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Novas perspectivas: A corrida dos profissionais de Planejamento e Projetos

Publicado em 27/05/2015

Em uma recente pesquisa para reestruturação empresarial pude acompanhar os diferentes e culturais perfis dos profissionais ditos “de Planejamento” e de Gerenciamento / Direção de projetos. Por isso, neste artigo resolvi correlacionar o assunto profissões mais promissoras e profissionais “do ramo” disponíveis no mercado e não foi minha surpresa encontrar o Gerenciamento de Projetos entre as mais evidentes.

Muitos são os profissionais que atuaram durante anos na gestão de projetos executando atividades de planejamento e hoje estão em busca de novas oportunidades no mercado, mesmo quando o Gerenciamento de projetos segue em alta. Entre as profissões que tendem a continuar crescendo no Brasil o Gerenciamento de Projetos garante que há muito espaço para os profissionais correlacionados. Mas e porque ocorre um aglomerado de profissionais da área em busca de novas oportunidades? Veremos a seguir as atribuições de profissionais de Planejamento e profissionais de Gerenciamento e agora, Direção de projetos. O porquê da alta no gerenciamento de projetos e a baixa no setor de Planejamento.

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Técnico de Planejamento – profissional de nível operacional, executante e controlador da demanda. É definido como responsável por criar o caminho de Planejamento e Gestão de Projetos. Entre suas muitas atribuições estão a realização de atividades de programação, controle, elaboração de orçamentos.

O que há de novo na profissão? Esta função vem passando por um processo de mutação e absorve as vagas de Analista de Planejamento e Projetos, o que o conduz diretamente para diversas áreas estratégicas de diversos setores. De fácil adaptação técnica e gerencial, que o perfil naturalmente apresenta, se torna responsável por gerar relatórios gerenciais, apresentar resultados. Auxilia a empresa no mapeamento dos seus processos e implementação do Planejamento Estratégico, como também na busca de informação do mercado em seu constante dinamismo. Mantem atualizados os processos junto com os coordenadores das áreas.
Auxilia na prospecção de informações do mercado, utilizados para a definição dos planos estratégicos da empresa. Assessora a diretoria na formulação do Planejamento Estratégico, planeja, prepara e ministra treinamentos internos relacionados ao PE quando evidentemente é necessário. Implementa e acompanha a metodologia e cronograma de execução do PE. Analisa cronogramas e propõe indicadores de acompanhamento. Analisa as tarefas críticas de cronogramas e alerta as áreas. Atua como facilitador no PE. Auxilia as áreas na elaboração dos Planos de ações. Auxilia a área administrativa na análise de software de planejamento para utilização das equipes e por fim, transmite e dissemina as diretrizes e as políticas da empresa. Ufa!

Supervisores, Coordenadores e Gerentes de Planejamento – o mercado os define como profissionais de gerenciamento, planejamento e controle das atividades da área de Planejamento. Ou seja, atuam com foco total no Produto. Ainda os define como responsáveis por acompanhar processos desenvolvidos pela equipe de analistas e assistentes (gerentes e diretores do negócio).

São profissionais que se encarregam de definir prioridades de trabalho e estratégias de cobrança operacionais.

Realizam interface com demais setores. Participam das apresentações de resultados da equipe. Realizam reuniões de alinhamento com equipe e demais áreas de suporte.

Com isso, a função se limita a criar um organograma definindo recursos e atividades específicas para cada um. É cada um no seu quadrado. Se responsabilizam pelo cumprimento das atividades programadas e não das estratégias de negócio.

O que há de novo na profissão? Teoricamente nada. São funções “congeladas” nas necessidades de negócio, pois está muito limitada a processos produtivos e raramente introduzida no que tange a rentabilidade e alavancagem direta dos negócios.

Gerente de Projetos – é o responsável pela garantia de que o projeto será concluído com todos os objetivos alcançados. Este profissional define o objetivo geral do projeto, objetivos individuais, cronograma de atividades, responsabilidades e recursos. Tem como principal atribuição evitar que as falhas inerentes aos processos aconteçam. O gerente de projeto é tido como capaz de prever as dificuldades e agir preventivamente assegurando o bom andamento dos trabalhos frisando o foco total do negócio do negócio.

O que há de novo na profissão? O dinamismo crescente da função faz com que a maioria das empresas, indiferente do ramo, optem por este profissional quando busca integridade de resultados, adaptação e contexto de negócio de alta administração. É o profissional que tem o conhecimento técnico, formação correspondente além de organização, firmeza, controle, equilíbrio e claro, é dinâmico de A a Z.

Diretor de Projetos – Algumas vagas ofertadas avançam a busca por este profissional cujo perfil define desde as principais responsabilidades do grupo como o bom desenvolvedor e aplicador de metodologias para controle de cronograma físico e financeiro dos projetos sob sua coordenação até a execução mais preliminar das tarefas, ou seja, atua diretamente no foco de criar objetivos e cumprimento do escopo do projeto, além de ser o ponto focal para definir e monitorar pontos críticos do projeto, detalhando ações e planos de contingências para anomalias e problemas durante a vida do projeto, realiza a administração de contratos e análise de pleitos, coordena as atividades de documentação comprobatória de medição física e financeira; elabora e afere os indicadores de desempenho (cronogramas e Curvas-S de projetos). Trata-se de um profissional também com foco no negócio.

O que há por trás da novidade? Vimos que o Gerente de projeto é o profissional com um perfil mais dinâmico, comunicativo de efetivação e propostas. Já o Diretor de projetos é aquele ser que pensa, analisa, conduz e faz. Vimos ainda que atua em todos os níveis de gerenciamento, Operacional, Estratégico e Tático.

É comum depararmos com profissionais cujo experiência curricular a nível de supervisão, coordenação e gerência de Planejamento dificilmente aderem a prática de atuar em todos esses níveis, principalmente se já teve no seu currículo um cargo de liderança, então, no seu conceito, o trabalho operacional deve ser executado por um subordinado.

Nos setores de Gerenciamento de projetos sempre haverá uma caixinha para o Planejamento, mas nos setores de Planejamento raramente sobra um espaço para o Gerente / Diretor de Projetos. Isso vai muito da cultura que se criou entorno desses profissionais e da busca das empresas pelos perfis mais centrados e dinâmicos, os ditos Severino de Plantão. O profissional com habilidades em gerenciamento de projetos é o que melhor se adapta por sua cultura ser pensar e agir.

Nesse contexto nota-se que o técnico de planejamento é o camaleão e com mais chances de adaptação ao que o atual mercado busca. Ligado diretamente a processos produtivos e Projetos. Com um pouquinho mais de esforço poderá facilmente alcançar uma vaga de Gerente de projetos.

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Claro que não há uma regra para esses perfis, não estou generalizando, mas evidenciando que para se manter ativo no mercado é preciso mudar a cultura de real representatividade de seu papel no negócio como um todo, indiferente da caixinha em que se encontra, ou em que foi colocado.

Há espaço para todos no mesmo negócio? Evidente que sim, mas as empresas cada vez mais optam pelos camaleões.

É tudo uma questão de percepção e adaptação.

Pensem nisso.

sandra

Sobre a Colunista: Sandra Santos  é Mestre em Direção de projetos pela Universidade Miguel de Cervantes. Administradora, formada na Universidade Estácio de Sá, com segunda graduação em Processos Gerenciais pela universidade Metodista de São Paulo; MBA em gerenciamento de projetos pela AVM Cândido Mendes; MBA em petróleo e gás pela AVM Cândido Mendes; Atualmente é graduanda do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Possui especialização em docência para nível superior pela FGV; Atua como consultora das ferramentas de gestão Primavera, MS Project e SGI. Atua no desenvolvimento de processos de gestão, preparação para auditorias internas e administração contratual de projetos no setor de óleo e gás e Governança de TI. Co-autora dos Livros Ser Mais com Equipes de Alto Desempenho, Damas de Ouro, Editora Ser Mais.

E-mail de contato: ssantosdesouza@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Maroni Augusto disse:

    Na realidade, apesar de uma série de características importantíssimas aos envolvidos em gerenciamento de projetos, sejam diretores, gerentes, técnicos e/ou assistentes, creio que o planejamento, a organização, a adaptação e a liderança sejam as linhas mestras para todos.

  2. sandra santos disse:

    Com certeza Márcio Sperandio, estar atualizado não resume apenas cursos, diplomas, etc..inclui também diálogos e principalmente, usar as palavras mágicas o tempo todo. Parabéns.

  3. Marcio Sperandio Cott disse:

    Concordo plenamente, eu mesmo sou um desses profissionais mencionados, comecei minha carreira como assistente, adquiri formação pertinente e exerci como técnico durante um bom tempo, depois mais recentemente consegui chegar ao cargo de coordenação.

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