Publicado em 25/03/2015
Estabelecimento dos objetivos do projeto considerando a Construtibilidade.
A Construtibilidade desempenha um papel importante no cumprimento dos objetivos estabelecidos do projeto. Os objetivos do projeto incluem tipicamente o custo, o cronograma, a qualidade, perigo e segurança. Outros objetivos para vários projetos incluem: confiabilidade, estética, ocupabilidade, imagem pública, operabilidade e facilidade de manutenção.
Os programas de Construtibilidade podem reduzir os custos de manutenção, aumentar a operacionalidade e aumentar a segurança. Os objetivos tradicionais do projeto são mostrados na Figura a seguir:
Cada participante deve estar ciente dos objetivos do projeto e tentar alcançá-los, ao invés de se concentrar unicamente em seus sub objetivos individuais.
Por exemplo, um projetista, preocupado apenas em minimizar o esforço de projeto, pode realmente, sem o perceber, causar um aumento no esforço de construção que, por sua vez, aumenta o custo de ciclo de vida geral do projeto.
Neste plano, a equipe da organização executora apresenta uma lista detalhada dos objetivos do projeto e priorizar cada um. A atribuição de prioridades, com base em critérios qualitativos é igualmente tão importante como as baseadas em custo e cronograma. Ao priorizar os objetivos do projeto, é importante avaliar as implicações tanto no projeto executivo quanto na construção. Estes objetivos devem ser usados também durante a elaboração do projeto executivo para analisar os compromissos entre as alternativas que influenciam tanto o projeto e a construção.
A seguir, é mostrada a lista de objetivos do projeto e sua prioridade, numa escala em ordem crescente de prioridade de 1 (menor prioridade) a 5 (maior prioridade):
Sobre o Colunista: Carlos Alexandre Rech Lyra, PMP é Engenheiro eletrônico e analista de sistemas e passagem em empresas como Promon Engenharia, Siemens, Equitel, HP, Banco Nacional e outras. Com mais de 30 anos de experiência em consultoria e gerenciamento de projetos em empresas de grande e pequeno porte. Como consultou, atuou em empresas como Proderj, TJERJ, CET-RIO, URBS – Urbanização de Curitiba S.A. , TAUÁ Biomática, BRQ/IBM, Aurizônia/BroadWave, JF Produções, RDC—Republic Democratic of Congo, JAB Engª., Confed. Brasileira Associações Comerciais (CBAC), EMBRATEL. Professor de redes de computadores e gerencia de projetos em cursos de pós graduação, especialização e MBA em instituições de ensino como UVA, Estácio de Sá, IDEC. Coordenador da área de convênios do PMI-Rio e de equipes de voluntários na preparação de treinamentos para a formação de profissionais em gerência de projetos
E-mail de contato: alyra@prasys.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
A construibilidade deve ser considerada desde o início do projeto, quando todos os limites e premissas são abordadas. As fases iniciais devem ser desenvolvidas, avaliadas e retro-alimentadas para que o projeto final ofereça o máximo de economia, qualidade e produtividade, assim como citado pelo autor.
O que podemos acrescentar ao texto é a possibilidade de utilizar ferramentas que podem melhorar o nível de construtibidade de um projeto, como por exemplo o uso de ferramentas modeladoras parametrizadas, como o Revit e o Arquicad. O uso integrado entre os projetistas dessa ferramenta melhoram a visualização do projeto como um todo e diminuem o número de interferências que em um projeto em 2d seriam, em muitos casos, observados apenas na fase de execução.