Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Sistemas de Gestão Integrada QSMS-RS: entrevista com Roberto Diniz

Publicado em 30/10/2014

A série de entrevista do PMKB será com o nosso colunista Roberto Diniz fala sobre a importância e desafio dos Sistemas de Gestão Integrada QSMS-RS (Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio-Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social) na fase de engenharia do empreendimento.

Os Sistemas de Gestão Integrada QSMS-RS é o conjunto de características de todo produto e serviço ou relação planejada, praticada e verificada, visando a execução superando as expectativas de satisfação das pessoas envolvidas.

 qsms

1) Porque a Engenharia deve conhecer de QSMS-RS (Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio-Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social) na fase de Engenharia do empreendimento?

A legislação vigente prevê uma série de procedimentos e adequações que devem ser realizadas ainda durante a fase do projeto, como por exemplo, os procedimentos operacionais que irão atender os novos processos que deverão se originar a partir de um projeto novo; as previsões de segurança do trabalho que devem ser previstas ainda na concepção do projeto; na área ambiental temos toda a legislação de tratamento de resíduos que deve ser toda prevista e planejada na fase de projetos; e a responsabilidade social que em seus quatro níveis, econômico, legal, ético e voluntário, deve prever em sua fase de projeto as ações necessárias e até mesmo com outros projetos para atendimento a política de responsabilidade social da organização.

Com isso a fase de Engenharia do empreendimento, deve ser desenvolvida com uma equipe multidisciplinar atendendo o escopo da obra e prevendo soluções que atendam as legislações vigentes além das políticas organizacionais. Desta forma, o valor agregado aos empreendimentos tende a ser maior, uma vez que as adequações futuras serão dispensadas visto que a Engenharia desenvolveu soluções de atendimento abrangentes e responsáveis.

     

2) Quais são os desafios dos engenheiros de projetos com a atual legislação no país?

O primeiro desafio é o conhecimento! Os engenheiros devem estar atualizados frente as mudanças, atualizações e políticas a serem cumpridas, para isto, a constante reciclagem de conhecimento por meio de cursos, seminários, congressos, audiências públicas, entre outros, devem fazer parte da agenda destes profissionais.

O segundo desafio são os stakekholders! As partes interessadas devem ser envolvidas em todas as fases dos projetos, pois serão parte das soluções além de usuários ao final da implantação dos projetos. Somente um bom projeto, alinhado às legislações e atendendo a todos requisitos, não é necessário para que os desafios terminem. Na fase operacional, logo após a implantação do projeto, é fundamental estar alinhada às soluções desenvolvidas na fase de Engenharia, pois, com os processos bem definidos e os operadores bem capacitados e envolvidos, a legislação será atendida.

O terceiro desafio é a tríplice restrição: escopo, tempo e custo! A ordem do dia é a redução do custo e a execução em menor tempo possível! Este é maior desafio dos engenheiros frente aos cenários que estamos enfrentando além das legislações a serem atendidas. Frente a isto, somente com um planejamento bem elaborado e soluções de real valor agregado é que vamos enfrentar estes desafios de maneira mais suave.

Enfim, o envolvimento de todas as partes interessadas é fundamental para atendimento à legislação e manutenção destas boas práticas!

    

3) Em geral, quais são as exigências das empresas contratantes feitas sobre QSMS-RS (Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio-Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social) além da legislação vigente?

Quando as empresas contratantes exigem além do previsto na legislação vigente, isto é fruto de um longo trabalho com lições aprendidas e boas práticas que definem políticas internas bem estruturadas em busca do bem comum, seja da organização, dos seus clientes, seus parceiros e principalmente de uma sociedade atendida direta ou indiretamente por ações de responsabilidade organizacional e social.

Organizações estruturadas com políticas de qualidade, de meio ambiente, de segurança e de responsabilidade social somente tem a ganhar. Uma visão estratégica para ser alcançada deve possuir projetos que atendam ao que está previsto nas diversas legislações e ver além dos deveres a serem cumpridos. Somente com uma visão de futuro, e se antecipando ao mesmo com ações que agregam valor ao negócio de forma sustentável, é que conseguimos alcançar a sustentabilidade do nosso planeta.

4) Como as empresas podem se organizar para atenderem as exigências de QSMS-RS (Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio-Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social) e não perderem tempo no momento de mobilização de mão de obra, máquinas e equipamentos?

Planejando! Parece simples, mas o planejamento é fundamental. Ter bons profissionais em cada uma das áreas de QSMS-RS com uma visão alinhada às legislações vigentes e que contribuam positivamente nas organizações 

O planejamento para atendimento às legislações vigentes é fundamental pois muitas das ações a serem desenvolvidas requerem um certo tempo para cumprimento, além de investimento necessário à execução das mesmas. Com a determinação do que deve ser feito em cada, com os deveres a serem cumpridos da legislação conhecidos e bem definidos, elaborar o planejamento das ações a serem implementadas e monitorar e controlar a execução das ações definidas. Somente assim conseguimos mitigar os riscos de perda de tempo, de não execução e de aumento de custos, entre outros no momento da mobilização de mão de obra, das máquinas e dos equipamentos.

A legislação a ser atendida é relativamente ampla, somente na segurança do trabalho, temos 36 NR’s que devem ser analisadas e verificadas quais são pertinentes aos nosso negócio para se focar na busca de ações. Na área ambiental, temos entre várias as resoluções, as resoluções do CONAMA em relação aos resíduos gerados nas obras, que preveem o tratamento e destinação adequada nos mesmos, além dos ruídos, particulados, etc. Na área da Qualidade, começamos pelas políticas de Qualidade definidas pela empresa, seus processos e procedimentos. Por fim, na área da Responsabilidade Social temos os quatro níveis, econômico, legal, ético e voluntário, que devem ser conhecidos para que estejam alinhados às políticas da organização.

Planejar! Este é o ponto importante para mitigar os riscos durante a fase de mobilização.

roberto_diniz

Sobre o Colunista: Roberto Márcio Ferreira Diniz é Engenheiro Eletrônico, Engenheiro de Telecomunicações, Especialização em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Segurança do Trabalho, Professor nos cursos de Engenharia de Planejamento, Engenharia de Custos e Orçamentos, e Gestão de Projetos de Construção e Montagem no IETEC, Professor de Gerenciamento de Projetos. Possui experiência em Projetos de Mineração como Gestor e Fiscal de Contratos, Fiscalização de obras de engenharia de grande porte, Implantação de Sistemas de Qualidade ISO 9000, Consultoria em controle de produção de indústria de montagem eletrônica e Capacitação técnica em cursos de formação profissional. Autor de artigos na área de Engenharia.

E-mail de contato: rmfdiniz@uol.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×