Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Uso do telefone celular e aparelhos eletrônicos nas obras de Construção Civil

Publicado em 18/12/2014

O uso do telefone celular nos dias de hoje é comum em todo lugar, e não é diferente para os operários das obras de construção civil no mundo todo. Porém, ele tem se tornado vilão em muitos casos devido a seu mau uso. Além de tirar a concentração no trabalho ele pode gerar acidentes graves, principalmente se o fone de ouvido estiver conecto no aparelho e introduzido no canal auditivo do colaborador.

construcao_civil

Por isso em canteiros de obra devesse tomar muito cuidado e restringir o uso desses aparelhos eletrônicos em horários de trabalho. Qualquer aparelho que transmita som, uso para se comunicar com outras pessoas, jogar jogos e acessar a internet podem ocasionar acidentes pela falta de atenção.

A construção civil é a campeã em matéria de acidentes no Brasil e a maior parte por quedas de altura. Se o colaborador estiver utilizando um aparelho eletrônico como este em altura, o risco de acidente será muito maior.

Se o responsável pela obra tem o habito de realizar DDS “Dialogo Diário de Segurança”, esse tema não deve ser deixado de lado e deve ser orientados os funcionários dos riscos e adotar procedimentos para o uso desse tipo de equipamento na obra.

Exemplo:

Em Brasília DF está proibido o uso do telefone celular, Smatphones, Tablets e dispositivos similares no horário de trabalho para acesso à internet, redes sociais, aplicativos de mensagens, jogos eletrônicos, musicas ou qualquer outro uso que não seja ligação de voz. A decisão compõe o aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho de 2014 a 2015 assinada do Sinduscon-DF (Sindicato da Industria da Construção Civil do Distrito Federal) e STICMB (Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário de Brasília).

vinicius_wurschig

Sobre o Colunista:  Vinicius Wurschig de Oliveira, Formação Técnica em Saúde Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil pela Norma NBR 14608. Experiências em diversos seguimentos, como: Metalurgia; Indústria de alimentos; Limpeza e conservação; Montagem, manutenção; Automotivo e Construção civil. Auditor interno da norma OHSAS 18001-2007 Segurança do Trabalho. Experiência a mais de 04 anos em SGI Sistema de Gestão Integrada (14001 Meio Ambiente e 9001 Qualidade). Coordenador de Brigadas de Emergência e CIPA. Controle de Equipamentos de Proteção Individual/Coletiva e suas manutenções. Controle dos Sistemas de Combate a Incêndio de empresas. Controle de acidentes e liberações de serviços especiais. Gerenciamento de resíduos sólidos e produtos químicos. Conhecimento em Analises Ergonômicas do Trabalho, através de métodos como: NIOSH, Moore&Garg e SueRodgers. Atualizado em normas e documentações pertinentes a SSTMA. Especialista em Treinamentos e Palestras diversas em SSTMA. Criador e desenvolvedor do site Zero Acidentes: http://zeroacidentes.com.br.

E-mail de contato: wurschig_tst@hotmail.comsitezeroacidentes@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×