Publicado em 05/08/2014
Continuando a série de entrevistas do PMKB com profissionais da área de Gestão de Projetos.
A entrevista de hoje é com Fabio Pittori – Portfolio, Program and Project Management Coach da empresa Porto Seguro. O tema é sobre a importância do escritório de projetos e seus projetos para a Gestão de Programas e Portfólio.
1) Como a Gestão de Portfólio auxilia as empresas que vendem serviços a serem competitivas com seus projetos?
A gestão de portifólio pode auxiliar bastante todo e qualquer tipo de organização. Entender o ambiente em que o portifólio está inserido, categorizar os projetos e programas, escolher adequadamente as iniciativas, balancear os componentes selecionados e gerir todo este contexto são práticas que apoiam qualquer corporação na busca pelo seu objetivo maior: a sua visão e missão. Isto não é diferente em una empresa que vende serviços, pois ela também deve possuir inumeras razões para elencar projetos ou programas que a posicionem no trajeto correto.
2) Como geralmente os programas são criados dentro das grandes organizações? Quais as motivações?
Programas deveriam ser criados com vistas aos benefícios esperados, agrupando projetos e/ou outros programas para criar um sinergia entre eles. Muitas vezes as organizações denominam de programas algo que não está de acordo com estas premissas, gerando um conceito equivocado desta prática. Devido a este equívoco, os programas são criados sem vistas ao benefício final ou pior: são geridos sem este benefício com meta. Muitas organizações ainda criam os programas como ‘grandes projetos’ e, consequentemente, gerem eles desta forma. As boas práticas de gestão de projetos estão sendo amplamente difundidas e aplicadas, mas falta amadurecimento das organizações na área de gestão de programas.
3) Pequenas e médias organizações podem se organizar em Programas e Portfólios?
Com certeza. O nível de adoção das práticas pode variar com o propósito, tamanho e receita da organização, mas deve ser adotado em alguma extensão. Uma pequena ou média fábrica possui sua estrutura voltada para os processos fabris, mas precisa dos projetos e programas para melhorar seus resultados e introduzir inovações na linha de produção. No outro extremo temos as empresas que entregam projetos para clientes e devem utilizar amplamente os conceitos de gestão de projetos, programas e portifólios em sua cadeia de valor. Ambas precisam dos projetos e programas para se manterem competitivas e atingirem os objetivos almejados em seu planejamento estratégico e, graças a isto, a organização em programas e portifólio deve acontecer – mas deve ser proporcional ao propósito para o qual está sendo estabelecida (custo-benefício adequado).
4) Qual a importância do Escritório de Projetos para a Gestão de Programas e Portfólio?
O PMO pode assumir vários papéis na gestão de programas e portfólio, desde uma estrutura de suporte até assumir a gestão destas iniciativas. O papel do PMO ainda não é algo homogêneo entre as organizações que adotam esta estrutura mas, de forma independente do seu propósito, esta área é muito relevante pois apoia estas práticas na organização e favorece o aumento de maturidade. Seja com a gestão, com a definição de processos, com a implementação de ferramentas e/ou com o desenvolvimento das pessoas, o resultado esperado do PMO é sempre o mesmo: maior efetividade na entrega de projetos, programas e portifólios.
Fábio Pittori estará no PPM Summit, de 12 a 14 de agosto de 2014 no Rio de Janeiro, clique aqui e saiba mais sobre o evento.
Sobre o autor: Fábio Pittori, Graduado em Administração na FECAP, Formação também no mestrado em Georgetown(USA) e FGV(SP) e mais uma Formação em MBA pelo ESADE(Espanha), está entre os 5 do mundo que possui 7 credenciais oferecidas pelo Project Management Institute (PfMP, PgMP, PMP, PMI-RMP, PMI-SP, PMI-ACP e CAPM) e, além destas, possui as seguintes certificações: Black Belt em Seis Sigma pela American Society for Quality, CSM e CSPO pela ScrumAlliance, PRINCE2 Practitioner pela APMG/OGC e MCTS pela Microsoft. Atua como autor, consultor e docente nos seguintes temas: análise e definição de processos, implantação de escritório de projetos, concepção de filosofias de governança e gestão de projetos, programas e portfólio.
E-mail de contato: br.linkedin.com/in/fpitorri/pt
Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta