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Administrando em tempos de crise: Controlando bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade – 6

Publicado em 03/11/2015

Em última análise, a boa administração de uma empresa consiste em controlar bem duas colunas vitais para a sobrevivência e lucratividade: receita e despesa. Em tempos de crise, a atenção para com cada uma delas precisa ser redobrada. Depois de vários “mandamentos” para reduzir despesas, o prof. Lúcio Fonseca apresenta agora, também em forma de “mandamentos”, a compilação que fez de várias e criativas estratégias para aumentar receitas.

Mandamento I – Não te contentarás com o “samba de uma nota só”: Buscarás sempre formas de diversificar, ampliar e adicionar valor ao teu portfólio de produtos ou serviços

Comentário

Quando as águas estão calmas, é comum, embora nunca recomendável, acontecer um certo grau de acomodação. Na crise, mais que nunca, é fundamental se mexer.

Nos produtos existentes, adicionar algum valor para os clientes – um tempo mais de garantia, um brinde, uma hora de consultoria on line grátis… Um exemplo concreto: vende seguro de automóveis? Que tal um convênio com um lava jato para atender seus clientes, com um bom desconto?

No portfólio como um todo, acrescentar produtos ou serviços, de preferência relacionados aos que já tem. Um exemplo recente – de antes até da crise – é o da ambev. Percebendo o ameaçador crescimento do mercado de cervejas artesanais, o que fez? Comprou a colorado, uma das maiores produtoras deste tipo de cerveja no país. Assim, a migração do consumidor para a cerveja artesanal não traz maiores problemas: o dinheiro vai para o mesmo caixa.

Mandamento II – reterás os melhores talentos em tua empresa, pois são fundamentais para a busca de maiores receitas

Quando a crise bate, a primeira – e menos recomendável – providência é “reduzir pessoal”. E o pior: muitas vezes se faz isto de forma indiscriminada ou mirando apenas nos maiores salários.

Os talentos de sua empresa são os que vão ajudá-lo, com suas brilhantes ideias e inteligentes ações, a superar a crise, indicando onde reduzir despesas e como aumentar receitas. Vão também ser aqueles que, junto com você, reposicionarão a empresa, não só para que sobreviva, mas especialmente para que saia da crise melhor do que entrou. Demitindo-os, o que você fará, na verdade, é fortalecer os seus concorrentes (que estão de olho neles). Não parece ser a melhor estratégia, não?

lucio_fonseca

Sobre o Colunista:  Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola.

E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br  – site: http://ffdigital.com.br

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