Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Obra & GP: gestão sustentável de instalações esportivas

Publicado em 31/08/2017

Quando tenho necessidade de efetuar uma revisão do trabalho que fiz no segundo Doutoramento, considero que o seu potencial de aplicação pode ser mais abrangente. No trabalho desenvolvido efetuei a reflexão para os estádios de futebol. Contudo parece-me que pode ser aplicado a qualquer instalação esportiva (pelo menos…).

As 6 vertentes que considerei parecem desde logo bastante abrangentes e enquadráveis para qualquer instalação desportiva. Assim Recursos, Impactes Ambientais, Conforto dos Espaços, Mobilidade, Amenidades/Ligação Social e Gestão da Qualidade dos Serviços, são mesmo conceitos muito latos.

Em termos de critérios para as diversas vertentes também me parece que podem ser para qualquer instalação desportiva. Tem-se 28 critérios. Sistematizando Energia, Água, Materiais, Efluentes, RSU, Ruído, Poluição luminotécnica / Térmica, Limpeza, Sistema de Refrigeração, QAI, Conforto Térmico, Iluminação Natural, Acústica, Plano de Mobilidade, Plano de Viagem, Transporte Público, Transporte Ecológico, Estacionamento, Espaços “Verdes”, Interação Social, Serviços Disponíveis, Identificação da Comunidade, Ação Social, Sistema Integrado Controlo Utilização, Plano Estratégico para a Sustentabilidade, Inovação / Melhoria, Segurança, Proteção e Risco, Versatilidade dos Espaços, Marca e Reputação, Informação, Parcerias.

Depois temos as medidas e os respetivos indicadores (para se aferir o desempenho), que podem desde logo ser adaptado à realidade da instalação desportiva, possibilitando ter em conta as suas especificidades.

Assim o relevante é desenvolver um Plano Estratégico de Sustentabilidade que permita aferir o que é possível efetuar, quais são as expectativas, o orçamento e meios necessários. A Sustentabilidade pode ser uma forma de analisar as instalações desportivas de uma forma mais abrangente. Fica o desafio para as instalações esportivas!

Sobre a colunista:

Susana Lucas,  Com duas licenciaturas e dois doutorados, sendo a última em Gestão Sustentável de Instalações Esportivas – no caso de Estádios de Futebol.  É especialista nas áreas de manutenção preventiva, gestão sustentável de instalações, reabilitação e inovação. Possui mais de 10 anos de experiência em gestão de projetos. Lecionou durante os últimos 8 anos nas áreas de sua especialidade em diversas universidades como ESTBarreiro/IPS, tanto em licenciatura como em mestrado. Atualmente além de lecionar é pesquisadora convidada na Universidade de Coimbra, onde orienta mais de 10 dissertações de mestrado e coorienta um doutorado em gestão de esportes. É especialista em avaliação de projetos de financiamento ou de incentivos fiscais da Agência Nacional de Inovação.  E-mail de contato: susanaalucas@gmail.com / Site:  www.seibysusana.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs