Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Por que grandes profissionais não conseguem alcançar o sucesso ou satisfação pessoal?

Publicado em 10/08/2015

“É melhor ser temido do que ser amado” – Maquiavel

Será mesmo?

Hoje vou falar sobre o poder da liderança carismática e como obter sucesso absorvendo um pouco desta característica na sua carreira.
Pode até ser que Maquiavel tenha razão em certas circunstâncias bastante específicas, porém de um modo geral creio que este não seja um perfil de liderança que se enquadre no ambiente corporativo onde o desenvolvimento humano é o foco das organizações modernas.

Embora muito se discuta sobre os diferentes tipos de liderança e qual a melhor entre elas, um aspecto que auxilia qualquer tipo de liderança a alcançar êxito ao lidar com seus liderados é o carisma. Este é um atributo que permite que os gestores alcancem resultados extraordinários por meio do relacionamento interpessoal no cotidiano de trabalho.

Ser carismático é, sem dúvidas, um diferencial e essa característica permite que o trabalho seja realizado de forma mais natural e que os colaboradores trabalhem em consonância com o resto da equipe, engajados e empenhados em alcançar um objetivo comum. Porém deve se ter cuidado com excessos, pois esse pode acarretar em falta de respeito dos liderados, ou até mesmo antipatia.

O carisma foca muito nas emoções, o líder estimula os sentimentos do grupo que acaba por desenvolver uma relação de amizade, um coleguismo maior, facilitando as tarefas diárias e criando uma ambiente de trabalho prazeroso. O carisma é uma das condições mais importantes para se buscar em um líder, más lembre-se, não é a única.

Vamos a alguns pontos importantes a serem observados:

Comunicação interpessoal

Líderes carismáticos possuem capacidade de se comunicar de forma clara, gerando a empatia de seus interlocutores. Assim, a comunicação fica mais sincera e objetiva, tornando os fluxos de trabalho mais céleres e a produtividade maior. O líder motiva as pessoas a seu redor por meio de sua fala e, devido à empatia construída, suas palavras são mais valorizadas.

Despertar admiração e confiança

Quando é bem quisto por sua equipe, o líder é visto como um referencial, sendo admirado por quem deseja alcançar o mesmo prestígio profissional e pessoal que ele possui. Ao despertar admiração, o líder tem maior poder de influência e confiança de seus colaboradores, e consegue motivá-los a evoluir sempre.

Alcançar os propósitos pré-estabelecidos

Por conquistar a empatia de seus colaboradores e prover as orientações e motivações necessárias por meio de uma comunicação clara e objetiva, o líder consegue que seus colaboradores adotem sua causa e trabalhem com empenho para completar as tarefas estabelecidas pela empresa.

Pessoas bem-sucedidas possuem características que as tornam singulares e as diferenciam do senso comum. São condutoras de suas próprias histórias, fazem aquilo que acreditam e priorizam estabelecer comportamentos, pensamentos e escolhas que favoreçam seu crescimento contínuo.

Apesar da liderança carismática estar muito mais ligada ao emocional do que o racional se bem aplicada, essa pode gerar colaboradores alegres, motivados e bastante produtivos.

Pense nisso!

fabio_gatti

Sobre o Colunista: Fabio Gatti Cavalcante, Técnico Mecatrônico pela Escola Técnica Rezende Rammel e Engenheiro de Produção pela faculdade Cenecista, Iniciou no mercado offshore em março de 2001 onde teve a oportunidade de planejar, acompanhar e apoiar diretamente no resultado de projetos voltados a atividades de inspeção e manutenção submarina em diversas plataformas na bacia de campos. Focando no aperfeiçoamento, participou de diversos cursos, dentre eles: Gerenciamento de projetos para certificação PMI (VV Consulting), Qualidade em serviços e Gestão da Produção (FGV), Técnicas de Negociação (Grupo Iped), auditor interno das Normas ISO 9001/ 14001/ 18001 (Gestão MKT), está em fase de conclusão da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela faculdade Redentor e do curso a distância de Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação pela USP. Com o desenvolvimento de habilidades e competências, ocupa o cargo de gerente de contratos e coordenador de planejamento da Oceânica Engenharia Submarina e também é o criador e idealizador do site

Desafios da Gestão: www.desafiosdagestao.com.br E-mail de  contato: fabio@desafiosdagestao.com.br

Artigo publicado no site http://desafios-da-gestao.webnode.com.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Erick disse:

    Concordo plenamente com o artigo, pois a Liderança Carismática é uma das ferramentas adotadas por mim em meus ambientes de trabalho, e de certo modo funciona. Mas isso varia em função da ferramenta humana que estamos liderando, pois o excesso acaba os confundindo a ponto de faltarem com respeito, ou acharem que possuem liberdade com seu líder. Entendo que alcançar o sucesso seja consequência de uma liderança clara e objetiva, e que isso seja um diferencial, porém a concretização da satisfação pessoal depende de Resultados, e em alguns casos o carisma não é a solução ideal.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×