Publicado em 17/12/2014
Segundo a Wikipedia, fazer Benchmarking consiste em buscar as melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior.
Este é um instrumento poderoso e vital, quando se quer implantar um sistema de gestão de excelência, seja na indústria seja na área de serviços.
O Prof. Lúcio Fonseca apresenta e comenta alguns insights sobre o assunto.
“A CORAGEM DE PERGUNTAR É UMA QUALIDADE. NÃO TENHA MEDO DE PEDIR AJUDA AOS MAIS AOS MAIS EXPERIENTES. ELES VÃO SE SENTIR LISONJEADOS.
(Barneth C. Helzberg, Jr – “O que atraiu Warren Buffet” – Ed. Fundamento)
Comentário:
Se isto é importante para o crescimento de uma pessoa e de um profissional, é fundamental para o crescimento das empresas. Daí a importância estratégica de fazer benchmarking, conhecendo as melhores práticas de outras empresas e adaptando-as à sua.
_____________________________________________________________________________________________
“BENCHMARKING… É A DIFERENÇA ENTRE APRENDER A DAR UMA TACADA DE GOLFE SOZINHO E TOMAR AULAS COM JACK NICKLAUS.”
(Davenport, citado em Gomes, H – Pensamentos da Qualidade – Ed. Qualitymark)
Comentário:
Ao invés de reinventar a roda ou gastar esforço e recursos ensaiando e errando, o melhor caminho para estruturar um processo de classe mundial é aprender com quem é o melhor naquele quesito. E, então, esforçar-se para fazer ainda melhor.
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta