Publicado em 15/01/2015
É comum vermos trabalhadores em situações de risco sem nenhum responsável próximo e sem nenhum tipo de proteção individual ou coletiva. Isso porque o planejamento da obra em alguns casos a parte da segurança fica de lado ou em ultimo plano.
Os acidentes de trabalho ocorrem devido a dois fatores:
Atitudes Inseguras: Que são aquelas causadas pelo próprio colaborador
Exemplos:
– Falta do uso de Equipamentos de Proteção
– Descaso com a segurança pessoal e dos demais colegas de trabalho
– Improvisação de ferramentas…etc
Condições Inseguras: Que são aquelas encontradas em diversos locais de trabalho e não foram causadas pelo colaborador e sim condições que o próprio empregador proporcionou para seu empregado.
Exemplos:
– Falta de proteções em máquinas
– Ferramentas inadequadas para o trabalho
– Não disponibilizar os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva para seus empregados
– Falta de Procedimentos de segurança
– Não realizar treinamentos com seus empregados…etc
Sobre o Colunista: Vinicius Wurschig de Oliveira, Formação Técnica em Saúde Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil pela Norma NBR 14608. Experiências em diversos seguimentos, como: Metalurgia; Indústria de alimentos; Limpeza e conservação; Montagem, manutenção; Automotivo e Construção civil. Auditor interno da norma OHSAS 18001-2007 Segurança do Trabalho. Experiência a mais de 04 anos em SGI Sistema de Gestão Integrada (14001 Meio Ambiente e 9001 Qualidade). Coordenador de Brigadas de Emergência e CIPA. Controle de Equipamentos de Proteção Individual/Coletiva e suas manutenções. Controle dos Sistemas de Combate a Incêndio de empresas. Controle de acidentes e liberações de serviços especiais. Gerenciamento de resíduos sólidos e produtos químicos. Conhecimento em Analises Ergonômicas do Trabalho, através de métodos como: NIOSH, Moore&Garg e SueRodgers. Atualizado em normas e documentações pertinentes a SSTMA. Especialista em Treinamentos e Palestras diversas em SSTMA. Criador e desenvolvedor do site Zero Acidentes: http://zeroacidentes.com.br.
E-mail de contato: wurschig_tst@hotmail.com e sitezeroacidentes@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
É uma pena que isso aconteça ainda nas obras.
No meu ver essas situações estão acontecendo mais em obras irregulares pois com a fiscalização do ministério do trabalho e do CREA nas obras regulares essas situações de risco estão sendo diminuídas.