Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Marketing em Gerenciamento de Projetos: não caia em armadilhas

Publicado em 23/01/2015

A busca pela melhor ferramenta de Gerenciamento de Projetos (GP) é grande, assim como as opções que o mercado oferece. Um gestor atento sabe que organização e disciplina nas atividades realizadas são fundamentais para que o trabalho seja feito de forma satisfatória.

Dentro desse contexto, os softwares se consolidaram no mercado oferecendo um leque de opções para atender a essas necessidades. E muitos deles apresentam uma plataforma atrativa, que se mostra necessária para o tipo de atividade realizada no decorrer do projeto.

Mas todo o marketing criado em torno do produto, muitas vezes, não mostra algumas lacunas que o software oferecido pode conter. Por isso, deve-se ter uma boa dose de atenção na hora de escolher a melhor ferramenta para a sua empresa.

armadilha

Observar os mecanismos oferecidos por esses sistemas é muito importante. Muitos recursos ofertados pelos softwares de GP, que se mostram atrativos à primeira vista, nem sempre são aqueles que realmente serão úteis para que se desenvolva o projeto da maneira correta.

Além disso, na hora de escolher um produto como esse é preciso levar em conta fatores como o tamanho da empresa, o número de colaboradores e a complexidade do projeto que está sendo desenvolvido.

Adaptabilidade. Outra reclamação que é muito comum de se ouvir é que os softwares de gestão oferecem ferramentas diversas, mas nem sempre como esperam os clientes. Dada a importância do projeto, e levando em conta que o nome da empresa está sendo levado junto com o trabalho desenvolvido, é fundamental que uma avaliação criteriosa seja feita para antes de se bater o martelo por este ou aquele produto.

Uma das ferramentas mais procuradas pelas empresas é o ERP – sigla em inglês para Enterprise Resource Planning –, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial (Sige ou SIG, em português). Trata-se de um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização.

Essa junção pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão, etc). Os ERP, portanto, auxiliam na integração dos diversos setores de uma empresa, para que todos tenham acesso às informações do projeto que está sendo desenvolvido.

Reside aí uma confusão feita muitas vezes pelas empresas. Atraídos pelo leque de recursos e as promessas de integração que muitas dessas ferramentas oferecem, os responsáveis pela aquisição de tais programas acabam se esquecendo de um importante detalhe: tais recursos são muito importantes no gerenciamento de tarefas, mas quando o assunto é o GP, muitas ferramentas que deveriam ser levadas em conta não o são.

E é exatamente aqui que cabe ressaltar a excelência do NetProject (NP), um software que se destaca justamente por não querer gerenciar tarefas, mas, sim, por levar o projeto para frente, planejando estratégias e ajudando no passo a passo da execução de cada uma delas. A ideia aqui é justamente ajudar no planejamento estratégico, que não pode ser deixado de lado. Esse sistema pode ser considerado uma espécie de guia para o empreendedor, dando assistências que vão desde a definição do objetivo do que está sendo desenvolvido até o cumprimento das tarefas durante todo o processo.

Além disso, o NP mostra-se como um produto diferenciado quando o assunto são as atualizações do sistema. Muitas vezes as empresas responsáveis pela criação de um tipo de software como esse não investem como deveriam nos upgrades do produto. Um dos diferenciais do NetProject é justamente o fato de os profissionais responsáveis pelo seu desenvolvimento e atualização sempre se aprimorarem para que a qualidade do produto que chega até o cliente seja cada vez maior.

Cabe destacar ainda que para que os recursos dos softwares sejam usados da melhor maneira possível, é fundamental se manter atento às características de cada produto, e das especificidades de cada tipo de ferramenta. Com um bom planejamento e a atenção necessária aos pontos aqui abordados, a chance de sucesso no empreendimento será cada vez maior! Conheça o NetProject, descubra suas funcionalidades e garanta para a sua empresa um produto de qualidade.

hayala_curto

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004.

E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×