Publicado em 15/05/2015
Motivação Baseada em Conhecimento – Parte 03
O primeiro artigo desta série apresentou a ideia de que a verdadeira motivação é baseada em conhecimento. É importante acreditar em si mesmo, mas principalmente saber como agir para atingir seus objetivos. O segundo artigo explorou exemplos que demonstram como a motivação é gerada pelo conhecimento. Em outras palavras, o “efeito conhecimento” em nossa mente.
Encerrei mencionando que abordaria os 40 princípios inventivos do cientista russo Genrich Altshuller, que demonstra como o conhecimento constrói rotas mentais, novos caminhos para propor soluções e ter motivo para agir.
Novas rotas mentais para a motivação
Em essência estes 40 princípios são direções para pensar e resolver problemas que demandam uma inovação.
O método originalmente foi utilizado na engenharia e mais tarde adotado por inúmeras áreas, inclusive para a gestão de empresas.
Para entender na prática vamos a um exemplo:
Os foguetes utilizados na exploração do espaço necessitam de um tanque de combustível robusto para entrar em órbita.
Mas depois que o foguete atravessa a atmosfera da Terra, o tanque de combustível se torna um problema, um “fardo” pesado e inútil para a sequência da missão espacial.
Temos aí uma contradição: “preciso do tanque, mas não desejo mais o tanque”.
E precisamos resolver essa contradição, esse conflito que emperra o sucesso da missão espacial.
Desta forma, consultando a tabela dos 40 princípios inventivos de Altshuller, o Princípio nº 2 – Separação, Remoção ou Descarte, resolve esta contradição por meio da rota mental “separe de um produto ou objeto a parte ou propriedade que estejam interferindo”.
Artigo do palestrante Daniel Bizon – Motivação Baseada em Conhecimento
Foi com base neste princípio que nasceu a solução de descartar o tanque de combustível após a entrada no espaço.
Assim como cada um dos princípios inventivos, o conhecimento certo para a situação certa significa uma porta aberta para a solução.
Novos caminhos para novas soluções
Conhecer é mais do que um motivo para agir.
É a chave que cada um de nós precisa para partir para a prática e realizar nossos projetos, sonhos e aspirações.
Significa que tudo o que você aprende cria um novo caminho para dar solucionar os desafios, os problemas, as expectativas e as contradições que vivenciamos.
Em outras palavras podemos considerar que se os 40 princípios de Altshuller criaram 40 novas maneiras de forçar a mente a pensar de forma direcionada, e você pode criar muitas outras.
Tudo o que você aprender de novo pode dar acesso à sua evolução.
Não há motivação mais duradoura e sustentável do que aquela gerada pelo conhecimento.
Sobre o Colunista: Daniel Bizon, é pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é coautor dos livros Ser Mais em Gestão de Pessoas e Motivação em Vendas. Seu trabalho tem um grande diferencial: informação e mágica juntos, resultando em palestras de alto impacto para gerar conhecimento, motivação e transformação nos negócios. Em 02 anos consecutivos recebeu o título “Speaker of The Year Brazil” (Palestrante do Ano Brasil) pelo Latin American Quality Institute, a mais importante Organização de reconhecimento da Qualidade da América Latina. Em Buenos Aires – Argentina recebeu o Prêmio Latino-Americano de Qualidade 2011 (Latin American Quality Awards 2011), como um dos melhores palestrantes da América Latina.
E-mail de contato: contato@danielbizon.com.br – Acesse o site do palestrante Daniel Bizon: http://www.danielbizon.com.br.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta