Publicado em 28/12/2016
Resumo:
Afinal, qual a importância e como fazer um plano de negócios completo? Veja aqui sete dicas essenciais para fazer um plano de negócios impecável!
Plano de negócios, mais do que nunca escutamos esse termo. Nada mais é do que um documento por escrito sobre o seu empreendimento. Seja ele para fornecer informações para o banco, para sua própria orientação ou para atrair investidores. O plano de negócios hoje em dia é vital para o sucesso de um empreendimento. Mas afinal, como escrever um plano de negócios impecável e completo?
De forma resumida, o plano de negócios deve conter os seguintes capítulos e informações:
- Resumo executivo – um resumo geral sobre o negócio.
- Descrição da empresa – descreve o objetivo da empresa.
- Análise de mercado – resultado da pesquisa sobre sua indústria, mercado e concorrentes.
- Organização e gestão – estrutura empresarial e de gestão.
- Serviço ou produto – os produtos ou serviços oferecidos
- Marketing e vendas – como você comercializará e sua estratégia de vendas.
- Análise financeira – capital necessário para os próximos 3 anos e dados financeiros.
- Apêndice – uma seção opcional que inclui currículos e documentos importantes.
1. Pesquise
Lembre-se: é sua responsabilidade saber tudo o que puder sobre o seu negócio e a indústria em que você entrará. Leia tudo o que puder sobre sua indústria e seu público-alvo. Se informe com cuidado e esteja preparado para tudo que estiver ao seu alcance.
Defina se sua ideia de produto ou serviço é realmente algo novo no mercado e qual seria a aceitação dela no público-alvo. Para verificar esses dados é possível criar questionários online e juntar algumas informações pertinentes. Isso pode também ser feito no seu grupo de amigos, conhecidos e familiares. Feedbacks são sempre bem-vindos nessa fase!
2. Determine a finalidade do seu plano
Um plano de negócios é um documento escrito que descreve a natureza do negócio, a estratégia de vendas e marketing e o planejamento financeiro. No entanto, um plano de negócios pode servir para diversas finalidades:
- Orientação para o planejamento da empresa
- Orientação financeira para bootstrapping
- Financiamento
- Empréstimos
- Para um projeto específico
- Dar foco ao time
Todos devem ser o mais completo possível, mas o importante de definir a finalidade é que, no caso de financiamento ou empréstimo, o empreendedor precisará convencer e esclarecer o objetivo para terceiros.
3. Crie o perfil da empresa
O perfil de sua empresa inclui o histórico de sua organização, ou seja, quais produtos ou serviços você oferece, qual seu mercado-alvo e público-alvo, quais seus recursos, qual problema você estará resolvendo e o que torna seu negócio único.
4. Documente todos os aspectos do seu negócio
Os investidores querem ter certeza de que terá lucros. Devido a essa expectativa, os investidores querem e precisam saber tudo sobre o seu negócio. Para ajudar nesse processo, é importante documentar tudo: despesas, fluxo de caixa, projeções, etc.
5. Tenha um plano de marketing
Um plano de negócios deve sempre incluir um plano de marketing. É importante informar qual tipo de estratégia é a melhor para o seu negócio e como você irá desenvolvê-la. Por exemplo:
- Quais veículos de comunicação serão utilizados para propaganda do produto?
- Terei um website?
- Qual o orçamento previsto para marketing?
- Como será feita a comunicação entre o cliente e a empresa?
- Como será feita a publicidade do seu produto ou serviço?
6. Plano adaptável com base no seu público
Os potenciais leitores de um plano de negócios fazem parte de um grupo variado e vão desde banqueiros, investidores até seus funcionários. Cada tipo de leitor possui um interesse. Se você já tem conhecimento desses interesses poderá adaptar facilmente seu plano de negócios na hora de apresenta-lo ao público em questão.
Por exemplo, os banqueiros estarão mais interessados nos balanços e nas demonstrações de fluxo de caixa, enquanto os investidores olharão para o conceito básico do empreendimento e a sua equipe de gerenciamento. Já seus funcionários, usarão o plano de negócios para focar e trabalhar nos objetivos da empresa.
7. Exponha o que te impulsiona
Se você está compartilhando seu plano com um investidor, cliente ou membro da equipe é importante que seu plano mostre que você é apaixonado, dedicado e realmente se preocupa com seu empreendimento. Você pode discutir os erros que aprendeu, os problemas que resolverá ou o que você fará para se destacar da concorrência. Isso criará uma conexão emocional entre o documento de planejamento, o empreendimento e seus leitores, podendo então deixar ainda mais real a possibilidade de sua ideia sair do papel e virar realidade.
Conclusão:
Se organize, faça um planejamento completo e utilize toda a ajuda que a internet pode hoje em dia oferecer, com diversos exemplos e softwares de plano de negócios. Não deixe para depois ou arrisque suas chances apenas pelo fato de ser um trabalho extenso. Um bom plano de negócios pode garantir menos dor de cabeça com possíveis problemas que poderão surgir ao longo do caminho como empreendedor.
Sobre a Colunista:
Diana Morgado, formada em relações internacionais, mora em Berlim e trabalha junto com o time de internacionalização do SmartBusinessPlan, a ferramenta de plano de negócios que auxilia o empresário a ter sucesso com a organização dos seus negócios e com um planejamento financeiro completo. E-mail de contato: dmorgado@individee.com / Site: http://br.smartbusinessplan.com
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