Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Empresas da Construção buscam alternativas para se recuperarem da Crise

Publicado em 17/09/2015

A saída está diretamente ligada com a forma de como fazem a gestão de suas obras.

Empresas da Construção Civil são em sua maioria gerenciadas de maneira informal. Sendo assim, promover mudanças para que os objetivos empresariais possam ser alcançados, é bem mais difícil. As construtoras que adotaram novas tecnologias e formas de controle têm conseguido resultados muito diferentes.

Para o Professor de Planejamento Ítalo Coutinho, “as obras de construção de maneira geral não conhecem o poder que têm em mãos quando o assunto é se planejar”. Ainda segundo ele é preciso incorporar ao processo produtivo das construtoras as atividades de planejamento e controle. Conforme estudos e pesquisas realizados por Coutinho, a maioria das construtoras não fazem uso de lições aprendidas, históricos passados e desta forma não conseguem traçar planos para suas obras que consigam alcançar resultados financeiros atraentes.

Diante do cenário atual, o setor passa por retração. De maio de 2014 a maio de 2015, houve uma redução de 593.375 empregos com carteira assinada, 56,4% na construção, segundo o jornal paulista O Estadão (julho/2015). São números preocupantes, pois sem obras não justifica manter o quadro de empregados. Mais do que nunca nasce aí um cenário onde redução de custos pode ser conseguida com novas estratégias. Perder funcionário é também perder conhecimento. Demora-se tempo para treinar e preparar um bom pedreiro ou servente para obras imobiliárias ou comerciais.

Sucesso de obras está ligada ao resultado financeiro, mas para alcança-lo é preciso compreender sua cadeia de eventos. Planejar e controlar bem reduzem situações de risco. Aproveitar os profissionais formados no mercado, mantê-los atualizados e deles tirar soluções práticas para redução de prazo e custos, também contribuem diretamente para este bom resultado financeiro.

Acontece em Montes Claros no dia 19 de setembro, sábado, o IV Seminário de Gerenciamento de Projetos do Norte de Minas. O Professor Ítalo Coutinho estará presente para apresentar a palestra “Como alcançar o sucesso em projetos de Engenharia e Construção?”. O evento está sendo promovido pela Regional Norte do Capítulo Mineiro do PMI – Project Management Institute.

Mais informações pelo site:  www.pmimg.org.br .

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×