Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Gerenciamento de Projetos: Realizando o Valor do Negócio

Publicado em 12/01/2015

A aplicação de técnicas e metodologias de gerenciamento de projetos deve sempre convergir para um único objetivo dentro de toda organização: cumprir os objetivos do negócio. Por mais que pareça óbvio, acredite caro leitor, muitos gerentes de projetos perdem isso de vista e tocam suas atividades sem sequer entender a finalidade das mesmas.

Você já se perguntou a importância real do gerenciamento de projetos para uma empresa? Já buscou entender o que é prioritário para a gestão de um empreendimento? Há seguir veremos um pouco sobre valor de negócio e quais as suas interfaces com o gerenciamento de projetos.

Entendendo o Valor do Negócio e suas implicações

O valor de um negócio é o valor total da organização, ou seja, a soma dos aspectos tangíveis e intangíveis que, de alguma forma, representam riqueza. Sendo assim, é primordial para qualquer empresa incrementá-lo continuamente, possibilitando a ela perpetuar-se no mercado.

De posse dessa informação, a organização precisa encontrar meios que possibilitem o seu crescimento diante das variáveis que impactam em sua atuação: mercado, concorrência, ambiente, sociedade etc. Grosso modo, a postura adotada após tal análise pode ser encarada como o planejamento estratégico.

O planejamento estratégico precisa ser traduzido de maneira objetiva, expressando resultados tangíveis, que possam ser monitorados continuamente. Dessa forma as necessidades da organização podem ser desdobradas a níveis cada vez mais específicos, possibilitando uma orientação clara e bem definida em toda a cadeia hierárquica.

A partir disso nascem os objetivos do negócio, que se relacionam diretamente aos projetos iniciados pela organização.

Portfólio, Programas, Projetos

2015-01-12

Figura 1: Portfólio x Programas x Projetos

Toda a sequência gerencial apresentada até aqui representa o caminho que uma empresa segue, de maneira formal ou não, até identificar a necessidade de desenvolver um projeto.

Inicialmente, quando são produzidas as definições estratégicas, a organização toma ciência do portfólio que terá de assumir. São definidas as áreas de atuação, os pontos de melhoria, os novos negócios e todas as outras vertentes que possam culminar com o desenvolvimento de um projeto.

Dentro desse portfólio, encontram-se os agrupamentos de projetos que pertencem a uma mesma vertente e que, dessa forma, podem possuir recursos e objetivos em comum. Encarar esses projetos de maneira agrupada, no formato de um programa, permite o gerenciamento a partir uma perspectiva mais ampla, proporcionando um tipo de eficiência que não se consegue ao encará-los de maneira isolada. Essa prática permite, por exemplo, a obtenção de descontos devidos a um maior volume de aquisições e o compartilhamento de recursos, quando necessário.

Por fim, alcança-se o nível gerencial mais básico, o projeto. Este, por sua vez, é dedicado à obtenção de algum resultado exclusivo que vai de encontro ao cumprimento de determinado objetivo do negócio. O cumprimento desse objetivo impacta nos resultados obtidos em nível de programa e, consequentemente, afeta o sucesso do portfólio da organização, que está diretamente relacionado aos objetivos estratégicos do negócio.

Essa sequência produtiva representa o ciclo gerencial completo de uma organização orientada por objetivos e mostra o nível de importância dos projetos, programas e portfólios.

Entenda e mantenha suas prioridades

Toda a presente explanação foi feita com o objetivo de mostrar a necessidade organizacional de manter o foco nas necessidades do negócio. Realizar um projeto por si só não garante competitividade no mercado.

Os resultados alcançados, necessariamente, devem estar alinhados com a estratégia da organização. Isso quer dizer que projetos apenas fazem sentido quando a sua realização soluciona problemas ou cumpre objetivos que impactam de maneira ampla.

Sendo assim, o gerente não deve se fechar no universo dos projetos que assume. Ele precisa entender a influência e as interfaces desses projetos em todos os níveis para tomar soluções assertivas e obter o máximo de proveito para o todo.

Seguir por esse caminho pode propiciar a qualquer organização maior competitividade e trazer uma cultura robusta de gerenciamento de projetos, baseada inteiramente em realizar o valor do negócio, o objetivo primordial.

bruno_augusto

Sobre o Colunista: Bruno Augusto, estudante do Curso de Engenharia de Produção Civil no CEFET MG. Trabalha há 3 anos como Assistente de Engenharia em Planejamento e Controle de obras de galpões industriais, na empresa SGO construções. Na área de construção, também já atuou com controle tecnológico de concreto e execução de obras prediais. Técnico em Química formado pelo CEFET MG, trabalhou por 1 ano e meio como Inspetor de qualidade em uma indústria da Coca Cola Company. Criador e idealizador do blog A Engenharia em Foco:  http://aengenhariaemfoco.blogspot.com.br.

E-mail de contato: brunosilva.civil@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×