Publicado em 31/07/2014
Está cada vez mais comum encontramos pessoas ansiosas, estressadas e infelizes por estarem vivendo momentos difíceis em seus ambientes de trabalho ou em sua vida pessoal. A exigência para ser mais criativo e produtivo está afetando o nosso estado emocional e o nosso desempenho.
Pessoas de mau humor, com baixa autoestima e infelizes têm dificuldades em ser criativas e produtivas. Isso acaba afetando, inclusive o crescimento e desenvolvimento das organizações.
Segundo dados da ISMA – Brasil – International Stress Management Association associação internacional que pesquisa dados sobre estresse, na população economicamente ativa do Brasil, 30% já chegaram ao estado de esgotamento mental intenso. Nesse quesito, o Brasil está atrás apenas do Japão, onde 70% das pessoas já perderam o controle sobre o estresse.
Um outro recente estudo coordenado por um grupo de economistas do Reino Unido da Universidade de Warwick, teve a participação de cerca 700 pessoas, que através de experimentos confirmou que pessoas que produziam mais eram mais felizes comparadas a que produziam menos.
Se decidirmos ser mais criativos e produtivos, duas dicas podem nos ajudar, veja:
1. A “hora de ouro”: o seu momento produtivo
Podemos alcançar a produtividade a partir de um conjunto de fatores e atitudes, pontualidade, dedicação, criatividade, foco e competência, são algumas delas. Além disso, conhecer nosso ritmo biológico é essencial. Todos nós temos um momento produtivo, ou a nossa “hora de ouro”, é o momento do nosso estado de alerta, ou seja, estamos prontos para agir, isso pode acontecer de manhã, à tarde ou à noite. Esse é a hora dedicação máxima e esforço concentrado, nele as tarefas são realizadas com rapidez, eficiência e qualidade.
Encontre a sua “hora de ouro” e experimente as mudanças que você irá experimentar!
2. A Mente produtiva: descanse alguns minutos
Segundo o psiquiatra Frederico Porto “existem quatro tipos de foco: o externo estreito e o amplo, o interno estreito e o amplo”. Geralmente, só usamos um deles. Porto propõe que a cada 90 minutos de trabalho, é preciso desviar o foco da sua atenção por aproximadamente 10 minutos, o ideal é fazer algo totalmente fora do seu ambiente de trabalho, por exemplo, dar uma volta em torno do prédio ou observar a paisagem pela janela, isso oxigena a mente e alivia as tensões. Não vale utilizar redes sociais ou navegar na internet.
Temos o dever de trabalhar, criar e produzir, mas é nosso direito de usufruir e conviver de forma harmoniosa e feliz com amigos e familiares. Como diz o Engenheiro do Google Chade-Meng: “a felicidade que traz o sucesso, porque pessoas felizes são mais criativas e produtivas”. Completaria dizendo que elas não são excludentes.
Boa semana de trabalho! Seja feliz, crie e produza!
Sobre o Colunista: Ivan Bastos, Engenheiro Civil pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo em 1993, certificado PMP pelo PMI (Project Management Institute), especia
E-mail de contato: ivanbraulio@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta