de atuação, a necessidade de priorização de recursos e requisitos e a tomada de decisões difíceis tem que ser rápida e assertiva.

Falta de envolvimento do cliente

O cliente é quem vai utilizar o resultado do projeto, sendo assim, a sua satisfação é o principal indicador de sucesso. Quando o envolvimento do cliente não é suficiente, além de o projeto ficar exposto a retrabalhos, impactos como satisfação da equipe do projeto e do cliente, cronograma e custos são afetados diretamente

Dicas

  • Planeje correta e detalhadamente o projeto de forma a eliminar ou minimizar ao máximo os desvios significativos de forma a não impactar definições importantes/fundamentais desta etapa, tais como: metas, escopos, cronogramas e alocações de recursos
  • Verifique se o projeto atende as expectativas e necessidades do cliente, garantindo a satisfação e confiança. Acertos futuros trarão impactos negativos em itens de controle e delimitadores
  • Defina um escopo completo e detalhado, contendo um cronograma factível, custo adequado e a ideal alocação de recursos;
  • Os gestores do projeto devem ser experientes, a competência do bom gestor influencia todas as etapas que compõem um projeto;
  • Envolvimento de um ou mais gestores com alto poder de decisão na equipe, geralmente Diretor ou Gerente Executivo, visando minimizar impactos ao projeto relacionados a diferenças entre seres humanos, amenizar desentendimentos com relação ao curso de atuação, priorizações de recursos e requisitos e tomada de difíceis decisões;
  • Envolva o cliente no projeto, ele é quem vai utilizar o resultado do projeto – a satisfação deve ser dele.

Conclusão

Chegou-se a conclusão de que a grande maioria dos projetos falha em alguma área de conhecimento (ou até em mais de uma) e cabe ao gerente de projetos trabalhar de forma eficiente para minimizar ou anular estas falhas. Fazer com que os erros cometidos sejam uma lição para os projetos futuros também é uma excelente ferramenta de melhoria contínua das práticas de gerenciamento de projetos. Deve-se também fazer uso de modelos de projetos anteriores que foram bem sucedidos. As causas do fracasso de projetos podem variar de acordo com o tipo e com a fase em que se encontram, mas em geral, são sempre as mesmas (apesar de cada projeto ser único).

Assim sendo, para que um projeto seja considerado um sucesso, é necessário finalizá-lo dentro do que foi previsto e acordado e deve-se superar as expectativas do cliente final. Para isto, é primordial que a equipe não execute nada do projeto sem antes passar pela fase de iniciação e que revisões e atualizações no plano de projeto sejam feitas com frequência.

Referências:

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Marisa Cristiane Vidigal de Castro, Cursando MBA em Gestão de Projetos com ênfase em Engenharia de Vendas no IETEC com previsão de conclusão em 09/16. Formada em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela PUC-MG. Formação técnica em Eletrônica pelo CEFET-MG. Experiência de 8 anos em vendas técnicas, atendimento e visita a clientes, elaboração de propostas técnico-comerciais e negociações. Diversos cursos nas áreas de vendas e qualidade. E-mail de contato: marisa.vidigal@gmail.com

Gustavo Bragioni Vieira, Cursando MBA em Administração de Projetos com Ênfase em Logística no IETEC com previsão de conclusão em 03/2016. Graduado em Engenharia de Produção pela PUC Minas, trabalho a 4 anos como Analista de Logística na empresa Vallourec Tubos do Brasil.Sou técnico em mecânica formado pela instituição de ensino SENAI, formado no curso de inglês avançado UPTIME e tenho experiência fora do país onde cursei o Vacation Course em Los Angeles – CA – Kaplan College. E-mail de contato: gustavo.vieira@vallourec.com

Hegler Zurick Arantes Assunção, cursando MBA em Gestão de Projetos com ênfase em Engenharia de Processos no IETEC com previsão de conclusão em 03/16. Formado em Engenharia Industrial Mecânica pelo CEFET-MG. Atua a 9 anos como Engenheiro de Processos Sênior e Especialista em Calibração de Produtos Não-Planos de Aço, integra equipes em projetos corporativos de desenvolvimento de produtos e processos que abrangem operações no México, EUA, Canadá e Brasil. Expatriou-se para os EUA com a família por 2 anos e meio com o intuito de auxiliar a empresa na implantação de um novo Laminador de Perfis Estruturais. Possui domínio nativo da língua inglesa e avançado de espanhol. E-mail de contato: hegler.assuncao@yahoo.com.br

Warlei de Souza Pimentel, cursando MBA em Gestão Avançada de Projetos no IETEC com previsão de conclusão em 09/16. Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy. Atuou como Engenheiro Civil executando obras de contenção em Cubatão/SP pela empresa Novus Engenharia LTDA que tem como seguimentos as áreas de Contenção e Pontes. Cursando inglês intermediário na Escola de idiomas Luziana Lanna. No momento atua como autônomo realizando serviços diversos na construção civil. E-mail de contato: wspimentel@yahoo.com.br

Contexto: Artigo apresentado como trabalho da matéria de Gestão de Projetos ministrada pelo Prof. Ms. Ítalo Coutinho da turma GPPP (Pós em Gestão de Projetos) T155 do IETEC.

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