Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Obra & GP: Construção versus Grafitis – Arte Urbana

Primeiramente nada tenho contra grafitis ou arte urbana no geral. É uma forma de expressão e por vezes de nos obrigar a ver determinados edifícios de outra forma, podendo assim ter outra utilidade além de não ser utilizado para o seu fim original.

Outra parte dos grafitis parece-me ser mais uma expressão individual sem preocupação (não pondo em causa que possa ser propositadamente) de onde se está a desenvolver “arte” podendo mesmo estar a por eu causa o patrimônio.

Escolhi as 3 fotos para vos apresentar a minha interpretação das mesmas que passa por 3 realidades na execução. A primeira foi planeada, julgo mesmo que autorizada, podendo assim todos nós ter mais um objeto de arte da cidade de Lisboa. O segundo caso pode ser consequência de uma desocupação de espaço que levou à facilidade de efetuar Grafitis. Para mim até pode ser considerado como um alerta. São espaços que devem voltar a ter uso, senão vão se degradando e não só… Por fim, a 3ª foto que tirei de parte do acesso a uma Igreja, ai julgo que podemos considerar vandalismo, ou uma forma de identificação pessoal, porque arte não me parece que seja.

Esta arte urbana em si é uma realidade e ainda bem, parece que deve existir mais espaços para a sua ligação às cidades de forma a se potenciarem e não ser considerado mero vandalismo. Em Portugal já temos desde a altura da revolução de 25 de Abril os murais (foto de destaque) onde se pretendia alertar a sociedade para determinadas questões sociais. Por isso para nós não é novidade! Apenas potenciar o melhor desta arte urbana para a nossas cidades. Fica a reflexão.

Sobre a colunista:

Susana Lucas,  Com duas licenciaturas e dois doutorados, sendo a última em Gestão Sustentável de Instalações Esportivas – no caso de Estádios de Futebol.  É especialista nas áreas de manutenção preventiva, gestão sustentável de instalações, reabilitação e inovação. Possui mais de 10 anos de experiência em gestão de projetos. Lecionou durante os últimos 8 anos nas áreas de sua especialidade em diversas universidades como ESTBarreiro/IPS, tanto em licenciatura como em mestrado. Atualmente além de lecionar é pesquisadora convidada na Universidade de Coimbra, onde orienta mais de 10 dissertações de mestrado e coorienta um doutorado em gestão de esportes. É especialista em avaliação de projetos de financiamento ou de incentivos fiscais da Agência Nacional de Inovação.  E-mail de contato: susanaalucas@gmail.com / Site:  www.seibysusana.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs