Publicado em 26/05/2015
São muitas as fontes de conflito, tanto num casamento quanto na vida corporativa. Neste artigo, o Prof. Lúcio Fonseca aponta como lidar com uma das mais comuns e “mortais”: a queixa de não ser ouvido
_____________________________________________________________________________________________
Fonte: Fundação Nacional da Qualidade – FNQ
“QUANDO DUAS OU MAIS PESSOAS QUEREM SER OUVIDAS E NINGUÉM QUER ESCUTAR, É INEVITÁVEL UMA DISCUSSÃO. ESCUTE E ENTENDA REALMENTE – ISTO ABRIRÁ AS PORTAS DA MENTE DAS PESSOAS.”
(BRINKMAN & KIRSCHNER – “Aprendendo a lidar com pessoas difíceis” – Ed. Sextante)
Comentário:
Uma das maiores fontes de ressentimento para uma pessoa é sentir que não está sendo ouvido, como merecia. Que o outro só quer falar e jamais ouvir. Ou que, simplesmente, não há um canal aberto para se comunicar.
Um “diálogo de surdos” não leva a lugar nenhum. Normalmente, uma pessoa sempre acha que a outra é que é “a difícil”. Se exercitarmos nossa capacidade de “escutatória”, mais do que a de “oratória”(como pontuou bem Rubem Alves), seremos capazes de fazer com que o outro baixe a guarda e deponha as armas (porque o teremos feito primeiro). Aí, a conversa flui na busca das soluções e não de saber quem tem mais razão.
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta