Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Liderança: O poder da gestão persuasiva

Publicado em 08/04/2015

No processo de gestão, nos deparamos por diversas vezes com situações conflitantes dentro de nossas equipes que se não administradas corretamente, podem prejudicar o bom andamento do projeto. Entende-se que a liderança deve primeiramente ouvir atentamente o que é dito pela pessoa ou grupo, compreender claramente o ponto de vista ou objetivo oculto de cada indivíduo envolvido no conflito e através da sua percepção (respeitando a característica do grupo) trazê-los ao foco da questão utilizando-se de bons argumentos e apresentando propostas concretas de solução.

lideranca

Deve-se considerar que o ser humano é extremamente complexo e cheio de expectativas, desta forma, as propostas apresentadas (sejam para resolução de conflitos ou dar uma resposta negativa a alguma questão de teor pessoal) devem estar baseadas em fatos e dados e direcionadas para o processo de construção do objetivo comum.

Como profissional e gestor, aprendi ao longo destes anos que existe uma enorme diferença entre a liderança por imposição e a liderança por inspiração ou persuasão. A liderança por imposição limita a equipe ou tarefa executada ao que é solicitado, este tipo de liderança tem como característica a necessidade da elevação da voz, a falta de argumentação (faça o que eu digo), o foco pessoal (primeiro eu), a superioridade (que gera medo aos liderados) e por fim o descrédito e desmotivação do grupo.

Diferentemente do líder que trabalha com a imposição, o gestor persuasivo é aquele que está em constante aprendizado. Tenha como regra a confiança do grupo, pois uma pessoa que não gera confiança de forma alguma será seguida de maneira espontânea. Isso não quer dizer que não estamos sujeitos a falhas, muito pelo contrário, este tipo de gestor assume para si o seu erro e de todo o grupo e utilizando-se de eficazes ferramentas de gestão, trabalha na resolução dos problemas.

Tenha sempre em mente que o gestor persuasivo, cria um ambiente de trabalho bastante amigável ao seu redor, importa-se com o bem estar da sua equipe e procura atingir os seus objetivos com as pessoas e por meio delas porém, embora seja receptivo e próximo, de forma alguma deixa os colaboradores tirarem vantagem disso.

Para o alto e avante!

O gestor persuasivo tem a habilidade de manter as pessoas de sua equipe no rumo certo para alcançar os objetivos dentro do esperado pela empresa, consequentemente este talento possibilita naturalmente uma ascensão mais rápida para ele e seus liderados dentro da companhia. A notoriedade do seu grupo tende e destacar-se se comparado a outros no qual seus líderes agem de forma impositiva e não tão inspiradora.

E por fim mas não menos importante, nunca venda aquilo que você não compraria.

Pense nisso!

fabio_gatti

Sobre o Colunista: Fabio Gatti Cavalcante, Técnico Mecatrônico pela Escola Técnica Rezende Rammel e Engenheiro de Produção pela faculdade Cenecista, Iniciou no mercado offshore em março de 2001 onde teve a oportunidade de planejar, acompanhar e apoiar diretamente no resultado de projetos voltados a atividades de inspeção e manutenção submarina em diversas plataformas na bacia de campos. Focando no aperfeiçoamento, participou de diversos cursos, dentre eles: Gerenciamento de projetos para certificação PMI (VV Consulting), Qualidade em serviços e Gestão da Produção (FGV), Técnicas de Negociação (Grupo Iped), auditor interno das Normas ISO 9001/ 14001/ 18001 (Gestão MKT), está em fase de conclusão da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela faculdade Redentor e do curso a distância de Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação pela USP. Com o desenvolvimento de habilidades e competências, ocupa o cargo de gerente de contratos e coordenador de planejamento da Oceânica Engenharia Submarina e também é o criador e idealizador do site Desafios da Gestão: www.desafiosdagestao.com.br E-mail: fabio@desafiosdagestao.com.br

Artigo publicado no site http://desafios-da-gestao.webnode.com.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Fábio Henrique disse:

    Separando os tipos de gestão de equipes em dois perfis definidos, tais como o de imposição e persuasão. Como profissional e tirando base as empresas do ramo de engenharia que já atuei, sem sombra de duvidas o perfil de gestão persuasiva é o que melhor mantém a equipe focada e buscando com excelência os resultados, pois neste formato o gestor sempre busca manter o ambiente amigável e seguro entre todas as partes atuantes. Desta maneira o gestor mantendo sua equipe no melhor caminho e sempre alcançando seus objetivos, tornando os mesmo sempre contemplados com o crescimento profissional e tendo sua evidencia elevada na empresa. Em alguns projetos profissionais que o tempo imposto é menor que o necessário, os recursor nem sempre os mais favoráveis para facilitar a conclusão, dentre outros fatores que um bom gestor tem que controlar e minimizar seus inpactos, o modelo de gestão por imposição desmotiva mais a equipe e torna um problema para a conclusão de seus objetivos com êxito.
    Uma boa pratica da gestão de uma equipe, e criar uma equipe e parceiros para a sua trajetória profissional como gestor, e não somente para os seus projetos atuais. Então manter sempre o um ambiente amigável e de sucesso torna a equipe mais unida e querendo se manter a mesma.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×