Publicado em 06/05/2015
O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. O gerenciamento da qualidade do projeto usa as políticas e procedimentos para a implementação, no contexto do projeto, do sistema de gerenciamento da qualidade da organização e, de maneira apropriada, dá suporte às atividades de melhoria do processo contínuo como empreendido no interesse da organização executora.
Dicas do professor Boyadjian sobre as melhores práticas para um eficaz Gerenciamento da Qualidade dos seus Projetos:
1) Uma boa ferramenta de controle de qualidade é o gráfico de controle. Ele apresenta se o processo de gestão está ou não estabilizado.
2) A qualidade é um dos pilares da gestão de projetos. Portanto devemos, sempre que possível ressaltar a importância da qualidade em reuniões de equipe. isso ajuda a reforçar seus padrões de qualidade para a equipe. A qualidade, na verdade está implícita em todas as áreas de conhecimento.
3) Seja mais sensível a uma mentalidade pró-ativa com a qualidade. Você vai gastar dinheiro eliminando problemas, corrigindo os problemas, ou ambos. Procure dar mais ênfase em eliminar defeitos antes que eles ocorram pois isto irá resultar em menos defeitos e maior satisfação do cliente.
4) Ocasionalmente auditar seu processo de qualidade para garantir que ele está sendo trabalhado corretamente e está no patamar adequado é fundamental, pois por vezes os gestores reclamam que você está testando demais ou de menos. Assim é importante analisar o quantitativo de resultados de controle de qualidade.
5) Ao elaborar um plano de projeto, seja realista sobre as expectativas da qualidade do cliente. Expectativas de qualidade de uma empresa influenciam o padrão de qualidade do projeto.
6) Ao efetuar uma entrega e necessitar de um teste em alguma atividade do projeto, considere os requisitos do cliente, produto e do projeto como base na operação, para assim obter a aprovação da entrega e consequente aceite.
Sobre o Colunista: João Carlos Boyadjian, MSC, PMP, MBA, Graduado em Administração e Mestre em Engenharia Naval da 1ª turma de Gerenciamento de Projetos da POLI_USP. CEO e Fundador da CPLAN®, em 1987, Fundador do PMI®-SP (1998) e diretor por duas gestões como Diretorias de Administração e de Grupos de Estudos. Atualmente é Conselheiro do PMI®-SP, gestão 2014-2015. Foi mentor na fundação do PMI®-MG (1999) e do PMI®-MT (2013). Professor das seguintes instituições acadêmicas: FIA-USP, UFSCAR, IETEC, FGV, FATEC, e INPG. Administrador de Empresas USJT. Especialista em planejamento e finanças pela New York University. Especialista em Planejamento Industrial pela FGV e Especialista em ensino a distancia (EAD) – UFSCAR. Palestrante profissional tendo realizado palestras nacionais e internacionais nos seminários e congressos do PMI® e outras entidades desde 1987. É Coordenador dos cursos de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos do IETEC de MG desde 1997, INPG e FATEC SP.
E-mail de contato: jcboyadjian@gmail.com – Blog: http://jcboyadjian.com
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