Publicado em 20/07/2015
Resumo
O presente trabalho apresenta os conceitos gerais sobre construtibilidade em projetos de construção e montagem, abordando as diretrizes apresentadas por instituições renomadas e suas aplicações práticas.
Introdução
O mercado de engenharia e projetos tem se voltado a cada dia para os conceitos de construtibilidade desde o início da concepção do projeto visando com isto a minimização dos impactos financeiros e contratuais, de modo a contribuir para o desenvolvimento de metodologias aplicáveis e mais confiáveis para construção.
De acordo com Rodríguez e Heineck (2015), os conceitos de construtibilidade são inerentes da gestão e aplicação dos conhecimentos técnicos e experiência da execução a nível geral e detalhado, e impactam na melhoria do desempenho global dos processos dos empreendimentos.
Fernandes (2005), ressalta a importância do planejamento e da abordagem dos conceitos de construtibilidade em projetos, principalmente os relacionados a montagens industriais, pois estes são caracterizados pela alta complexidade devido as diversas interfaces e disciplinas envolvidas. Complementado por Fernandes (2009) a construtibilidade deve ter seus conceitos aplicados desde a estimativa dos recursos e custos para montagem, assim como canteiro de obras, movimentações de cargas (horizontal e vertical, transporte, equipamentos, planos de rigging e etc), processos construtivos como soldagem, pintura, normas envolvidas, montagem (equipamentos, estruturas metálicas, tubulações, caldeirarias, elétrica, instrumentação e automação) e comissionamento.
Construtibilidade conceito e aplicações
- Conceito de Construtibilidade
Conforme definido pelo Construction Industry Institute CII (1987) apud Griffith e Sidwell (1995) citado por Ferreira (2015), “construtibilidade é o uso ótimo do conhecimento e da experiência em construção no planejamento, projeto, contratação e trabalho no canteiro, para atingir os objetivos globais do empreendimento.” Construtibilidade é o uso ideal de conhecimento de construção e experiência em planejamento, projeto, suprimento e operações de campo para atingir os objetivos gerais do projeto. Construtibilidade é conseguido através da integração eficaz e frequente das entradas de construção para o planejamento e projeto bem como para as operações de campo.
Ainda conforme Ferreira (2015), seguem abaixo os 17 princípios de construtibilidade:
– Planejamento do empreendimento e inspeção
- Programa de construtibilidade deve fazer parte do plano de execução do empreendimento;
- Planejamento do empreendimento deve envolver conhecimentos e experiências construtivas;
- Estratégia Contratual deve considerar a participação dos agentes da construção;
- Cronograma do Empreendimento deve considerar as necessidades da construção;
- Principais Técnicas Construtivas devem ser consideradas na elaboração do projeto;
- Layout do Canteiro contribui para eficiência na construção;
- Participantes da Equipe da Construtibilidade devem ser identificados nas fases iniciais;
- Uso de Tecnologia da Informação (TI) durante o empreendimento;
– Projeto e Aquisição
- Cronograma do Projeto e da Aquisição devem contemplar as necessidades da construção;
- O projeto deve possibilitar eficiência na construção;
- Elementos do projeto devem ser padronizados;
- Elaboração das Especificações deve considerar a eficiência na construção;
- Projetos que considerem a modulação e pré-fabricação devem ser preparados para facilitar a fabricação, transporte e instalação;
- O projeto deve possibilitar acessibilidade da mão de obra, dos materiais e dos equipamentos à construção;
- O projeto deve considerar condições climáticas adversas para facilitar a construção;
- Sequência de projeto e construção deve facilitar a sua interdependência;
– Construção/Execução
- O Aumento da construtibilidade se dá quando novos métodos construtivos são utilizados.”
- Construtibilidade e o ciclo do projeto
Figura 01: Construtibilidade e o ciclo do projeto
Fonte: http://www.academia.edu/5401062/CONSTRUTIBILIDADE_EM_PROJETOS_DE_ENGENHARIA
Conclusão
Conclui-se por meio deste trabalho que é de fundamental importância para o sucesso de qualquer projeto a aplicação dos conceitos de construtibilidade desde a fase de análise de oportunidades até a execução do empreendimento e “start up”, tendo em vista a minimização dos impactos financeiros assim como em termos de qualidade e prazos.
A construtibilidade deve ser considerada como um grau de facilidade de construção que o projeto apresentar´, mantendo a aderência ao seu escopo e objetivos e cobrindo todos os processos empregados.
FAÇA DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO: Construtibilidade na Construção e Montagem de Projetos
Referências
- ALMEIDA, Jorge. Tecnologia da Montgem Eletromecânica / FURG – CTI. Rio Grande, 2009.
- FERNANDES, Paulo S. Thiago. Montagens Industriais: Planejamento, Execução e Controle. São Paulo: Artliber Editora, 2005.
- FERREIRA, Welington J. Construtibilidade em Projetos de Engenharia. Disponível em: <http://www.academia.edu/5401062/CONSTRUTIBILIDADE_EM_PROJETOS_DE_ENGENHARIA> Acesso em 30 de março de 2015.
- RODRÍGUEZ, Marco Antonio Arancibia; HEINECK, Luiz Fernando Mahlmann. Construtibilidade no processo de projeto de edificações. Disponível em: < http://www.eesc.usp.br/sap/projetar/files/A020.pdf >. Acesso em 30 de março de 2015.
