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Administrando em tempos de Crise: Controlando bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade

Publicado em 17/08/2015

Em última análise, a boa administração de uma empresa consiste em controlar bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade: RECEITA e DESPESA. Em tempos de crise, a atenção para com cada uma delas precisa ser redobrada.  Neste e nos próximos artigos, o Prof. Lúcio Fonseca apresenta, em forma de “mandamentos”, a compilação que fez de várias e criativas estratégias para reduzir DESPESA.

1. Mandamento – Analisarás e renegociarás com cada fornecedor todos os contratos e dívida da empresa.

Comentário:

Contratos de prestação de serviços  ou de financiamentos feitos antes do estouro da crise embutiam um grau de otimismo que já não se justifica. Hora de sentar com todos os fornecedores e credores para uma conversa franca. O objetivo não deve ser fugir dos compromissos, mas sim de equacioná-los e adaptá-los ao novo cenário. Foi o que fez o Brasil recentemente: chamou os franceses para conversar sobre os juros contratados no financiamento da compra dos caças Grippen (um negócio de 5,4 bilhões de dólares). Numa “sentada”, os juros caíram de 2,54% para 2,19%. Uma “pequena” economia de 19 milhões de dólares, só no primeiro ano.

 

2. Mandamento – Consolidarás teu poder de compra, fazendo, periodicamente, novas licitações para seleção de fornecedores de custo mais baixo, mantida a qualidade;Sempre que possível escolherás fornecedores de mais de um item, para reduzir custos de entrega;Participarás sempre de que possível de compras coletivas, em colaboração com outras empresas.

Comentário
:

O segundo “mandamento” contém, na verdade, 3 aspectos distintos:

a)a realização periódica de licitações (gerando contratos de prazo mais curto), manterá os fornecedores alertas para não carregarem a mão nos preços; qualquer economia, ainda que pequena, será bem vinda nesta hora – e sempre;

b)concentrar compras de vários itens em um só fornecedor, além de baixar o custo do frete, oferece a ele condição de praticar preços mais em conta, pelo valor mais encorpado da fatura;

c)hora de crise é hora de praticar, com inteligência, os conceitos do associativismo e da coo-petição (cooperar em tudo o que for possível, para ser ainda mais competitivo).

3. Mandamento – Não matarás teus fornecedores com exigências insustentáveis; Praticarás a negociação ganha-ganha, por forma a comprometê-los com teus programas de redução de custos.

Comentário:

A crise não pode justificar um ambiente de “salve-se quem puder” ou, pior, de “danem-se os outros”. Respeito, apoio e confiança mutuamente compartilhados por clientes e fornecedores são valores que permitirão que as negociações preservem cada um, contribuindo para que continuem sobrevivendo, na crise, e saiam mais fortes dela; cria ainda uma relação duradoura e sustentável, que tornará o pós-crise ainda mais promissor para ambos.

lucio_fonseca

Sobre o Colunista:  Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes

E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br  – site: http://ffdigital.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. lealpjm disse:

    Leandro P J Monteiro – MBA Gestão de Projetos / Gestão de Aquisição, Portfólio e PMO / UNA

  2. lealpjm disse:

    Aprender a revisar o orçamento e fazer contas é muito importante, e quando as condições de mercado mudam é importante chamar seus parceiros para conversar. Acredito que este ponto não chega a ser o mais fácil, mas dependendo da sua posição perante os parceiros isso pode ser possível. Parceiros que dependem muito da nossa empresa tendem a serem mais flexíveis que parceiros que dependem pouco da nossa empresa.
    O segundo tópico é uma ótima estratégia tando nas constantes licitações, pois mantém os parceiros em alerta, quanto na estratégia de fazer pacotes de compra com vários produtos, gerando ganhos de volume ao nosso fornecedor e transformando isso em descontos. Quando isso é feito em um processo de participação fica mais interessante pois podemos ganhar ainda mais por termos como negociar um volume maior.
    O terceiro tópico me chamou muito a atenção, pois em tempos de crise equilibrar o orçamento é um grande desafio para qualquer empresa. Nestes momentos as parcerias criadas podem ser diferenciais que farão diferença em relação a um concorrente. Uma empresa deve procurar criar e manter parcerias longevas e manter seus parceiros vivos e saudáveis está relacionado com isso. Aproveitar um momento de crise para espremer demasiadamente um parceiro pode ser uma alternativa suicida, ou no mínimo é uma forma de pensar que vai tornar nossa vida mais difícil lá na frente. Pois ao exigir condições insustentáveis, as vezes porque estamos em posição de vantagem em relação ao fornecedor, podemos obrigá-lo a aceitar as condições que tornarão o seu negócio inviável podendo causar sua falência ou ainda que isso não ocorra, este parceiro pode perder a capacidade de inovação e competitividade. Este cenário poderá nos obrigar a procurar novos parceiros mais a frente nos colocando agora em situação de desvantagem. Mas apesar de ser interessante manter parcerias, avaliar as existentes e eventualmente realizar trocas pode ser vantajoso, e um momento de crise nos fazem avaliar com quem andamos e acertar nosso caminho rumo ao sucesso!

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