Maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário do país será inaugurada

Com o objetivo de transformar resíduos urbanos em energia elétrica limpa, a Termoverde Caieiras será inaugurada no dia 16 de setembro. Trata-se da maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário do Brasil e uma das maiores do mundo, situada na Central de Tratamento e Valorização Ambiental (CTVA) da Essencis, no município de Caieiras-SP, km 33 da Rodovia Bandeirantes.

Maior termelétrica

A Termoverde Caieiras tem potência instalada de 29,5 MW e gera energia limpa a partir do resíduo depositado no aterro sanitário da Essencis. O gás metano, decorrente da decomposição dos resíduos orgânicos depositados no aterro, é o combustível utilizado para a geração de energia. A geração de energia a partir do metano é uma forma sustentável de valorização dos gases, além de gerar créditos de carbono.

A usina foi construída em uma área de 15.000m² e teve autorização da Aneel para iniciar a operação em julho de 2016. É um investimento de mais de R$100 milhões do Grupo Solví, que atua nos segmentos de gestão de resíduos, saneamento e energia renovável.

Além de ser um importante reforço energético para a região, o posicionamento da Termoverde Caieiras possui forte comprometimento com a responsabilidade social e ambiental. Entre os benefícios da termelétrica ao meio ambiente destacam-se: a preservação da vegetação e da fauna local; a manutenção da topografia existente; a não geração de odores; e a isenção de riscos de poluição de mananciais e da atmosfera.

Sobre a CTVA Essencis

A CTVA da Essencis trata e destina adequadamente os resíduos urbanos do município de Caieiras, da cidade de São Paulo e de outros municípios da grande São Paulo, além dos resíduos das principais indústrias da região. O CTVA Caieiras é um dos maiores do Brasil com ampla capacidade operacional e tecnologias de ponta na reciclagem, garantindo total segurança ambiental para seus clientes.

Sobre a Solví

O Grupo Solví é formado por empresas que se destacam por sua atuação em cinco segmentos: Resíduos Públicos, Soluções Industriais, Saneamento, Valorização Energética e Engenharia. Com o suporte e apoio de seu time de mais de 21 mil profissionais, marca presença em municípios e estados brasileiros, além de Argentina, Bolívia e Peru. Todas as empresas que carregam a marca Solví assumem o

compromisso de oferecer Soluções para a vida, a partir da prestação de serviços diferenciados, altamente eficientes e inovadores, capazes de permitir a coexistência harmoniosa entre o meio ambiente e a sociedade.

Fonte: https://www.ambienteenergia.com.br

Deixe uma resposta