Publicado em 16/03/2015
Gerenciamento de projetos: a ISO 26000 como norteadora da proposta de inserir a responsabilidade social como área de conhecimento
As últimas décadas do século XX assinalam mais um ciclo na evolução da relação entre sociedade e empresa. A globalização leva a uma crescente competitividade entre as empresas ao mesmo tempo em que o consumidor fica atento ao comportamento ético das empresas e demanda posturas de amenização das mazelas sociais e de preservação ambiental. O consumidor contemporâneo tem sua intenção de compra com base não somente na análise de qualidade do produto e preço agregando-se a isso, práticas de responsabilidade socioambiental por parte da empresa. Considerando-se que, a imagem positiva da empresa tornou-se uma mais valia no mercado competitivo contemporâneo a responsabilidade socioambiental deve estar internalizada na cultura organizacional e não ser uma prática ocasional ou um projeto avulso, e sim, estar presente em todos os projetos estratégicos implementados pelas empresas. Assim, à luz da ISO 26000 – norma reconhecida mundialmente por oferecer diretrizes sobre responsabilidade social e sustentabilidade – o presente estudo propõe a inserção da Responsabilidade Social nas boas práticas de gestão do PMI, mais especificamente, no Guia PMBOK®.
Trabalho completo: Gerenciamento de projetos a ISO 26000 como norteadora da proposta
Autores:
Márcia Rocha Moynier (UFF)
Eleonora Figueiredo (UFF)
Rene Mario Louis Alfonsi Moynier (UFF)
Marcius Hollanda Pereira da Rocha (PUC)
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