Publicado em 26/11/2015
No primeiro texto, foram abordados alguns pontos do gerenciamento da recursos humanos, além de algumas dicas acerca deste tema.(Dicas do Boyadjian: Gerenciamento dos Recursos Humanos) Dando continuidade ao assunto, mais algumas dicas serão dadas. Porém, antes iremos reforçar um pouco mais sobre a recursos humanos em um projeto.
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam, gerenciam e guiam a equipe do projeto. A equipe do projeto consiste das pessoas com papéis e responsabilidades designadas para completar o projeto. Os membros da equipe do projeto podem ter vários conjuntos de habilidades, atuar em regime de tempo integral ou parcial, e podem ser acrescentados ou removidos da equipe à medida que o projeto progride. Os membros da equipe do projeto também podem ser referidos como pessoal do projeto.
Dicas do professor Boyadjian sobre as melhores práticas para um eficaz Gerenciamento dos Recursos Humanos dos seus Projetos:
7) Quando sentir que o seu time tem um ar de superioridade com poucas atitudes e um pouco desatualizados, não tenha medo. Isso pode se desenvolver principalmente se a equipe trabalha muito bem juntos. Um treinamento pode ajudá-los a trabalhar melhor novos desafios em ambientes de crise.
8) Para melhorar o plano de recursos humanos e principalmente a clareza com as responsabilidades de cada um no projeto, recomenda-se estabelecer quem autoriza pagamentos ou faturas para o comprador e o vendedor. Com isso evita-se atrasos no envio de faturas e no recebimento dos pagamentos.
9) Quando gerenciamos projetos é importante lembrar que é preciso recompensar os membros da equipe com base nos resultados e não através da popularidade. Os membros da equipe sabem quem está fazendo o trabalho no projeto. Tomem cuidado, pois ao recompensar por razões erradas podem afetar a química da equipe.
10) Quando gerenciamos projetos é importante lembrar que é preciso recompensar os membros da equipe com base nos resultados e não através da popularidade. Os membros da equipe sabem quem está fazendo o trabalho no projeto. Tomem cuidado, pois ao recompensar por razões erradas podem afetar a química da equipe.
11) Durante os processos de Execução, Monitoramento e Controle, cabe ao Gestor do Projeto manter o time motivado e assim garantir o projeto se desenvolva em um ambiente equilibrado e alegre, focado nos objetivos do projeto, solucionando problemas e conflitos quando existentes. Com o ambiente em alto astral o Gestor pode obter uma maximização dos resultados.
Sobre o Colunista: João Carlos Boyadjian, MSC, PMP, MBA, Graduado em Administração e Mestre em Engenharia Naval da 1ª turma de Gerenciamento de Projetos da POLI_USP. CEO e Fundador da CPLAN®, em 1987, Fundador do PMI®-SP (1998) e diretor por duas gestões como Diretorias de Administração e de Grupos de Estudos. Atualmente é Conselheiro do PMI®-SP, gestão 2014-2015. Foi mentor na fundação do PMI®-MG (1999) e do PMI®-MT (2013). Professor das seguintes instituições acadêmicas: FIA-USP, UFSCAR, IETEC, FGV, FATEC, e INPG. Administrador de Empresas USJT. Especialista em planejamento e finanças pela New York University. Especialista em Planejamento Industrial pela FGV e Especialista em ensino a distancia (EAD) – UFSCAR. Palestrante profissional tendo realizado palestras nacionais e internacionais nos seminários e congressos do PMI® e outras entidades desde 1987. É Coordenador dos cursos de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos do IETEC de MG desde 1997, INPG e FATEC SP.
E-mail de contato: jcboyadjian@gmail.com – Blog: http://jcboyadjian.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta