Publicado em 30/06/2015
Olá profissionais, tudo bem !
A pedidos, compilei 7 dicas para uso do MS Project 2013. Procurei identificar as funções que a meu ver foram mais significativas nesta última versão.
Vamos lá !
1 – A partir da versão 2013 do MS Project, podemos selecionar na tela de inicialização os projetos abertos recentemente. Funcionalidade esta já utilizada pelos aplicativos do pacote Office, podemos ainda selecionar templates de cronogramas mais comuns. Assim, os últimos projetos sempre ficam identificados logo na abertura do programa.
2 – Listas do Excel ou Sharepoint também podem ser utilizadas para início de um novo projeto. Basta apontar o documento de referência que o MS Project 2013 cria um cronograma baseado nesta lista. Útil para checklists e planos de ação que precisam ser controlados na ferramenta.
3 – Diferente da versão 2013, o MS Project 2013 disponibiliza a aba Relatório, onde podemos encontrar todas as funcionalidades para emissão, customização ou criação de relatórios personalizados. Podemos incluir imagens para melhorar ainda mais as apresentações.
4 – Para os agilistas (adeptos de práticas ágeis no gerenciamento de projetos), a versão 2013 apresenta um painel pronto com formatação de gráfico do tipo Burndown. Útil para o acompanhamento do trabalho previsto x realizado, além de monitorar o desempenho da equipe.
5 – Para comunicação com a equipe, a versão 2013 do MS Project apresenta recurso de chat para uso do time. Para isso, utiliza o Microsoft Lync versão 2010 ou superior. Com ele podemos visualizar os recursos alocados no projeto, sendo capaz de enviar mensagens instantâneas, ligações telefônicas, chat com vídeo ou mesmo enviar um e-mail diretamente aos recursos.
6 – Uma função interessante nesta versão é o rastreador de tarefas, com ele é possível identificar no gráfico de Gantt quais as atividades são sucessoras ou predecessoras simplesmente selecionando a atividade de referência. Assim, encontramos facilmente quais as atividades estão relacionadas à tarefa selecionada.
7 – A versão 2013 do MS Project traz ainda a função Project na Nuvem, sendo possível abrir e salvar projetos diretamente na Web, podendo utilizar serviços do Microsoft Sharepoint ou Skydrive do usuário.
Sobre o Colunista:
Gustavo Teixeira é especialista em gerenciamento de projetos, certificado pelo PMI em 2010 como Project Management Professional (PMP), Scrum Master e ITIL. Foi nos últimos 15 anos responsável por projetos dos setores de tecnologia, infraestrutura, saúde, banking e gestão do conhecimento. Atualmente é diretor na PMBASIS consultoria, tendo atuado também em empresas como Ativas Datacenter, Algar Tecnologia, Unimed BH e MV Sistemas. Professor, mestrando em sistemas de informação e gestão do conhecimento com MBA em gerenciamento estratégico de negócios. Leciona em cursos MBA, in-company e nos preparatórios PMP e CAPM do PMI Minas Gerais, onde é coordenador desde 2010. É membro do PMI (Project Management Institute) e do PMI Minas Gerais, onde atua como Executivo Nomeado da Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional.
E-mail de contato: gustavo@pmbasis.com.br l Site: www.pmbasis.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Gustavo,
Primeiramente gostaria de agradecer pelas informações postadas.
Gostaria também de saber como faço para utilizar o rastreador de tarefas no MS PROJECT 2016.
Poderia me enviar um tutorial via e-mail? bhruno.niteroi@gmail.com
Agradeço desde já