Autores:
Carlos Vinício Araújo Saraiva, Engenheiro Eletricista. E-mail: carlos.saraiva.araujo@gmail.com
Cinthia Figueira da Silva, Engenheira Civil. E-mail: cinthiafigueira@yahoo.com.br
Cristiano Jorge Dias, Coordenador de Obras. E-mail: cristiano.dias@reframax.com.br
Tairine Silva Gonçalves, Engenheira de produção. E-mail:tairinesg@gmail.com
Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 5a Turma de Gestão de Projetos em Construção e Montagem com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir
O presente artigo aborda a importância dos conceitos de construtibilidade serem aplicados desde o inicio de um projeto, ou seja, de sua elaboração até a conclusão. Aborda ainda que deve ser aplicado em projetos gerenciados por FEL, que geralmente são projetos de maior robustes e investimento financeiro, até projetos menores, com baixos investimentos.
O maior beneficio dos conceitos de construtibilidade é a redução de custos na execução de empreendimentos. Redução esta que ainda não pode ser mensurada corretamente, mas já se estima estar na casa dos 12%.
Falamos que a redução está na execução, mas temos que compreender que com um projeto errado, não há execução certa, então deve-se usar destes conceitos desde a fase de elaboração.
É unanime entre os profissionais da construção civil que este é um segmento que se desperdiça muito material, tempo, mão de obra, ou seja, dinheiro! Desperdiça-se dinheiro! O melhor aproveitamento dos materiais, dos executores, dos projetos, traz uma redução no custo final da obra, o que torna o produto final mais atrativo para o público e mais rentável para o construtor.
O presente artigo aborda de forma bem especifica os conceitos sobre a construtibilidade aplicada na construção e montagem de projetos, mostrando que ela aplicada de forma bem adequada pode minimizar os impactos financeiros e contratuais, tornando o projeto mais confiável.
Os autores do artigo estão de parabéns pois mostram de forma bem objetiva as definições de conceito e aplicação da construtibilidade, mostrando que este processo pode atingir varias áreas como planejamento, projeto, contratação e trabalho no canteiro, para chegar nos objetivos do empreendimento. E ainda abrange de forma bem clara utilizando a teoria do FEL em três estagio “FEL 1” , “FEL 2” , “FEL 3”.
PEDRO HENRIQUE DE ANDRADE COSTA
O conceito de construtibilidade vem alavancando cada vez mais dentro dos projetos, onde a sua utilizando desde o inicio do projeto visa minimizar os impactos tanto contratuais quanto financeiro, além do aumento do desempenhos das atividades dentro dos projetos. O conceito que foi introduzido pelo CII – Construction Industry Institute – em 1986 e a define como sendo o ótimo uso dos conhecimentos de construção e a experiência em planejamento, engenharia, suprimentos e operações de campo para atingir todos os objetivos de projeto. Ou seja, aplicando este conceito trás para o projeto alguns benefícios sendo eles, a melhoria nas condições de segurança do trabalho no canteiro de obras, além de reduzir o retrabalho, aumenta a produtividades, melhora a qualidade, melhoria do cronograma para a abertura de frentes de trabalho.
Alinhado a um bom gerenciamento de projeto, integrando todas as partes envolvidas, seguindo com os métodos da construtibilidade, utilizando o planejamento de negocio, das instalações e do projeto, isso facilita o desenvolvimento de toda construção e também dos ganhos significativos tanto nas questões financeiras quanto na entrega dos objetivos. Portanto a construtibilidade pode ser empregada como a adequação do conhecimento e da experiência técnica em vários níveis, trazendo a racionalização para a execução dos empreendimentos, enfatizando a inter-relação entres as etapas de projeto e execução.
Atualmente, com a necessidade da adequação das empresas às exigências do mercado, se tornou fundamental a utilização de critérios que melhorem o planejamento e execução da obra. Um importante critério utilizado é o da construtibilidade, que como citado por Ferreira (2015), “é o uso ótimo do conhecimento e da experiência em construção no planejamento, projeto, contratação e trabalho no canteiro, para atingir os objetivos globais do empreendimento. ” Com a aplicação deste conceito nas obras podemos perceber então que as empresas têm um grande ganho devido a minimização dos problemas financeiros, minimização dos problemas contratuais, diminuição do retrabalho e correções pós-entrega.
Mas para se conseguir colocar em prática este critério é preciso que haja uma integração entre todas as entradas do projeto, bem como entre as saídas. É preciso que todas as áreas de projeto conversem entre si, para um melhor acompanhamento e monitoramento de todo o processo. Assim, para se conseguir maior eficiência nesta etapa, muitas empresas contratam um coordenador de projetos, que irá coordenar de perto todo o andamento.
A construtibilidade também traz o uso de novos métodos de construção e planejamento, fazendo com que antes da execução sejam executados o FEL 1 (planejamento do negócio), FEL 2 (planejamento das instalações) e FEL 3 (planejamento do projeto).
Assim vemos a grande importância deste método para a construção civil, que facilita a execução de todo o projeto, passando maior confiança para seus clientes e maior excelência no cumprimento de todas as etapas e entrega do mesmo.
O conceito de construtibilidade tem como objetivo o aumento no desempenho das atividades empregadas em um projeto. Através da utilização de novas metodologias e aplicações de engenharia (projetos, construção e operação), resultando em benefícios para o projeto.
Como por exemplo o aumento na eficiência e na produtividade das atividades, redução de perdas no processo de construção, mantenimento dos custos e escopo. Ressalta-se também a importância desse conceito na aplicação variados projetos,mas especialmente nos de montagem industrial devida a complexidade de tal empreendimento.