2 comentários


  1. 9 meses atrás  

    Apesar da evolução da tecnologia e da inteligência artificial, não podemos afirmar que a máquina poderá substituir o homem, uma vez que a máquina é projetada e não há raciocínio envolvido, não há uma decisão pensante para as ações da máquina.

    A máquina é tudo aquilo que ajuda o homem a executar suas atividades com mais facilidade. Mas a arte do pensar, de se comunicar, da cultura, do saber não é incrementada na programação de uma máquina. As características que definem o ser humano como um ser único são a capacidade de resolver problemas, interagir, expressar sentimentos e opinião sobre os fatos.

    Há muita curiosidade sobre o tema, e a ficção cientifica atrai muitos espectadores, o que justifica o sucesso do curta metragem Sunspring no YouTube. O fato é que grande parte das atividades humanas serão facilitadas e até mesmo substituídas pela máquina, as atividades rotineiras poderão ser eliminadas, mas a criatividade humana não pode ser substituída.

    Tiago Batista

  2. 9 meses atrás  

    Conforme a definição do Jonh McCarthy “A inteligência artificial é um sistema que percebe seu ambiente e toma atitudes que maximizam suas chances de sucesso”.

    O sucesso do curta metragem Sunspring, em visualizações no Youtube, ocorreu devido a curiosidade humana em verificar qual a capacidade da inteligência artificial em casos que a estatística não se aplicaria. O resultado do roteiro sem nexo já era esperado, uma vez que a base de dados utilizada são filmes de ficção cientifica sem qualquer interferência humana nos dados e parâmetros.

    Essa intervenção humana é a base dos casos de sucesso, por exemplo o computador da IBM, Deep Blue, que foi a primeira máquina da história a derrotar um campeão de xadrez. O sucesso foi alcançado ocorreu devido a utilização de estatística e táticas de jogos anteriores, mas para que isso ocorre-se a mente humana precisou definir dos parâmetros da base de dados e o objetivo da atividade.

    Ludmila Sales

Deixe uma resposta