Publicado em 30/03/2015
Você conhece o conceito de maturidade em gerenciamento de projetos? Empresas que investem sistematicamente em gerenciamento de projetos mais que DOBRAM o índice de sucessos nos mesmos! Utilizando o método MPCM (PROJECT MANAGEMENT MATURITY RESEARCH) que possui 5 níveis, pesquisa de 2012 indica índice de sucesso total em projetos do nível 4 de 73,5% contra 35% de empresas do nível 1 de maturidade.
Uma mudança na maturidade em gerenciamento de projetos significa uma melhora brutal nos resultados não só dos projetos como os resultados da empresa.
Um aspecto que sempre aterroriza os gerentes de projeto é conseguir terminar um projeto no prazo. Uma recente pesquisa do PMI mostra que a probabilidade de concluir um projeto no prazo está diretamente ligada ao valor da maturidade, conforme vemos na tabela ao lado.
Um outro estudo, de 2004, da PriceWaterHouseCooper, mostra que, nas empresas dependentes de projetos, existe uma ligação positiva entre maturidade e sucesso nos negócios, conforme a figura ao lado.
Uma mudança na maturidade em gerenciamento de projetos significa uma melhora brutal nos resultados não só dos projetos como os resultados da empresa… por quê? Através de projetos que o planejamento estratégico da empresa é materializado.
A diferença entre empresas que possuem maturidade de gerenciamento de projetos é não só conseguir extrair melhores resultados em um projeto específico… mas em todos. Quer dizer, você pode aumentar a previsibilidade nos resultados de seus projetos, reduzir riscos e com isto aumentar a sua competitividade!
No mundo corporativo atual, altamente competitivo, este pode ser o seu grande diferencial perante a concorrência. O guru da gestão, Peter Drucker, falou: “O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.”
Você tem a oportunidade agora de ter um retrato de sua maturidade em gerenciamento de projetos e aonde atuar para reduzir riscos, melhorar sua gestão, resultados e sua competitividade. E o melhor… o diagnóstico inicial é gratuito. Nossa confiança nestes resultados faz com quem façamos uma proposta com risco zero para vocês: REALIZAR UM DIAGNÓSTICO GRATUITO para conhecerem a maturidade de gerenciamento de projetos de sua empresa, um comparativo com empresas na sua área de atuação, pontos portes e fracos.
Não perca tempo…Agende seu diagnóstico gratuito e conheça a maturidade atual de sua empresa e oportunidades de melhoria!
Sobre o Colunista: Thomaz Ottoni é um profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas, sendo que há 18 anos gerenciando projetos e portfólios, com experiência na implantação e gestão de PMO e na instrução em gerenciamento de projetos. Formado em Ciência da Computação na UFES e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, obteve sua certificação em gerenciamento de projetos PMP em 2008. Foi palestrante no Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-ES, “Gerenciando um Portfólio de Projetos em empresas públicas” e instrutor de treinamento preparatório para certificação PMP. Sócio-fundador da Mogai, atuou como diretor e gestor da mesma por cerca de 10 anos. Na Nipsa há mais de 3 anos, tem gerenciado grandes projetos como o Gis Corporativo na CESAN, projeto premiado pela ESRI nos Estados Unidos. É autor do blog http://excelenciaemprojetos.com. Atualmente atua além da gestão de projetos, como consultor e instrutor de temas relacionados ao gerenciamento de projetos.
E-mail de contato: thomaz.ottoni@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Quando fazemos uma comparação entre a maturidade em gerência de projetos e a maturidade de uma pessoa, podemos verificar que ambas estão ligadas ao aprendizado adquirido com o tempo. Empresas pequenas são como crianças. Elas ainda não têm muita vivência e por isso são mais frágeis e suscetíveis que problemas ocorram nos seus primeiros projetos. É conseguindo sobreviver aos anos que elas vão obtendo conhecimento e transformando-o em resultados. Ou seja, vão amadurecendo.
Esse é um processo contínuo de perdas e ganhos. A princípio as perdas podem ser maiores, porém a balança tende a pender para o outro lado quando a empresa verifica onde está cometendo erros e amadurece aquele processo, evitando assim que falhas tornem a acontecer caso o procedimento seja repetido. Ou ainda amadurece seus acertos, padronizando-os como boas práticas que precisam ser reforçadas. Desse modo o conhecimento adquirido em um projeto precisa ser adequadamente formalizado e transferido a outras pessoas para que todos adquiram essa maturidade.
Identificar em qual nível de maturidade de gestão de projetos a empresa está é importante para que elas consigam reconhecer os prováveis motivos que atrapalham ou impedem a conclusão dos mesmos. Isso, com certeza, amplia a competitividade da empresa e também pode ajuda-la a desenvolver novos campos de interesse, algo que, no ambiente corporativo atual, pode sim ser o seu grande diferencial perante a concorrência.
Wesley Mendonça – GP6/Pitágoras-Betim
A maturidade em gerenciamento de um projeto, ou de uma empresa se dá pela vontade dos gestores de aprender com as lições e experiências vividas dentro do projeto ou da empresa, buscando utilizar as boas práticas de gestão aplicando conceitos e métodos, de forma a envolver toda a equipe e para que todos trabalhem em prol de um melhor resultado.
Quando a empresa tem seu sistema de gestão bem definido, onde o planejamento é priorizado, todas as partes interessadas são envolvidas devidamente e a meta seja entregar produtos ou trabalhos com qualidade, atendendo ao escopo, dentro do orçamento e prazo, pode-se dizer que esta empresa tem maturidade em gestão de projetos, ou está no caminho certo para isso.
Mariane Souza
Gerenciamento de projetos tem sua própria característica, conjunto de técnicas e ferramentas. Não é fácil aprender esses conceitos ou entender este mundo de produto, serviço e resultado único, como aplicá-los, principalmente porque poucas empresas as implementam de forma consistente e verdadeira, muitas querem aplicar o sistema, mas mal sabem como funcionam. O processo de gerenciamento é estudar o projeto, definir metodologia, gerar cronogramas, programações gerar ferramentas e técnicas. Se você gerencia um projeto ou um departamento terá que haver um conjunto de ações, de melhorias continuas, você precisa saber ouvir, gerenciar reuniões, coletar informações, formar equipes, se comunicar, administrar seu tempo. No entanto, os profissionais do mercado precisam de qualificações para iniciação de qualquer projeto. Projeto precisa de início, meio e fim (processos de execução, de planejamento e de enceramento). Estas características indicam que gerenciamento de projetos exige, no mínimo, mais habilidades de gestão do que o gerenciamento tradicional. Gerenciamento de projetos é uma disciplina distinta, que exige aptidões, padrões e treinamento