Publicado em 27/10/2014
Certa vez li um texto do qual não me recordo a autoria, que dizia que o conhecimento é como um balão infinito, onde o ar que preenche o balão representa tudo que sabemos e a superfície do balão indica o que ainda não conhecemos. À medida que nos enriquecemos de conhecimento ao longo da vida, esse balão vai enchendo. Porém quanto mais cheio o balão, maior a área da sua superfície. Percebemos então que, quanto mais estudamos, mais ainda temos a aprender.
Com o desenvolvimento da tecnologia, somos bombardeados de conhecimento a todo instante, tornando-se quase impossível a absorção de todas as informações. Faz-se necessário filtrar aquilo que nos interessa no momento e o que precisa ser “deletado”.
Nossos projetos são uma verdadeira escola. Em primeiro lugar, puramente pelo conceito de que todo projeto é único. Depois, porque estamos interagindo todo o tempo com pessoas, culturas e conflitos de diversos tipos.
Algumas empresas ainda possuem o pensamento retrógrado de que quanto mais treina o funcionário, mais perde ele para o mercado. No entanto, segundo Carlos Júlio, comentarista da CBN, a estatística diz que, as empresas que mais retêm talentos, são aquelas que investem em treinamentos.
Ainda segundo Carlos Julio, as empresas valem pelo que sabem. Com isso a gestão do conhecimento busca criar dentro da empresa ou dos projetos artifícios para que este conhecimento seja multiplicado. O conhecimento no mundo dos negócios serve para gerar valor e para ser compartilhado.
São inúmeras as formas de compartilhar conhecimento nos projetos. Seja no bate-papo durante o café, treinamento formal ou até mesmo através do registro de lições aprendidas, é fundamental que a gestão do conhecimento seja estimulada no ambiente empresarial, atuando como uma ferramenta poderosa para o sucesso.
Referência:
- JULIO, Carlos. Podcast. Treinamento de funcionário pode ser diferencial em ambiente de trabalho. http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/carlos-julio/2014/08/22/TREINAMENTO-DE-FUNCIONARIO-PODE-SER-DIFERENCIAL-EM-AMBIENTE-DE-TRABALHO.htm
- JULIO, Carlos. Podcast. Uma empresa vale pelo uso do saber. http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/carlos-julio/2014/08/07/UMA-EMPRESA-VALE-PELO-USO-DO-SABER.htm
Sobre o Colunista: Duílio Paiva, profissional pós-graduado em gestão de projetos pelo IETEC, engenheiro de Produção/Civil pela FUMEC com formação técnica em Edificações pelo CEFET/MG. Possui nove anos de experiência na construção civil, onde atuou em obras de infraestrutura, industrial, predial e ferroviária. Atualmente engenheiro de planejamento da PHV Engenharia, onde é responsável pelo planejamento e controle de obras comerciais e residenciais de alto padrão.
E-mail de contato: duilio.paiva@outlook.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta